A Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo reitera as seguintes informações, divulgadas publicamente em mais de uma ocasião, referentes a diversos procedimentos importantes:
O primeiro local a ser pesquisado é o site do curso, e a Área do Estudante (https://ufsj.edu.br/arquitetura/area_do_estudante.php). Avisos importantes e outros esclarecimentos são divulgados pela Secretaria e/ou Coordenação no SIGGA, em “Avisos”. Há também eventuais divulgações pelo CACAU.
A Secretaria de Curso deve, prioritariamente, funcionar como espaço de consulta sobre procedimentos e dúvidas, salvo aqueles que podem ser resolvidos em divulgação prévia às(aos) discentes. Toda solicitação à Coordenação deve ser feita de forma oficial, preferencialmente:
É essencial que todas(os) discentes utilizem seu endereço de e-mail institucional, pois todos os procedimentos necessários ao sistema da universidade o exigem (acesso ao SIPAC ou SIGAA, preenchimento de formulários, compartilhamento de links e materiais pelas(os) docentes em drives, acesso automático a lives públicas de bancas, dentre outros).
Os períodos de inscrições periódicas estão divulgados no Calendário Acadêmico da UFSJ e no Calendário do Curso (https://ufsj.edu.br/arquitetura/calendario_do_curso.php)
Durante a primeira e segunda etapas, é possível comunicar à Secretaria / Coordenação problemas na matrícula pelos meios indicados no item 2. Tentaremos solucionar aqueles que forem referentes a problemas no sistema ou de transição curricular imediatamente.
As demais solicitações de matrícula (alteração em unidades curriculares, quebra de pré-requisito, atividades) deverão ser realizadas por formulário específico, disponibilizado no site do Curso na área de Inscrição Periódica (https://ufsj.edu.br/arquitetura/area_do_estudante.php). Em nenhuma hipótese serão aceitas solicitações enviadas por outro meio.
Será garantido a discentes regulares o acesso às atividades previstas pelo projeto pedagógico. No entanto, as demandas específicas serão atendidas de acordo com a disponibilidade de vagas e critérios objetivos estabelecidos pela Coordenação e Colegiado de Curso. Em caso de impossibilidade de atendimento, a Coordenação divulgará o indeferimento, podendo o discente solicitar novas matrículas em unidades curriculares com vagas, ou mesmo indicar alternativas nas observações inseridas no formulário.
Procurar informações na Área do Estudante em Equivalências (https://ufsj.edu.br/arquitetura/equivalencia.php). Caso tenha acessado e conhecido o material e ainda haja dúvida, sugere-se entrar em contato com a Coordenação.
As informações sobre a norma atualizada e o fluxograma que sintetiza os procedimentos está disponível na Área do Estudante em Estágio Curricular (https://ufsj.edu.br/arquitetura/estagio_curricular.php). Caso tenha acessado e conhecido o material e ainda haja dúvida, sugere-se agendar uma reunião com a Coordenação.
A partir de 2026, não é mais possível iniciar o estágio sem o termo de compromisso devidamente assinado. Isto significa que não serão mais aceitos termos de compromisso retroativos, uma vez que matricular discentes nesta condição é uma prática irregular e tem dificultado o reconhecimento da realização do estágio em períodos de gestões de coordenação diferentes, perda de documentos e de solicitações anteriores.
As informações sobre as normas de cada uma, bem como os fluxogramas dos procedimentos, estão disponíveis na Área do Estudante em Atividades Complementares (https://ufsj.edu.br/arquitetura/atividades_complementares.php) e Extensão ( https://ufsj.edu.br/arquitetura/extensao.php).
Caso tenha acessado e conhecido o material e ainda haja dúvida, sugere-se entrar em contato com a Coordenação.
O informe geral já foi divulgado por e-mail aos inscritos; está em processo a inserção das informações no site do curso.
Pedimos a atenção de todas(os) quanto à verificação das informações e instruções nos meios já disponíveis antes de procurar a secretaria ou a coordenação, pois muitas das dúvidas levantadas já estão esclarecidas e divulgadas.
É responsabilidade de cada discente a checagem das informações e sobretudo a atenção aos prazos estabelecidos, para que possamos manter, com a maior celeridade possível, o atendimento às demandas.
Temos trabalhado com afinco para solucionar demandas pendentes, questões relacionadas às transições de gestão e da matriz curricular, bem como para melhorar a estrutura vigente. Pedimos a compreensão de todas e todos quanto aos prazos necessários para resolver as solicitações, que muitas vezes envolvem outros setores da universidade. A Coordenação tem se esforçado para dar celeridade a todos processos, ressaltando que muitas vezes é necessário priorizar questões urgentes em cada momento.
Atenciosamente,
A Coordenação.