Projeto Pedagógico do Curso

O profissional formado no curso de Psicologia deve estar capacitado a atuar de maneira crítica, reflexiva e ética nos mais variados campos de trabalho profissional, através do uso de conhecimentos teóricos e técnicos construídos ao longo da formação profissional.

A formação em Psicologia visa dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes Competências e Habilidades Gerais, estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares:

  • Atenção à saúde: estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, em nível individual e coletivo, no mais alto padrão de qualidade e princípios éticos na tomada de decisões: fundamentar seu trabalho na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

  • Comunicação: ser acessível e manter os princípios éticos no uso das informações confidenciais, na interação com outros profissionais de saúde e com o público em geral.

  • Liderança: estar apto a assumir posições de liderança, em equipes multiprofissionais, tendo em vista o bem-estar da comunidade.

  • Administração e gerenciamento: estar apto a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento dos recursos humanos, físicos, materiais e de informação, bem como estar apto a ser empreendedor, gestor, empregador ou líder nas equipes de trabalho.

  • Educação permanente: ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática e ter responsabilidade com sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

O PPC do curso de Psicologia está alicerçado na aprendizagem centrada no aluno com a utilização de metodologias didático-pedagógicas tradicionais e metodologias ativas na construção do conhecimento de forma participativa e autônoma. Deve-se priorizar o estabelecimento do diálogo e respeito em sala de aula, como espaço para expressiva participação dos discentes, abertura a dúvidas e incentivo ao aprendizado crítico. O processo ensino/aprendizagem será desenvolvido com base nos seguintes princípios norteadores:

  • Integração entre teoria e prática no desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso;

  • Enfoque no papel ativo do aluno na construção do seu próprio conhecimento;

  • Incentivo ao trabalho em equipe, nas atividades realizadas pelos alunos em disciplinas e estágios, quando pertinente; 

  • Integração entre as atividades acadêmicas desenvolvidas pelos alunos e os projetos de pesquisa e extensão realizados pelos professores;

  • Enfoque na atualização contínua do conhecimento, através do incentivo à consulta a periódicos científicos em Psicologia e áreas afins, e participação em eventos científicos; 

  • Integração com o campo de atuação profissional, através de estágios supervisionados realizados na UFSJ e em instituições conveniadas, atividades complementares, atividades extensionistas e participação em eventos científicos.

Com base nestes princípios norteadores do processo ensino/aprendizagem, poderão ser adotados diferentes métodos de ensino de acordo com a ementa, com os conhecimentos, com os objetivos e com a carga horária necessários à aprendizagem em cada unidade curricular. As principais metodologias de ensinoaprendizagem apontadas para o desenvolvimento deste PPC são: aulas expositivas-dialogadas, aulas práticas e/ou experimentais, problematização, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), atividades de observação,
entrevistas, estudos de caso, análise de artigos, documentos e filmes, visitas técnico-científicas, práticas pedagógicas e Pedagogia de projetos, principalmente nos estágios e atividades de extensão. Esses métodos, entre outros, permitirão que o aluno desenvolva competências e habilidades necessárias à atuação do
Psicólogo.

Os conteúdos e práticas a serem integrados, a cada unidade curricular, poderão ser desenvolvidos, tanto em sala de aula, quanto no formato a distância - de acordo com a legislação pertinente -, em situações práticas de aplicação do conhecimento, de acordo com os objetivos visados. O conteúdo, método e estratégias de ensino serão definidos por cada professor no Plano de Ensino da unidade curricular e enviado ao colegiado de curso semestralmente, conforme a regulamentação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEP). Caberá à coordenação de curso o estabelecimento da data limite para envio dos planos de ensino pelo professor. O colegiado de curso será́ responsável por verificar e acompanhar o Plano de Ensino dos professores, podendo fazer sugestões caso necessário.

A metodologia de ensino e avaliação dos estágios supervisionados inclui práticas integrativas supervisionadas de habilidades e competências diferenciadas, em situações de complexidade variada e representativa do efetivo exercício profissional do psicólogo. Estes serão desenvolvidos em dois níveis: o básico e o específico de cada ênfase curricular. Os estágios poderão ser realizados no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFSJ e em outras instituições, aprovadas pelo Colegiado do Curso e conveniadas com a universidade. É de responsabilidade da Coordenadoria, colegiado do curso e SPA organizar a matrícula dos estagiários de acordo com a legislação vigente.

Cada professor deverá enviar à coordenação de curso, imediatamente após a seleção, uma lista com os alunos em ordem de classificação. Caberá à coordenação de curso a matrícula dos alunos no sistema, por ordem de
classificação. A supervisão ocorrerá em horário especificado na grade horária do curso. A matrícula será efetivada após a assinatura do Termo de Compromisso do Estágio pelo aluno e pelo professor responsável. Deverá ser seguida a instrução normativa do Colegiado do Curso de Psicologia, que descreve a política institucional de estágios adotada pela Coordenadoria.

As estratégias avaliativas dos estagiários serão construídas pelos docentes em consonância com as diretrizes elaboradas pelo colegiado do curso. A avaliação dos discentes nos estágios incluem um relatório final, elaborado pelo aluno, das atividades realizadas, no qual constará uma apreciação do professor-orientador a respeito do seu desempenho. Este relatório incluirá, também, uma apreciação feita pelo aluno a respeito do trabalho de supervisão do professor. O cadastro dos estágios, realizado pela Coordenadoria do Curso de Psicologia, servirá para registrar os alunos que estão em atividades de estágio, especificando os tipos, horas e número de estágios já realizados.

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem será feita por unidade curricular, seguindo os princípios da regulamentação estabelecida pelo UFSJ/CONEP. A avaliação deverá ser realizada de forma contínua, com a finalidade de acompanhar os discentes e a identificar dificuldades de aprendizagem e organizar estratégias alternativas de ensino. Serão utilizados como instrumentos de avaliação metodologias ativas, além de provas escritas, seminários e estudos dirigidos, individuais e em grupos, relatórios, trabalhos finais escritos, revisões de literatura e outras produções realizadas no decorrer do desenvolvimento das unidades curriculares. As formas específicas de avaliação utilizadas por cada professor serão definidas por eles nos Planos de Ensino e apresentados ao Colegiado, em função dos objetivos previstos de cada unidade curricular. As formas de avaliação devem ser apresentadas e discutidas com os alunos no início de cada período letivo.

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