Presentation

A Engenharia em geral e, particularmente a Engenharia Elétrica, assume um papel fundamental para o desenvolvimento do país, o qual está diretamente relacionado aos avanços tecnológicos. O engenheiro eletricista é um profissional de carreira, com formação holística e humanista, que deve ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético, com forte formação técnica. Ademais, deve estar constantemente se capacitando e se adequando aos desafios impostos pela sociedade e pelo mercado de trabalho.

O Curso de Engenharia Elétrica da UFSJ tem como objetivo capacitar profissionais, com formação sólida de caráter científico, tecnológico e humanístico. Os engenheiros eletricistas formados na UFSJ serão capazes de identificar, formular e resolver problemas, além de absorver, desenvolver e aplicar novas tecnologias, com visão crítica e criativa, considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais e políticos para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Por meio do ensino, pesquisa e extensão, o curso prepara o profissional para atividades: na indústria em geral, nas áreas de concepção, projeto, implementação, operação e manutenção de instalações e equipamentos elétricos e eletrônicos; nas empresas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica; nas áreas de assistência técnica, consultoria e assessoria e ainda nas universidades e centros de pesquisas.

A rotina do estudante de Engenharia Elétrica é intensa, mas também é prazerosa, principalmente para aqueles que são motivados pelo entendimento do mundo à sua volta por meio de equações e modelos matemáticos, procurando obter desses modelos soluções para os problemas da sociedade contemporânea.

Em sala de aula o estudante se envolve com conteúdos teóricos e práticos de formação de base científica (física, química e matemática), profissionalizante (eletrônica, máquinas, controle, sistemas de potência) e formação geral em ciências sociais e humanas.

Fora de sala de aula, o estudante obrigatoriamente deve realizar estágio supervisionado em uma empresa da área, com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos na universidade, com perspectivas de aplicações práticas e preparando-o para o mercado de trabalho. Além do estágio o aluno deve elaborar um Trabalho Final de Curso, que de forma mais técnica deve dissertar sobre um problema e apresentar análise de resultados e soluções. Ademais, de forma complementar são apresentados diversos programas e possibilidades ao longo do curso para o desenvolvimento de competências e habilidades desejadas para um engenheiro eletricista. Dentre os principais programas destacam-se: iniciação científica (PIBIC/UFS), projetos de extensão (PIBEX/UFSJ), grupos de pesquisa, equipes de competição, empresa júnior, ramo estudantil IEEE, engenheiros sem fronteiras, entre outros.

Program Coordination: SILVAN ANTONIO FLAVIO

Phone:

E-mail: Not available at this moment

Professional Title: Bacharel CNPQ's Knowledge Area: Engenharias Academic Agreement : Not available at this moment Course Modality: Presencial Alternative Address: https://ufsj.edu.br/coele/
Calendar Stay informed about the events related to our Academic Calendar.
  • 29/01/2024 - 04/02/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 04/03/2024 · Start of semester 2024.1.
News See below the news available for our course
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02