Projet Pédagogique de Cours

Espera-se que o egresso do Curso de Bioquímica, grau acadêmico Bacharelado da UFSJ seja um profissional com sólida formação básica, científica e tecnológica. Deverá ter a compreensão dos aspectos históricos, políticos, sociais e ambientais afetos à sua área de atuação, preparando-se para ser um agente de modificação da realidade presente, por meio do exercício reflexivo e criativo de suas atividades profissionais, que contribuirão para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, bem como para a conservação ambiental. Estará habilitado a diagnosticar, analisar e solucionar problemas, aplicando conhecimentos já existentes ou produzindo novos, bem como a contribuir para a formulação de políticas que permitam a melhoria da qualidade de vida.
Nosso egresso, também, será capaz de coordenar e atuar inter e multidisciplinarmente em equipes de trabalho, no enfrentamento das complexidades e resoluções de problemas do dia a dia; a embasar seus julgamentos e decisões técnico-científicas e  dministrativas em critérios humanísticos e de rigor científico, bem como em referenciais éticos e legais; a expressar-se de forma adequada ao exercício profissional; a manter-se atualizado continuamente; a desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar seu campo de atuação. 
Com o desenvolvimento do espírito criativo, essa formação profissional permite ao egresso desenvolver inovações, tanto em técnicas e métodos, quanto em produtos específicos. Em suma, podemos dizer que o Curso de Bioquímica da UFSJ forma um profissional que tem qualidades técnicas, capacidade científica para aprender e criar, espírito de organização e liderança e sensibilidade para as questões humanas.

O Curso de Bioquímica, grau acadêmico Bacharelado da UFSJ, formará profissionais qualificados para atuar em áreas que demandem um profissional com visão ampla a respeito da Bioquímica e suas áreas afins, tendo competências baseadas nas atribuições conferidas aos profissionais da Química e áreas correlatas (Resolução Normativa nº 36 do CFQ de 25 de abril de 1974), como descrito previamente. Essa atuação poderá ocorrer na área industrial, em empresas de prestação de serviços e/ou nos setores de Ensino e Pesquisa de Universidades, bem como em Instituições públicas e privadas de Pesquisa. Neste contexto, o profissional formado no Curso de Bioquímica, grau acadêmico Bacharelado da UFSJ, terá as seguintes competências:

• Identificação dos aspectos relevantes da Bioquímica para a Sociedade relacionandoos a fatos históricos, tendências, fenômenos ou movimentos da atualidade, como base para avaliar o contexto e as relações em que a sua prática profissional estará inserida;

• Realização de atividades que envolvam Análises Bioquímicas e de Biologia Molecular, Análises Químicas, Análises Físico-Químicas, Padronização e Controle de Qualidade;

• Operação e manutenção de equipamentos com aplicações diversas na área de Bioquímica e Biologia Molecular;

• Atuação na carreira universitária em Instituições Públicas ou Privadas;

• Concepção e desenvolvimento de Projetos de Pesquisa Científica Básica e/ou com Aplicações nos setores da Bioquímica ou a ela relacionados, com enfoque no desenvolvimento e/ou no aperfeiçoamento de produtos e processos bioquímicos; Atuação efetiva em Cargos e Funções Técnicas no âmbito das atribuições estabelecidas na Regulamentação supracitada;

• Aplicação de conhecimentos da Metodologia Científica no planejamento e execução de processos que envolvam a realização de perícias, emissão de laudos, pareceres e atividades relacionadas ao desenvolvimento de auditoria, assessoria e consultoria, respeitando suas atribuições legais e especialidades;

• Realização de orçamentos, assistência, divulgação e comercialização de produtos e serviços, respeitando suas atribuições legais e especialidades;

• Atuação em Cargos de Direção, Coordenação, Supervisão, Orientação, Programação e Responsabilidade Técnica, respeitando suas atribuições legais e especialidades; 

• Avaliação e Identificação de impactos potenciais ou reais de novos conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos resultantes de sua atividade profissional, do ponto de vista epistemológico, ético, social, ambiental e econômico;

• Avaliação das possibilidades atuais e futuras da profissão, com o comprometimento de desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e adaptação para mudanças contínuas, buscando empreender em ações estratégicas capazes de ampliar ou aperfeiçoar as formas de atuação profissional.

Salienta-se a sólida formação acadêmica dos discentes do Curso de Bioquímica, grau acadêmico Bacharelado da UFSJ, desenvolvendo atividades acadêmicas em áreas básicas das Ciências Biológicas e das Ciências Exatas, formando um cerne coeso de conhecimentos da Bioquímica, da Biologia Molecular e da Biotecnologia. No conjunto, e permeando os conhecimentos específicos abordados em cada unidade Curricular ou em Atividades Complementares desenvolvidas na formação discente, trabalhar-se-á as importantes habilidades relacionadas à Liderança, Trabalho em Equipe, Respeito Mútuo, Ética, dentre outros aspectos relevantes e fundamentais para a boa vivência Profissional e Social dos formandos. Destacam-se, assim, as principais habilidades desenvolvidas ao longo do curso:

• Compreensão dos conceitos Bioquímicos elementares e aplicados (bioquímica de alimentos, bioquímica clínica, biotecnologia, bioprocessos industriais);

• Capacidade de utilização de instrumentos técnicos e científicos com o emprego racional de metodologias para a aquisição de dados e produtos;

• Uso de Cálculos Matemáticos e Análise Estatística para realização de estimativas, compreensão de fenômenos e previsão de erros;

• Capacidade de Análise Crítica dos conhecimentos científicos e tecnológicos gerados na Área de Bioquímica, permitindo a identificação de pontos socialmente, cientificamente e/ou economicamente relevantes de atuação profissional;

• Capacidade de planejamento experimental, preparo, execução e desenvolvimento de novas metodologias científicas e tecnológicas, com exatidão e reprodutibilidade;

• Habilidade de interpretação de dados técnico-científicos de modo claro e preciso, identificando aspectos consistentes em detrimento dos aspectos inconsistentes;

• Atuação de modo ético, seguro e eficaz nas diferentes atividades técnicas a serem realizadas em seus diferentes campos possíveis de atuação; 

• Capacidade de liderança e de trabalho colaborativo, atuando de forma assertiva nos diferentes aspectos de sua atuação social e profissional, com capacidade de raciocínio integrado e visualização dos problemas e soluções em diferentes perspectivas;

• Compreensão da importância da constante atualização no uso de ferramentas tecnológicas e computacionais para sua atividade profissional;

• Adoção de postura Profissional Ética, com condutas compatíveis com a legislação reguladora de sua atuação técnica, bem como com as Leis que regem outros aspectos da Sociedade e da Economia, incluindo legislação ambiental e regulamentações federais, estaduais e municipais aplicadas a Empresas/Instituições;

• Capacidade de identificar potenciais Áreas de Inovação, com conhecimentos pertinentes na Gestão, no Empreendedorismo e no Registro de Novas Tecnologias, Processos e Produtos.

No Curso de Bioquímica, grau acadêmico Bacharelado, o ensino-aprendizagem se dá com base na total integração entre teoria e prática. Quanto ao conteúdo, método e estratégias de ensino de cada professor, o(a) coordenador(a) do curso será responsável por verificar e acompanhar, utilizando do Plano de Ensino (de acordo com a legislação vigente): A cada semestre, o Colegiado de Curso define a data limite para envio do Plano de Ensino para deliberação, de forma a garantir sua publicação na página do curso no portal da UFSJ, respeitando os prazos vigentes na legislação específica. Assim, o colegiado estará ciente das propostas de ensino dos professores antes do início das aulas e poderá fazer sugestões caso necessárias.

Além disso, atividades junto a grupos de pesquisas e Projetos/Programas de extensão complementam as aulas e aprofundam os estudos e práticas, mostrando caminhos possíveis para que os discentes possam atuar tanto academicamente como junto à comunidade. Os discentes contam ainda com bolsas de monitoria, acompanhamento por meio de orientador acadêmico e um Centro Acadêmico ativo.

O Programa de Monitoria da UFSJ é uma ação da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEN) para a melhoria do ensino por meio de práticas e experiências pedagógicas de compartilhamento do conhecimento. Semestralmente, são lançados os editais para o Programa de Monitoria, cujo objetivo é oferecer ao estudante-monitor a oportunidade de, sob a supervisão do professor responsável pela unidade curricular, vivenciar atividades de ensino que contribuam para sua melhor formação. O apoio didático e o nivelamento pretendidos pela atividade de monitoria aos discentes que estão cursando a referida unidade curricular contribuem para que o estudante-monitor tenha contato direto com o processo ensino-aprendizagem e enriqueça seu currículo, intensificando o diálogo entre teoria e prática e as ações colaborativas entre corpo docente e corpo discente. Por sua vez, os estudantes terão seu processo de ensino/aprendizagem aprimorado ao ganharem suporte dos monitores.

A flexibilidade na formação também pode ocorrer por meio da realização de mobilidade acadêmica, que engloba atividades de natureza acadêmico-científicas, como disciplinas, cursos, estágios e pesquisas em outras instituições de ensino superior brasileiras ou estrangeiras. A UFSJ mantém convênio com outras instituições federais de ensino superior do país para a execução do Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil, que autoriza os discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação a cursarem unidades curriculares em outras instituições federais de ensino superior do Brasil. Em relação à mobilidade internacional, além dos programas governamentais, existe na UFSJ o Programa de Intercâmbio Acadêmico Internacional (PAINT), que conta com um Fundo de Apoio ao Intercâmbio Discente Internacional, para discentes em situação de vulnerabilidade social e econômica. O acompanhamento das atividades de mobilidade acadêmica na UFSJ é realizado com o apoio da Assessoria para Assuntos Internacionais (ASSIN) da UFSJ.

Para os estudantes cuja vulnerabilidade socioeconômica possa dificultar a permanência na Instituição e o aproveitamento pleno das atividades formativas do curso, programas de Assistência Estudantil são conduzidos pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) para implementação de políticas de assistência e ações afirmativas, de permanência, de saúde e de atividades esportivas, culturais e sociais. Dentre os apoios financeiros oferecidos aos discentes, estão o Auxílio de Promoção Socioacadêmica, para custeio de alimentação, moradia, transporte e permanência, o Auxílio Creche, para contratação de serviços de creche ou de cuidadores para os seus filhos e os auxílios para atividades pedagógicas, como trabalhos de campo, apresentação de trabalhos em eventos científicos, artísticos e culturais ou participação em competições acadêmicas ou atividades esportivas representando a UFSJ. O auxílio financeiro aos discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e aos discentes indígenas e quilombolas é viabilizado pelo Programa de Bolsa Permanência (PBP) do MEC. A assistência à saúde dos discentes é realizada por oferecimento de atendimento médico nas áreas de clínica médica, ginecologia e oftalmologia, atendimento odontológico, atendimento psicológico e exames laboratoriais. A UFSJ oferece, ainda, restaurante universitário.

A avaliação se dá num processo contínuo, investigativo e sistemático, priorizando os processos de ensino e aprendizagem e não somente os produtos finais. A proposta de avaliação adotada é a de um instrumento de aperfeiçoamento dos próprios processos que o Projeto Pedagógico do Curso almeja, tendo em vista o desenvolvimento de todos os envolvidos.

A avaliação de rendimento escolar será feita por unidade curricular, abrangendo aspectos de assiduidade e critérios de avaliação, entendendo-se por assiduidade, a frequência às atividades relativas a cada unidade curricular, ficando reprovado o aluno que faltar a 25% ou mais dessas atividades, vedado qualquer justificativa de faltas, exceto os casos previstos em lei. Cabe ao professor responsável pela unidade curricular definir a natureza dos trabalhos e avaliações de rendimento escolar (conforme legislação vigente), os quais poderão constituir-se em prova escrita, prova oral, exercício, relatórios, seminários, trabalhos de campo, visita técnica, entre outros. Para aprovação em uma unidade curricular, é obrigatória a obtenção de nota final igual ou superior a 6,0 (seis) para cursos presenciais e a distância. Tal ação exige que os objetivos do Curso e dos Planos de Ensino sejam explicitados de forma clara e também debatidos tanto com o corpo docente quanto com o discente para assegurar não somente a coerência das ações pedagógicas, mas o próprio Projeto do Curso.

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