Présentation

O Curso de Bioquímica foi pensado para disponibilizar para os futuros profissionais uma formação que capacite os mesmos a atuar em diversas interfaces entre química e biologia. A interlocução entre essas duas ciências e tecnologias que as utilizem de forma aplicada colocam à disposição da sociedade a possibilidade de uma formação ímpar, caracterizada pelo alto impacto e benefícios em vários setores estratégicos para o desenvolvimento econômico e social, tanto a nível local e regional quanto a nível nacional, em áreas como:

  1. Produção científico-tecnológica e de inovação: ciência básica, desenvolvimento e melhoria contínua de produtos industriais e serviços analíticos, inovação; 
  2. Serviços analíticos (clínicos, ambientais e de alimentos); 
  3. Controle e garantia de qualidade; 
  4. Produção industrial de compostos bioquímicos por processos fermentativos e outros métodos; 
  5. Manipulação, formulação, análise e produção de produtos contendo compostos bioquímicos principalmente nas áreas de alimentos, cosméticos, farmoquímicos, diagnóstico laboratorial, químicos renovavéis e agroquímicos; 
  6. Disseminação de conhecimento científico-tecnológico (docência, consultoria, assessoria científica, vendas e marketing).

No Brasil, o curso de graduação em Bioquímica é relativamente recente. Apenas em 2001, o primeiro curso foi criado, no estado de Minas Gerais, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em 2008, o bacharelado de Bioquímica foi instituído na UFSJ na cidade de Divinópolis, sendo o segundo curso de graduação da área no país. Em 2011, o terceiro curso foi criado pela Universidade Estadual de Maringá, no estado do Paraná. Em contraste com nossa realidade acadêmica, os cursos de graduação em Bioquímica são tradicionais em vários países como Estados Unidos, Canadá, Portugal, Irlanda e Inglaterra, dentre outros. Nesses países, os cursos de Bioquímica estão sediados estrategicamente em grandes universidades tais como Georgia Institute of Technology (Estados Unidos); University of Guelph (Canadá); Universidade de Lisboa (Portugal); University College Dublin (Irlanda); University of Bristol e University of Oxford (Inglaterra).

O conteúdo do curso é centrado em ciência, tecnologia e inovação nas interfaces entre química e biologia, com uso intenso dos conceitos e tecnologias das ciências químicas e bioquímicas, definindo assim o Bacharel em Bioquímica como profissional da química com registro no sistema CFQ/CRQ. Juntamente a esta forte base de ciências químicas, o profissional recebe também sólidos conceitos de cálculo e estatística, operações unitárias, fenômenos de transporte, processos gerenciais, biologia e áreas aplicadas da bioquímica, tais como biotecnologia, bioquímica de alimentos, bioquímica clínica, bioprocessos industriais. Com isto, o Bacharel em Bioquímica é capaz de transitar entre a química e a biologia e entre conhecimentos/tecnologias tradicionais e inovadoras.

Os profissionais graduados em Bioquímica possuem a capacidade de conhecer, analisar e manipular cada tipo de biomolécula - individualmente ou em misturas e formulações - com uma visão química aguçada e única, devido aos conhecimentos aprofundados de química orgânica, química geral, química analítica, físico-química e disciplinas especializadas por biomoléculas (carboidratos, ácidos nucléicos, proteínas, lipídeos, fitoquímicos e produtos naturais) e por reações bioquímicas (enzimologia, bioquímica metabólica, bioquímica celular, processos bioquímicos industriais). Além disso, os bioquímicos são capazes de correlacionar a bioquímica com esta visão química aprofundada dos processos essenciais da biologia básica, clínica e tecnológica em seus níveis celular, tecidual, genético e fisiológico de seres humanos, animais, vegetais e microrganismos. Com isso, o Curso de Bioquímica, grau acadêmico Bacharelado da UFSJ garantirá ao futuro profissional uma formação acadêmica com ampla fundamentação teórico e prática sobre as diversas áreas da Bioquímica.

O mercado de trabalho para os egressos do curso é amplo, como principais podemos citar: Empresas de biotecnologia; Indústria farmacêutica; Laboratórios clínicos ou de serviços; Laboratórios industriais ou empresas de comércio de equipamentos de alta tecnologia; Instituições de ensino superior e de investigação; Realização de atividades que envolvam Análises Bioquímicas e de Biologia Molecular, Análises Químicas, Análises Físico-Químicas, Padronização e Controle de Qualidade; Operação e manutenção de equipamentos com aplicações diversas na área de Bioquímica e Biologia Molecular; Atuação na carreira universitária em Instituições Públicas ou Privadas; entre outras.

Coordination du Programme: TELMA PORCINA VILAS BOAS DIAS

Téléphone/Extension:

E-mail: Indisponible Pour le Moment

Título do Profissional: Bacharel Domaine de Connaissance CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Accord Académique: Indisponible Pour le Moment Cours Modalité: Presencial Adresse Alternative: https://ufsj.edu.br/cobqi/
Calendrier Restez sur les événements liés à notre calendrier académique.
  • 29/01/2024 - 04/02/2024 · Les frais de scolarité pour la période 2024.1.
  • 04/03/2024 · Début du mandat 2024.1.
Nouvelles Vedi sotto le notizie disponibili per il nostro corso.
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa06.ufsj.edu.br.sigaa06