UFSJ › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São João del-Rei, 25 de Abril de 2024

mateus de carvalho martins

AUA - DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA, URBANISMO E ARTES APLICADAS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (2000), mestrado (Consolidação de Ruínas) e doutorado (Alvenarias Antigas) em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, da Universidade Federal Fluminense (2003 e 2008). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de São João del-Rei, no Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (DAUAP) e professor do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidades (PIPAUS), da mesma universidade. Tem experiência na área de Engenharia Civil, Arquitetura e Artes, com ênfase em concreto, materiais, estruturas, sistemas estruturais, edificações históricas, materiais e estruturas em terra, técnicas de construção alternativas e sustentáveis, Bioconstrução, painéis cerâmicos. Atua principalmente nos seguintes temas: conservação, projetos, consolidação de estruturas, edificações históricas, alvenaria de pedra e argamassa, degradação e patologias de materiais e estruturas, recuperação e reforço de estruturas, estruturas e materiais em terra, tintas de terra, técnicas de construção alternativas e sustentáveis, Bioconstrução, painéis cerâmicos, auxiliando nas áreas de construção, cidade, patrimônio, arte, entre outras. Atualmente, é chefe do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (DAUAP) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É coordenado do Projeto de Pesquisa MATTAS (Materiais, Técnicas e Tecnologias Alternativas e Sustentáveis). O projeto visa auxiliar na organização e ampliação das pesquisas e extensões que o professor proponente vem realizando há anos, principalmente desde 2009, na Universidade Federal de São João del-Rei. A pesquisa tem foco na questão alternativa, criativa e sustentável, destacando os materiais, técnicas e tecnologias, além de auxiliar nas áreas de construção, cidade, patrimônio, arte, cultura popular, bioconstrução, entre outras, tanto na parte teórica como na prática. Além disso, busca-se também, nesse projeto de pesquisa, interagir com demais campos do conhecimento através de autores e orientadores que se relacionam com o tema, criando e estruturando bases de ação fundamentadas por diversas áreas, enriquecendo os trabalhos, como: Arquitetura e Urbanismo, Artes, Geografia, Engenharias, Ecologia, Patrimônio, Políticas Sócio-Culturais, Música, Solos, Administração, Jornalismo, Bioconstrução, Cultura Popular, Construção Popular, Arqueologia, Comunicação, Permacultura, Agrofloresta, entre outros. Busca-se na dimensão regional e local, materiais e técnicas para serem apropriadas, pesquisadas e trabalhadas. Como produto, busca também um processo como prática comunicativa dos trabalhos realizados e os contatos com as diversas áreas.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Graduação: Engenharia Civil pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (2000).
Mestrado (Consolidação de Ruínas) e Doutorado (Alvenarias Antigas) em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, da Universidade Federal Fluminense (2003 e 2008).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Arquitetura e Urbanismo, Artes, Geografia, Engenharias, Ecologia, Patrimônio, Políticas Sócio-Culturais, Música, Solos, Administração, Jornalismo, Bioconstrução, Cultura Popular, Construção Popular, Arqueologia, Comunicação, Permacultura, Agrofloresta, entre outros.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4714325705400318

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
mateusmartins@ufsj.edu.br
Sala
não informado
Endereço eletrônico
mateusmartins@ufsj.edu.br

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02 v4.2.9_s.234