PROMEL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: (32) 3379-5138
Dissertações/Teses
2021
Dissertações
1
  • JAQUELINE PRUDENTE ARANTES
  • O PAPEL DO TEATRO IRLANDÊS NA CONSTRUÇÃO DE UM PAÍS INDEPENDENTE: UM OLHAR POLÍTICO E HISTÓRICO SOBRE A PEÇA THE COUNTESS CATHLEEN, DE W. B. YEATS

  • Orientador : MELISSA GONÇALVES BOËCHAT
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GUSTAVO HENRIQUE RÜCKERT
  • ANTONIO LUIZ ASSUNCAO
  • LUIZ MANOEL DA SILVA OLIVEIRA
  • Data: 25/01/2021

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  • Este trabalho parte de uma abordagem histórica para reunir e destacar os eventos políticos que
    vieram a construir a percepção do irlandês colonizado e sua busca pela liberdade, a partir da
    leitura da peça
    The Countess Cathleen, de W. B. Yeats, publicada e encenada no final do século
    XIX. São elementos fundamentais para nossa análise, desenvolvida na primeira parte deste
    estudo, os aspectos religiosos que impulsionaram os movimentos nacionalistas na Irlanda e, mais
    tarde os movimentos nacionalistas literários, pontos centrais da obra analisada. Ao abordar seu
    passado colonial, desde a presença dos povos celtas até o estabelecimento da supremacia inglesa
    na Irlanda, observamos de que formas o povo irlandês lidou e buscou sua identidade no passado,
    ressignificando sua religião, sua língua e sua literatura em nome de sua independência. Este
    passeio pelos acontecimentos que culminaram nos projetos nacionalistas do século XIX é crucial
    para percebermos o momento de concepção de nossa obra eleita para análise. Dado o contexto
    histórico antecedente à publicação da peça, a segunda parte do trabalho situa o lugar e o papel de
    Yeats na produção literária que veio a influenciar os eventos políticos posteriores à sua primeira
    encenação em Dublin, em 1899. Partindo para uma análise mais pontual, elucidamos alguns dos
    elementos que ilustram o contexto colonial da Irlanda, presente nas alegorias de Yeats. Marcado
    no texto, o sincretismo religioso que se estabeleceu como pilar da identidade irlandesa é discutido
    a partir da interação de elementos celtas e cristãos, presentes nas falas dos personagens e nas
    figuras místicas e mártires, que juntas compõem uma narrativa dramática que vai além das
    palavras.



  • Mostrar Abstract
  • From a historical perspective, this work aims to gather and highlight the political events that
    propelled the perception of the colonized Irish people and their search for freedom, through the
    W. B. Yeats’ drama
    The Countess Cathleen, published and performed by the end of the 19th
    century. The religious aspects that fostered the nationalist movements in Ireland and later the
    nationalist literary movements are fundamental elements to our analysis, developed in the first
    part of this work. By analyzing its colonial past, from the presence of the Celtic peoples to the
    establishment of English supremacy in Ireland, we observe how the Irish people dealt with and
    sought their identity in the past, resignifying their religion, language and literature in seeking for
    their independence. This review of the events that culminated in the nationalist projects of the
    19th century is crucial to understand the conception moment of the chosen work for analysis.
    Given the historical context prior to the publication of the play, the second part of this work
    situates the place and the role Yeats had in the literary production that came to influence the
    political events after its first staging in Dublin in 1899. Moving to a more specific analysis, we
    elucidate some of the elements that illustrate the colonial context of Ireland, present in Yeats'
    allegories. Manifested in the text, the religious syncretism which was established as a pillar of
    Irish identity is discussed based on the interaction among Celtic and Christian elements, present
    in the characters lines and in the mystical figures and martyrs, which together compose a
    dramatic narrative that goes beyond words.


2
  • BEATRIZ EVANGELISTA DE OLIVEIRA
  • MORTE, ABANDONO, RUÍNA: DESLOCAMENTOS E TRAVESSIA EM A CASA VELHA DAS MARGENS, DE ARNALDO SANTOS

  • Orientador : ELIANA DA CONCEICAO TOLENTINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • Josyane Malta Nascimento
  • ELIANA DA CONCEICAO TOLENTINO
  • JOAO BARRETO DA FONSECA
  • Data: 04/02/2021

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  • Esta dissertação realiza uma leitura do romance A casa velha das margens, de Arnaldo Santos. Procura-se refletir sobre os embates culturais travados no decorrer da narrativa, tendo como foco os deslocamentos e travessias do protagonista Emídio Mendonça. Com base no conceito de mímica formulado por Homi Bhabha (1998), destaca-se a posição ambígua do personagem principal. Ao introjetar uma visão negativa de si mesmo – visão reiterada pelo discurso do colonizador –, Emídio passa a desejar o lugar do branco europeu. Devido ao processo de imposição cultural, ele já não é mais angolano, tampouco português. A partir da figura de Antônio Mendonça, discorremos sobre as especificidades do colonialismo português, que ora apresenta a assertividade e a segregação de Próspero (colonizador), ora assume características de Caliban (colonizado). Exploramos, por fim, os embates travados entre a cultura oral e escrita para alcançar reconhecimento. Para desenvolver nossa reflexão, associamos as mucandas (cartas) ambaquistas à imagem de ruína; imagem esta apresentada por Walter Benjamin em seus estudos.


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  • This work aims to read Arnaldo Santos’s novel A casa velha das margens. It intends to reflect about the cultural shock that happens during the narrative, with focus on the protagonist Emídio Mendonça’s displacement and crossing. Based on the mimicry’ concept formulated for Homi Bhabha (1998), we draw attention to the ambiguous position of the main character. When he believes in a negative vison about himself –repeated by the colonizer’s speech – Emídio starts to long the European white’s place. Because the cultural imposition, he is not an Angolan or Portuguese. Based on the Antônio Mendonça’s character, we also discuss about the Portuguese colonialism’s specificities, that sometimes shows the Prospero’s (colonizer) assertiviness and segregation, sometimes takes on Caiban’s (colonized) features. We explored, lastly, the shock between the oral culture and writing culture to achieve recognition. To develop our reflection, we compared the mucanadas ambaquistas (letters) with the ruin’s image; shown by Walter Benjamin in his studies.

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  • RAFAEL JÚNIOR DE OLIVEIRA
  • AS FAKE NEWS DOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO BRASIL, EM 2018, E OS ATOS RESPONSÁVEIS: UM OLHAR BAKHTINIANO.

  • Orientador : ANTONIO LUIZ ASSUNCAO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCO ANTONIO VILLARTA-NEDER
  • ANTONIO LUIZ ASSUNCAO
  • CLAUDIO MARCIO DO CARMO
  • Data: 19/02/2021

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  • A presente dissertação é o resultado de uma pesquisa desenvolvida durante o período de 2018-2020 no Programa de Mestrado em Letras da Universidade Federal de São João delRei acerca das fake news. O problema de pesquisa abordado é constituído pela descrição superficial que a mídia jornalística faz das fake news, considerando fenômenos diferentes como se fossem um único processo. Consequentemente, isto resulta em análises e interpretações de fake news sem critérios enunciativos bem definidos e claros, sendo os jornais os principais responsáveis por essa não caracterização, visto que não explicam seu(s) critério(s) na nomeação de uma enunciação enquanto fake news. O que as atuais fake news evidenciam é o processo alteritário apoiado em um pathos que se forma entre sujeito-enunciador e sujeito-interlocutor, o que nos possibilita analisar o fenômeno das fake news à luz das discussões do Círculo de Bakhtin, sob uma perspectiva dialético-dialógica.
    Assim, esse trabalho se justifica em virtude da descrição jornalística pouco criteriosa dos 
    enunciados-fake-news ter possibilitado, como analisamos nessa dissertação, que sujeitoscandidatos-à-presidência-do-Brasil se colocassem no lugar de sujeito-jornalista para emularem uma informação falsa enquanto verdadeira. Logo, o objetivo nesta dissertação é analisar, a partir da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, especialmente, sob o prisma da pravda e istina, os processos responsivos pelos quais os sujeitos candidatos à presidência do Brasil emularam enunciados-fake-news nas eleições de 2018. Metodologicamente, no escopo da campanha política de 2018, recortamos os enunciados de dois sujeitos-candidatos, em dois acontecimentos diferentes, sendo que ambos foram noticiados pelos meios jornalísticos como sendo fake news. Além disso, a fim de descrever e interpretar o processo enunciativo dos sujeitos-candidatos que criam esses enunciadosfakes, estabelecemos três critérios para definir as fake news e separá-las de outros processos enunciativos. Com relação ao aporte teórico, partimos de Bakhtin e do Círculo de Bakhtin para estabelecermos diálogo com outras teorias de linguagem, como Roxo e Melo (2018) e Alcott e Gentzkow (2017). Esse diálogo nos levou a assumir a fake news, no escopo dos objetos analisados, enquanto um processo de emulação de um enunciado
    intencionalmente falso
    , verificável e com propósito de enganar o eleitor enquanto gêneronotícia. O resultado final das análises evidenciou, com base nos critérios supracitados e em um dos objetivos específicos, que em apenas um dos eventos analisados houve, de fato, a enunciação de uma fake news, sendo que o outro evento não apresenta as mesmas características enunciativas.


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  • The present thesis is a result of a research developed between 2018 and 2020 on Letters Master’s Degree Program at Federal University of São João del-Rei about of a fake news. The research problem addressed is constituted by the superficial description that the journalistic media makes of fake news, considering different language phenomena as if they were a single process. Hence, this results in analyzes and interpretations of fake news without well-defined and clear enunciative criteria, with newspapers being the main responsible for this non-characterization, since they do not explain their criterion (s) in the naming of utterances as fake news. What the recent fake news point out is the alteritarian and passionate process that forms between subject-utterancer and subject-interlocutor, which allows us to analyze the fake news phenomenon based on the theoretical discussion of Bakhtin's Circle, in a dialectic-dialogic way. Thus, this thesis is justified due to the noncareful journalistic description of fake news statements to have made it possible, as we analyzed in this paper, that subject-candidates-to-the-presidency-of-Brazil put themselves in subject-journalist place to emulate false information as true ones. Hence, we aim on this paper to analyze, based on Bakhtin Circle’s philosophy of language, especially, through pravda and istina concepts, the responsive process in which candidates for the presidency of Brazil emulate fake news in the 2018 elections. Methodologically, from the 2018 candidates’
    campaign, we selected two utterances of two
    candidates-subject¸ in two different events, since both were reported by news media as being fake news. Furthermore, in order to describe and interpret the utterancy process of the presidency-candidates that created these utterance-fake, we settled three criteria to define the fake news and distinguish them from others enunciative processes. About the theoretical reference, we start from Bakhtin and the Circle of Bakhtin discussions about language to settle a dialog with others language theories, such as Roxo and Melo (2018) and Alcott and Gentzkow (2017), which allowed us to conceive fake news as a news intentionally false, verifiable and with aim to mislead the electors by emulating as a true news. The ultimate result of our analyze point out, based in criteria aforementioned and in one of our specific objectives, that in only one event analyzed there is, indeed, a production of a fake news, whereas the other utterance does not exhibit the same enunciative characteristics.

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  • STELLA MARIS DE CARVALHO GONZALEZ
  • COM ORGULHO E SEM PRECONCEITO: REESCRITAS DE JANE AUSTEN NO SÉCULO XXI

  • Orientador : MIRIAM DE PAIVA VIEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CAMILA AUGUSTA PIRES DE FIGUEIREDO
  • LUIZ MANOEL DA SILVA OLIVEIRA
  • MIRIAM DE PAIVA VIEIRA
  • Data: 24/02/2021

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  • O remix Orgulho (2018), de Ibi Zoboi, e o mashup Orgulho e Preconceito e Zumbis (2009), de
    Seth Grahame-Smith, são reescritas contemporâneas que adaptam a clássica obra Orgulho e
    Preconceito (1813), de Jane Austen, publicada há mais de dois séculos. O objetivo desta
    dissertação é verificar como os sentimentos de orgulho e de preconceito são perpetuados nessas
    obras e de quais modos os procedimentos midiáticos remix e mashup, recursos originalmente
    utilizados no campo musical, contribuem para que isso ocorra. Em nossa investigação,
    verificamos como se dá o deslocamento desses procedimentos criativos da música para a
    literatura. Analisamos as obras mencionadas de forma a compreender como tais procedimentos
    se agregam às suas narrativas e quais relações são estabelecidas na utilização dessas ferramentas
    midiáticas na reescrita literária, observando possíveis similaridades e diferenças com seus usos
    na música. Para tal, contamos com suporte teórico dos estudos sobre a Intermidialidade (Clüver,
    Rajewsky, Rippl, Elleström), dos estudos de adaptação e apropriação (Hutcheon, Sanders) e
    das noções de remix (Navas, Gunkel) e mashup (Navas e Harrison, Souza, Voigts).


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  • The remix Pride (2018), by Ibi Zoboi, and the mashup Pride and Prejudice and Zombies (2009),
    by Seth Grahame-Smith, are contemporary rewritings which adapt Jane Austen’s quintessential
    Pride and Prejudice (1813), published more than two centuries ago. The aim of this dissertation
    is to verify how the feelings of pride and prejudice are perpetuated in these works and in which
    ways the intermedial procedures remix and mashup, resources originally used in the musical
    field, contribute for this to occur. In our investigation, we will verify how the movement of
    those creative procedures from music to literature happens. We will analyze the mentioned
    works in order to comprehend how such procedures attach themselves into the narratives and
    which relations are established in the use of such medial tools in literary rewriting, observing
    possible similarities and differences from their uses in music. To do so, we will rely on
    Intermedial Studies (Clüver, Rajewsky, Rippl, Elleström), adaptation and appropriation studies
    (Hutcheon, Sanders), and on the notions of remix (Navas, Gunkel) and mashup (Navas and
    Harrison, Souza, Voigts).

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  • VIC STUSSI DE MELLO MARTINS
  • UM OLHAR PARA O CORPO FEMININO: O MOVIMENTO ENUNCIATIVO NA CONSTRUÇÃO DOS EFEITOS DE SENTIDO

  • Orientador : LUCIANI DALMASCHIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUCIANA FRACASSI STEFANIU
  • LUCIANI DALMASCHIO
  • NADIA DOLORES FERNANDES BIAVATI
  • Data: 11/03/2021

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  • O presente estudo se ancora nos pressupostos teóricos da Semântica da Enunciação, e traz para o centro das discussões o conceito de formação nominal e de enunciado, uma vez que essa abordagem investigativa trabalha com os diferentes sentidos, provenientes das mais diversas ocorrências de escrita, no caso deste trabalho, articulados materialmente em um extrato de língua; isto é, ao entrar em enunciação, as construções linguísticas estabelecem relações que determinam seus efeitos de sentido. Nessa direção, o recorte desta pesquisa se pauta nos seguintes questionamentos, que foram fundamentais para a delimitação do objetivo geral aqui definido: em quais perspectivas referenciais se ancoram as formações nominais (doravante FN) que constituem os dizeres sobre o corpo gordo feminino, e que efeitos de sentido essas FNs produzem para além da arquitetura material do enunciado? Em termos mais abrangentes, nosso objetivo principal consiste em investigar os diferentes efeitos de sentido, advindos das formações nominais que constituem os enunciados sobre o corpo feminino, observando como os traços histórico-sociais atuam na enunciação dessas formas e constituem a representação desse corpo. Face a isto, procuramos analisar os movimentos enunciativos de construção de sentidos acerca do corpo feminino, tendo em vista o referencial temático da beleza, as perspectivas referenciais, o funcionamento da negação e as direções argumentativas que balizam e reescrevem esse corpo. A seleção do corpus da pesquisa foi realizada por meio de buscas na plataforma Google, utilizando do processo metodológico das redes enunciativas (DIAS, 2018). Desse modo, nossa análise nos permitiu constatar que ao construirmos um contínuo de significação, que buscou rastrear os efeitos de sentido das FNs que reescrevem o corpo feminino, o corpus utilizado exigiu um movimento de interpretação dos enunciados que, uma vez acionado na enunciação, mobilizou sentidos e dizeres distintos sobre o corpo. Esse movimento, por sua vez, articulado ao processo de reescrituração, oferece uma orientação de sentido que argumenta um olhar menos opressor à representação do corpo feminino, que, nos dias atuais, habita o referencial da beleza em uma perspectiva do bem-estar. No que tange o processo de negação, este sustenta, em interface com sua contraparte afirmativa, a orientação argumentativa sobre o corpo feminino e os dois procedimentos de dizer, negação e afirmação, oferecem-se, em combate, como mecanismos de busca de pertencimento social para esse corpo.


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  • The present study is connected in the theoretical assumptions of the Semantics of Enunciation. It contributes to the discussion of the concept of nominal formation and enunciate, since this investigative approach handles with different meanings, derived from the most distinct writing occurrences. In the case of this paper, writing occurrences is materially articulated in a language extract, i.e., when entering enunciation, linguistic structures establish relations that determine their effects of meaning. Hence, the focus of this research is based on the following questions, which were fundamental for the delimitation of the general research objective. What referential perspectives are connected in the nominal formations (NF) that constitute the words about the female overweight body, and what meaning effects do these NFs produce, in addition to the statement structure? Essentially, our main aim is investigating the different meaning effects, arising from the nominal formations that constitute the enunciates about the female body, observing how the historical-social attributes acts in the enunciation of these forms and establish the representation of such body. In light of this, we analyze the enunciative action to develop the meanings about the female body, considering the thematic framework of beauty, the referential perspectives, the functioning of negation and the argumentative directions which guide and rewrite the aforesaid body. The selection of the research corpus was carried out through the web search engine Google, applying the methodological process of enunciative networks (DIAS, 2018). Therefore, our analysis allowed us to verify that, by constructing a continuum of meaning, which track the meaning effects of NFs that rewrite the female body, the corpus used demanded an interpretation of statements that organized distinct meanings and sayings about the body. This interpretation, consecutively, connected with the rewriting process, offers an orientation of meaning which claims a less oppressive look at the representation of the female body, that currently state the reference of beaty in a perspective of well-being. Regarding the denial process, it maintains, in interface with its affirmative counterpart, the argumentative orientation about the female body and the two procedures of saying, the denial and the affirmations, offers mechanisms of search for social belonging for such body.

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  • IGOR PIRES ZEM EL-DINE
  • A LEI É PARA TODOS: UMA ANÁLISE ACERCA DOS IMAGINÁRIOS
     SOCIODISCURSIVOS SOBRE O AUXÍLIO-MORADIA DE MAGISTRADOS PROJETADOS NO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
  • Orientador : IVAN VASCONCELOS FIGUEIREDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO LUIZ ASSUNCAO
  • CLAUDIO MARCIO DO CARMO
  • CLÁUDIO HUMBERTO LESSA
  • MARIANA RAMALHO PROCÓPIO XAVIER
  • Data: 25/03/2021

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  • A pesquisa analisa os imaginários sociodiscursivos acerca do auxílio-moradia de magistrados projetados pela Folha de S. Paulo. O corpus é constituído por oito notícias publicadas ao longo do ano de 2018. O quadro teórico-metodológico tem como base a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau; para a investigação utilizamos como suporte a grade de análise proposta por Mendes, possibilitando uma inter-relação entre a teoria semiolinguística com os estudos sobre Polêmica de Ruth Amossy, dentre outros autores. A partir da concepção charaudeana a imprensa reverbera imaginários sociodiscursivos, que atribuem aos atores jurídicos, de maneira geral, argumentos fundamentados em saberes de conhecimento e saberes de crença condicionados aos imaginários de ilegalidade/legalidade; imoralidade/moralidade associados ao Poder Judiciário. Por meio das análises, é possível afirmar que a temática do auxílio-moradia abordado pelos jornalistas do jornal da Folha de S. Paulo corrobora na construção da polêmica, porque contrapõe discursos, promove polarização social, tendendo a desqualificar adversários numa situação comunicativa. A polêmica, é portanto, uma encenação do debate, do confronto e do jogo polêmico fundamentadas nas visadas de captação e de credibilidade. Nessa perspectiva, o assunto requer maior debate e reflexão para com a sociedade brasileira, tendo em vista, as contradições do benefício e por parte de seus integrantes. Isso acaba por fragilizar as instituições judiciárias e os atores jurídicos, bem como a democracia brasileira.


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  • The research analyzes the sociodiscursive imaginary about the housing allowance of magistrates projected by Folha de S. Paulo. The corpus consists of eight news items published throughout 2018. The theoretical-methodological framework is based on Patrick Charaudeau's Semiolinguistic Theory; for the investigation we used as support the analysis grid proposed by Mendes, making possible an interrelation between the semiolinguistic theory with the studies on Polemic of Ruth Amossy, among other authors. Based on the Charaudean conception, the press reverberates with sociodiscursive imagery, which attributes to legal actors, in general, arguments based on knowledge and knowledge of belief conditioned to the illegality / legality imagery; immorality / morality associated with the Judiciary. Through the analysis, it is possible to affirm that the theme of housing assistance addressed by the journalists of the Folha de S. Paulo newspaper corroborates the construction of the controversy, because it opposes speeches, promotes social polarization, tending to disqualify opponents in a communicative situation. The controversy, therefore, is an enactment of the debate, the confrontation and the controversial game based on the aims of attracting and credibility. In this perspective, the subject requires greater debate and reflection with Brazilian society, in view of the contradictions of the benefit and on the part of its members. This ends up weakening judicial institutions and legal actors, as well as Brazilian democracy.

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  • JOSIANE ESTER DE CARVALHO SOUZA
  • Mulheres em protesto: uma análise crítica e multimodal da campanha ''Música: uma construção de gêneros''

  • Orientador : CLAUDIO MARCIO DO CARMO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARGUS ROMERO ABREU DE MORAIS
  • CLAUDIO MARCIO DO CARMO
  • ANTONIO LUIZ ASSUNCAO
  • ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS
  • Data: 26/03/2021

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  • O objeto de investigação desta dissertação é composto por dezessete fotografias de mulheres que apresentam hematomas pelo corpo. Essas mulheres seguram cartazes nos quais estão escritos versos musicais, que, por sua vez, retratam a agressão física que sofreram. As fotografias foram utilizadas na campanha Música: uma construção de gêneros, realizada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, na cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa foi fazer uma análise multimodal do conteúdo imagético relacionado ao conteúdo verbal e, assim, verificar os discursos que emergem, que são (des)construídos, que são (re)articulados e legitimados. A Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen (2006), embasou as análises das fotografias, com uma abordagem multimodal. Para a análise textual, foi empregada a Análise Crítica do Discurso, de Fairclough (2001), com o uso das categorias Intertextualidade e Interdiscursividade e, por fim, a Análise Crítica Musical, amparada pela perspectiva de van Leeuwen (2012) e pela teoria francesa com foco no enunciador musical, completa o referencial teórico deste trabalho. Após esta investigação, concluiu-se que, no contexto musical da campanha, a ação descortina os variados discursos machistas, sexistas e as violências de gêneros que passam despercebidos aos ouvidos de muitas pessoas. Isso acontece devido aos artefatos musicais que disfarçam as relações de poder ali presentes, escondem a brutalidade da violência contra a mulher e funcionam como um despiste ideológico. A iniciativa da campanha conseguiu alertar a sociedade — ainda patriarcal — sobre a perpetuação e a naturalização de tais discursos e como estes podem influenciar as ações do indivíduo.


  • Mostrar Abstract
  • The object of investigation of this dissertation is composed of seventeen photographs of women who have bruises on their bodies. These women hold signs on which are written musical verses, which, in turn, depict the physical aggression they suffered. The photographs were used in the campaign called Música: uma construção de gêneros, carried out by the Secretariat of Policies for Women, in the city of São Leopoldo, Rio Grande do Sul. The objective of the research was to make a multimodal analysis of the imagery content related to the verbal content and, thus, verify the discourses that emerge, that are (de) constructed, that are (re) articulated and legitimized. The Grammar of Visual Design, by Kress and Van Leeuwen (2006), supported the analysis of the photographs, with a multimodal approach. For the textual analysis, Fairclough's Critical Discourse Analysis (2001) was used, applying the categories of Intertextuality and Interdiscursivity and, finally, the Musical Critical Analysis, supported by the perspective of Van Leeuwen (2012) and by French theory focused on the musical enunciator, completes the theoretical reference of this work. After this scientific investigation, it was concluded that, in the musical context of the campaign, the action reveals the various chauvinist and sexist discourses and the violence of genders that go unnoticed by many people. This happens due to the musical artifacts that disguise the power relations present there, hide the brutality of violence against women and function as an ideological deception. The campaign's initiative managed to alert society — still patriarchal — about the perpetuation and naturalization of such speeches and how they can influence the individual's actions.

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  • HANNA ANDRESSA DO CARMO FURTADO OLIVEIRA
  • NO TRAÇO DA FANTASIA, DESPIR O REAL: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO REALISMO DE EÇA DE QUEIRÓS

  • Orientador : MELISSA GONÇALVES BOËCHAT
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
  • ELIANA DA CONCEICAO TOLENTINO
  • MELISSA GONÇALVES BOËCHAT
  • ROBERTA GUIMARAES FRANCO FARIA DE ASSIS
  • Data: 29/03/2021

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação analisa a literatura realista queirosiana enquanto manifestação documentada da
    memória de um dos pensadores substanciais na formação política e identitária de Portugal. A
    fim de verificar as inter-relações entre o valor histórico e o progresso cultural e artístico no
    século XIX português, concentramos nossas observações em três diferentes obras –
    Uma
    Campanha Alegre
    (1890), edição dos fascículos presentes na revista As Farpas (1871); A
    Relíquia
    (1887); e A Cidade e As Serras (1901), assim como em ensaios e conferências do
    grupo literário
    Geração de 70. Serviram como base as teorias de Luiz Costa Lima (2002) e
    Antonio Candido (2006) acerca das correspondências entre os estudos literários e a análise
    social do meio retratado, no intuito de discutir as interligações que Literatura e Sociedade
    exercem na composição da narrativa realista. Por conseguinte, para compreender a influência
    de marcos históricos do desenvolvimento de Portugal-nação na literatura queirosiana, assim
    como na formação de uma identidade nacional da geração literária realista, recorremos aos
    conceitos de “alma nacional” e “autognose”, discutidos pelo filósofo Eduardo Lourenço (2016),
    e às considerações do historiador Ernest Renan (1888) acerca da formação de uma identidade
    nacional. Ao tomar a observação e a memória queirosianas como bases de sua criação artística
    e da documentação literária, apoiamo-nos na teoria do romance experimental de Émile Zola
    (1881), em considerações de Maurice Halbwachs (1990) sobre a memória individual enquanto
    testemunho, e nos estudos da Nova História de Carlo Ginzburg (2006; 2007) que sustentam a
    possibilidade do documento literário.



  • Mostrar Abstract
  • This master's thesis analyzes the Realism of Eça de Queirós as a literary document of the
    memory of one of the substantial thinkers in the political and identity formation of Portugal.
    We aim to analyze the mutual relations between historical value and cultural progress in
    Portugal of the 19th century. It analyzes
    Uma Campanha Alegre, published in 1890 containing
    the chronicles from
    As Farpas (1871); A Relíquia (1887); and A Cidade e As Serras (1901),
    and some conferences of the literary group “The Seventies Generation”. Aiming to discuss the
    correlations between literary studies and social analysis, we use the theories of Luiz Costa Lima
    (2002) and Antonio Candido (2006) to verify the interrelationships between Literature and
    Society in the composition of the Realist novels. Furthermore, to understand the influence of
    Portugal's history on Queirosian literature, as well as on the formation of a national identity in
    literary Realism, we have recurred to the concepts of "
    alma nacional" and "autognose"
    discussed by the philosopher Eduardo Lourenço (2016), and the historian Ernest Renan's (1888)
    thesis about the formation of a national identity. Considering that the basis of the literary
    Realism are extended by Eça de Queirós' observation and social memory, we are supported by
    Émile Zola's (1881) theory of “The experimental novel”, as well as on Maurice Halbwachs'
    (1990) studies on individual memory as a historical testimony, and Carlo Ginzburg's conception
    of the Microhistory (2006; 2007) that supports the possibility of the literary documents.


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  • LEANIA MAGALHÃES URSINE
  • O POLÍTICO NO ACONTECIMENTO ENUNCIATIVO: A PALAVRA VADIA E SEUS MOVIMENTOS DE (RE)SIGNIFICAÇÃO

  • Orientador : LUCIANI DALMASCHIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO LUIZ ASSUNCAO
  • LUCIANA FRACASSI STEFANIU
  • LUCIANI DALMASCHIO
  • Data: 29/03/2021

  • Mostrar Resumo
  • Devido às novas significações da palavra vadia, com sentidos de valoração da mulher, surgidas
    a partir da Marcha das Vadias, em edições que ocorreram de 2011 a 2018 aqui no Brasil,
    elegemos a nomeação ‘vadia’ como objeto de estudo. Nosso aporte teórico para esse estudo são
    os pressupostos apresentados pela Semântica da Enunciação. Por carregar em si produções de
    sentidos distintos e, por vezes, opostas, a depender do espaço enunciativo no qual se encontra,
    a palavra ‘vadia’ é profícua para a percepção do político operando na língua. Assim, em termos
    mais abrangentes, nosso objetivo principal é a reflexão sobre os agenciamentos enunciativos,
    configurados politicamente, que são realizados, a fim de que ocorra a (re)significação dessa
    palavra. Para desenvolver a análise a que nos propomos, buscamos, inicialmente, por textos que
    discutem a história da mulher. A seguir, elaboramos o
    corpus da pesquisa por meio de entradas
    de busca nas plataformas
    Google, Twitter e YouTube, à procura de referenciais históricos que
    ancoram a regularização do sentido pejorativo da palavra vadia, combatido pela marcha, assim
    como enunciados que constroem um novo referencial, o da liberdade da mulher. E, por fim,
    apresentamos os movimentos de sentido acerca da representação social da mulher, apontada
    pela significação de liberdade reescrita em vadia, ou seja, analisamos o político operando
    na/pela língua através do sujeito político.



  • Mostrar Abstract
  • Due to the new meanings of the word “slut” in terms of valuing women, which emerged from
    the Slutwalk, in editions that took place from 2011 to 2018 in Brazil, we elected the nomination
    “slut” as the object for study. Our theoretical contribution to this study is the assumptions
    presented by the Semantics of Enunciation. As this word has productions of different and
    sometimes opposite meanings, the noun "slut" is useful in the perception of the political
    operating in the language. Hence, in broad terms, our main aim is the reflection about
    enunciative assemblies, politically configured, which are performed concerning the
    (re)meaning of such a word. In order to develop the analysis that we propose, we search for
    texts that discuss the women’s history. Moreover, we collected the corpus through search on
    the Google database, and Twitter and YouTube platforms, looking for historical referentiality
    that attach the regularization of the pejorative meaning of the noun "slut", fought by the walks,
    as well as statements that build a new referentiality, the women's freedom. Ultimately, we
    present the movements of meaning about the social representation of women, marked by the
    meaning of freedom rewritten as a slut, i.e., we analyzed the politics operating in the language
    through the political subject.


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  • STEFAN WILLIAN OLIVEIRA DA SILVA
  • Canibalismo e literatura: a crítica social e o mundo bizarro em Jantar Secreto

  • Orientador : JOAO BARRETO DA FONSECA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CILENE MARGARETE PEREIRA
  • JOAO BARRETO DA FONSECA
  • MARIA ANGELA DE ARAUJO RESENDE
  • Data: 13/04/2021

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação compreende o estudo do livro Jantar Secreto (2016), de Raphael
    Montes, que tem como temática central o canibalismo. Com este texto, buscou-se
    estabelecer associações entre trechos da obra com o mundo real contemporâneo
    que alimenta essa narrativa carregada de elementos hiperbólicos, que se revelam
    através do suspense, do horror e do grotesco. Surgiu assim, a necessidade de
    estabelecer paralelos da narrativa do autor com as produções literárias de Rubem
    Fonseca, o que evidenciou a forte influência deste escritor sobre Montes,
    principalmente em contos como Anjos das Marquises do livro Confraria dos
    Espadas (1986) e Nau Catrineta da obra Feliz Ano Novo (1975). Traçou-se
    também um panorama da Antropofagia no Brasil, desde seu aspecto histórico-
    cultural com os indígenas e o Movimento Antropofágico, passando pela literatura,
    até o canibalismo de hoje, que cumpre um papel de crítica e denúncia nas artes,
    além de alertar sobre os males da desigualdade social forjada em solo brasileiro
    desde a colonização. Verificou-se que alguns elementos da ficção literária como o
    canibalismo, o tráfico de órgãos e a desigualdade social que produz situações
    violentas, também estão presentes na vida real, caracterizada pelo mal-estar pós-
    moderno decorrente de sistemas neoliberais, que promovem a necropolítica. Por
    fim, mostrou-se como o tema canibalismo está presente nas mais diversas
    expressões artísticas, o que evidencia uma sociedade que se interessa cada vez
    mais pelo assunto, que pode ganhar diferentes significados devido à subjetividade
    do artista/escritor, mas na maioria das vezes possui um viés crítico nos âmbitos
    literário, social e político.


  • Mostrar Abstract
  • This Master’s Thesis presents a case study of Jantar Secreto (2016), written by
    Raphael Montes, in which the main theme revolves around cannibalism. The aim of
    this work was to associate excerpts from the novel to aspects of the contemporary
    world which endorses this narrative. Jantar Secreto (2016) is filled with hyperbolic
    elements, which reveals themselves through suspense, the horror, and the
    grotesque. A parallel between the narrative and Rubem Fonseca’s literary works was
    established and it revealed that Fonseca had a strong influence on Montes’ writings,
    especially in short stories such as Anjos da Marquises, published in the collection
    Confraria das Espadas (1986), and Nau Catrineta, part of book Feliz Ano Novo
    (1975). Then, a historical background about Anthropophagy in Brazil was traced,
    from its historical and cultural aspects in indigenous communities, to the
    Anthropophagic Movement, its presence in literature, and its contemporary
    representations in the Arts, in which it assumes a position of criticism and denounce,
    besides drawing attention to problems related to the social inequality inherited from
    the colonization process in Brazil. Thus, it became clear that some elements from
    literary fiction, namely cannibalism, organs traffic and social inequality producing
    violent situations, are common in a real life that is characterized by a post-modern
    discontent, a consequence of the necropolitics promoted by neoliberal systems.
    Finally, the presence of cannibalism in different forms of artistic expressions was
    underlined, and it indicated that society is becoming more interested in this topic,
    even though its representation acquires new meanings depending on the subjectivity
    of the artist/author. However, most of the times, cannibalism holds a critical bias in
    literary, social, and political spheres.

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  • THAYNA DE CASSIA DO NASCIMENTO FARIA
  • CORPOS SOB PRESSÃO: IDENTIDADES E NARRATIVAS DA MULHER CONTEMPORÂNEA NO INSTAGRAM

  • Orientador : KATIA HALLAK LOMBARDI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GABRIELA SANTOS ALVES
  • JOAO BARRETO DA FONSECA
  • KATIA HALLAK LOMBARDI
  • MARIA ANGELA DE ARAUJO RESENDE
  • Data: 15/04/2021

  • Mostrar Resumo
  • A tematização do corpo da mulher sob a perspectiva da desconstrução de paradigmas relacionados à beleza e ao comportamento tem-se feito presente nas esferas pública e privada. Tais aspectos parecem passar por revisão e a narrativa que promove o corpo perfeito ou ideal vem dando lugar à propostas de auto aceitação e reconstrução das identidades. Considerando o contexto em que as redes sociais atuam sob a reformulação do que é “ser mulher”, como objeto de estudo, analisamos o perfil no Instagram da influenciadora digital Mirian Bottan. Investigamos de que forma a criação de autonarrativas nas redes sociais possibilitam à mulher a ocupação de novos espaços sociais, para além das objetificações e outras tensões como a centralização de suas identidades. Para compor o corpus da análise foram selecionadas postagens – imagens e legendas – do perfil de Mirian Bottan que abordam a questão dos corpos e comportamentos, tendo como referência as contribuições teóricas de Simone de Beauvoir, Judith Butler, Naomi Wolf, Susan Sontag, Philippe Lejeune, entre outros autores. Desse modo, discutimos como, na contemporaneidade, tais postagens podem atuar no processo de reconstrução de identidades da mulher e promover novas formas de narrativas.


  • Mostrar Abstract
  • The thematization of the woman's body from the perspective of deconstructing paradigms related to beauty and behavior has been present in the public and private spheres. Such aspects seem to be under review and the narrative that promotes the perfect or ideal body has been giving place to self-acceptance proposals and reconstruction of identities. Considering the context in which social networks operate under the reformulation of what “being a woman” is, as an object of study, we analyzed the profile on Instagram of the digital influencer Mirian Bottan. We investigated how the creation of self-narratives in social networks allows women to occupy new social spaces, in addition to objectifications and other tensions such as the centralization of their identities. To compose the corpus of the analysis, were selected posts – images and captions – from the profile of Mirian Bottan that approach the question of bodies and behaviors, having as reference the theoretical contributions of Simone de Beauvoir, Judith Butler, Naomi Wolf, Susan Sontag, Philippe Lejeune, among other authors. Thus, we discuss how, in contemporary times, such posts can act in the process of reconstructing women's identities and foment new forms of narratives.


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  • AUGUSTO MANCIM IMBRIANI
  • “[A]preensões e terror. A natureza delas. Espelho.”: o são vigiado e insano vigilante Lima Barreto

  • Orientador : MARIA ANGELA DE ARAUJO RESENDE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOAO BARRETO DA FONSECA
  • MARIA ANGELA DE ARAUJO RESENDE
  • ROBERTA GUIMARAES FRANCO FARIA DE ASSIS
  • Data: 16/04/2021

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho intenta-se levantar uma proposta de leitura – e sua justificativa – da obra de Lima Barreto como produções autoficcionais. Motivada pela percepção da recepção crítica de sua obra, a análise em questão propõe percurso investigativo que perpasse os estudos acerca da loucura, sob um olhar comparativo entre os pensamentos filosóficos humanistas e iluministas; das escritas de si, sob a consideração de que seja a elas inerente um processo de ficcionalização do eu; e da autoficção, refletindo, a partir das compreensões de seus conceitos, nas possibilidades de categorização das obras aqui analisadas. Os textos literários trazidos aqui como objeto de estudo são Diário do Hospício (2017) e Cemitério dos vivos (2017), ambas as obras escritas por Lima Barreto nos períodos durante os quais o autor foi internado no Hospital de Alienados do Rio de Janeiro, sob o diagnóstico de alucinações advindas do alcoolismo.


  • Mostrar Abstract
  • Through this work, is intended to raise a proposal for reading – and its justification – of some of the Lima Barreto's works as self-fictional productions. Motivated by the perception of the late critical reception of his work, the analysis here brought aims to realize an investigative path that permeates studies about madness, under a comparative look between both humanist and illuminist philosophical thoughts; of the self writings, under the consideration that it is inherent to them a process of self-fictionalization; and self-fiction, reflecting, from the understandings of its concepts, on the possibilities of categorization of the works analyzed here. The literary texts brought here as object of study are Diário do Hospício (2017) and Cemitério dos vivos (2017), both written by Lima Barreto during the periods during which the author was admitted to an asylum in Rio de Janeiro, under the diagnosis of hallucinations caused by alcoholism.

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  • CARLA CASSIANO DE ALMEIDA
  • REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DO TRABALHO FEMININO: AS MÃOS E AS MARCAS NO “EU, EMPREGADA DOMÉSTICA”

     

  • Orientador : NADIA DOLORES FERNANDES BIAVATI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FERNANDA DE CASTRO MODL
  • CLAUDIO MARCIO DO CARMO
  • NADIA DOLORES FERNANDES BIAVATI
  • Data: 08/09/2021

  • Mostrar Resumo
  • Em diálogo  interdisciplinar  com  os estudos  historiográficos  e  culturais,  a  presente  pesquisa  parte de uma perspectiva discursiva, destacando os planos social e da  materialidade  linguística,  bem como o olhar construtivista à sociedade  para investigar como empregadas domésticas são representadas na página do Facebook Eu, Empregada doméstica, relatando o modo como  o  trabalho perpassa  a  vida  social,  conforme depoimentos (re)(a)presentados  em  página  de  rede  social.  Propomos  questionar,  por  via da Análise Crítica do Discurso, o modo como  se  constituem  os  relatos  de  empregadas domésticas postados na fanpage do Facebook Eu, empregada doméstica, criada pela ex empregada doméstica, professora e rapper: Preta Rara, bem como a identidade dessas trabalhadoras na página. O problema da discriminação, da exploração e da (in)visibilidade das empregadas fica à mostra no presente estudo discursivo, em que se utilizam também alguns aportes dos estudos culturais e da Sociologia para produzirmos reflexões sobre o trabalho doméstico. Considerando a perspectiva construtivista da sociedade e da cultura, ancorada  nos estudos do sociólogo Anthony Giddens,  o presente trabalho vislumbra o olhar para o(s) discurso(s),  que  compreende(m),  segundo  Fairclough  (2001),  o  uso  da  linguagem   como prática social, e aponta para o modo como  vemos  o  mundo  e  o  (re)  significamos.  Com esses pontos em mente, lançamos mão da proposta de Fairclough (2001; 2003) e de alguns conceitos  base  deste  trabalho,  como  os  significados  acional,   representacional   e identificacional para tratar o objeto, e alguns procedimentos para a análise textual são essenciais para a análise, sem perder de vista a proposta tridimensional de análise discursiva  crítica  face  à  perspectiva  dos  significados  que  cercam  o olhar para a página em questão, destacando  os relatos.  Desse  modo, serão analisadas as práticas sociais que refletem e reconstituem os padrões  históricos  sociais  mais  amplos  de  exclusão presentes nos relatos, considerando que os relatos são práticas discursivas sobre a empregada doméstica. Ao tratar dos significados, percebe-se a forte presença dos dizeres  da identidade empregada que “fala” sobre si. Por vezes, há o narrar a história  do outro  enquanto  denúncia social da condição de trabalhadoras domésticas com quem conviveram. Trabalhamos, portanto, com  o conjunto de implicações  desses dizeres e como eles são manifestados.

     



  • Mostrar Abstract
  • In a multidisciplinar dialogue with historical and cultural studies, this research takes a discursive perspective, highlighting the social and linguistic materiality, as well as a constructivist look to society in order to investigate how female domestic workers are represented on the Facebook page called Eu, Empregada doméstica, reporting the way work goes through social life, according to (re)presented comments in a social media page. We propose to question, through the Critical Discourse Analysis, the way the female domestic workers’ reports are constituted on the fanpage Eu, empregada doméstica, created by the ex-domestic worker, teacher and rapper Preta Rara, as well as the identity of those female workers on the page. The problem of discrimination, exploration and (in)visibility of the workers is showed in this discursive study, in which is also used some contribuitions from cultural studies and Sociology so we can reflect about domestic work. Considering the constructivist perspective of society and culture, anchored by the studies of the sociologist Anthony Giddens, this work forsees the speech(es), that comprehend, according to Fairclough (2001), the use of language as a social practice, and points to the way we see the world and (re)signify it. With this in mind, we use the proposed by Fairclough (2001; 2003) and of some main concepts of this work, as the acional, representation and identification to handle the object, and some procedures to the textual analysis are essential to the analysis, without losing sight of the tridimensional proposal from critical discursive analysis with the perspective of the meanings that, highlighting the reports. Therefore, will be analysed the social practices that reflect and reconstruct wider social historical standards presente on the reports, considering that the reports are discursive practices about housemaids. When dealing with the manings, we notice the significant presence of housemaid’s sayings that “speaks” about herself. Sometimes there is the narrative of the other’s story, while a social denoucement to the housemaid’s condition with whom they lived with. We work, therefore, with the implications of these sayings and how they are manifested.

     

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  • SARAH FERREIRA RODRIGUES
  • Uma análise crítica das representações discursivas sobre o feminicídio nos portais G1 e Brasil de Fato

  • Orientador : CLAUDIO MARCIO DO CARMO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIO MARCIO DO CARMO
  • PAULO HENRIQUE CAETANO
  • CHRISTINA FERRAZ MUSSE
  • Data: 09/09/2021

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma análise crítica das  representações discursivas sobre o fenômeno do feminicídio em dois portais jornalísticos on-line, sendo eles G1 e Brasil de Fato. Essa investigação se faz relevante visto que o Brasil foi recentemente classificado como tendo a quinta maior taxa de feminicídios do mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o que demonstra a gravidade desse problema social no país. A mídia integra o poder simbólico, e, por meio da produção de produtos midiáticos, distribui formas simbólicas na sociedade, fazendo com que as pessoas utilizem dos recursos disponibilizados por ela para estabelecer sua compreensão de mundo (THOMPSON, 1998). Já o discurso consiste numa prática de representação e significação do mundo, constituindo e construindo o mundo em significado (FAIRCLOUGH, 2001). Portanto, a relevância da mídia na formação da opinião pública justifica o interesse por estudar fenômenos sociais pelo viés midiático. Por outro lado, investigar a questão do feminicídio sobre uma perspectiva discursiva permite a observação de como aspectos da linguagem se entrecruzam com estruturas sociais mais amplas, possibilitando a compreensão de quais os discursos sobre o feminicídio têm circulado amplamente na sociedade brasileira. Além do mais, o feminicídio consiste num crime motivado por questões de gênero, o que torna a discussão sobre gênero, patriarcado e papéis sociais um aspecto central dessa pesquisa. De um ponto de vista teórico-metodológico, nos apoiamos principalmente na análise crítica do discurso proposta por Fairclough (1995, 2001, 2003)  para a realização dessa pesquisa, mobilizando também alguns pressupostos da Lingüística Sistêmico-Funcional e da Lingüística de Corpus. Partindo de um corpus de pequena dimensão (cf. SINCLAIR, 2001) e com o apoio nos dados levantados por meio do programa AntConc (ANTHONY, 2019)  procurou-se explicitar as relações lexicais construídas com a palavra-chave feminicídio, visando compreender a quais ordens do discurso o termo está sendo relacionado, bem como descrever seu uso e associações temáticas nos portais G1 e Brasil de Fato. Para viabilizar a análise voltamos nossa atenção primeiramente à linguagem, partindo da  padronização da palavra-chave feminicídio e, posteriormente, relacionando seu uso à coesão textual. Também integrou a análise as condições de produção, distribuição e consumo dos textos, a partir do mapeamento das características dos veículos estudados, atentando para o contexto institucional e social da mídia, por meio da observação de relações de poder e ideologia presentes nos discursos sobre o tema que são evocados no corpus. Por meio dessa investigação foi possível afirmar que o perfil semântico da palavra-chave feminicídio apresenta diferenças aos observamos os portais G1 e Brasil de Fato. Enquanto no portal G1, o feminicídio liga-se principalmente ao campo discursivo criminal e policial, voltado para uma perspectiva factual do fenômeno, no portal Brasil de Fato são acionados o discurso da militância e um discurso sociológico, focado na discussão do feminicídio como um problema social, buscando um aprofundamento crítico na questão e na necessidade de se combater esse tipo de crime.


  • Mostrar Abstract
  • The main objective of the present work is to carry out a critical analysis of the discursive representations of the phenomenon of femicide in two online journalistic portals, namely G1 and Brasil de Fato. This investigation is relevant since Brazil was recently classified as having the fifth highest rate of femicide in the world according to the World Health Organization (WHO), which demonstrates the seriousness of this social problem in the country. The media integrates symbolic power and, through the production of media products, distributes symbolic forms in society, making people use the resources made available by it to establish their understanding of the world (THOMPSON, 1998). Discourse, on the other hand, consists of a practice of representation and meaning of the world, constituting and constructing the world in meaning (FAIRCLOUGH, 2001). Therefore, the relevance of the media in the formation of public opinion justifies the interest in studying social phenomena through a media bias. On the other hand, investigating the issue of femicide from a discursive perspective allows the observation of how aspects of language intersect with broader social structures, enabling the understanding of which discourses on femicide have circulated widely in Brazilian society. Furthermore, femicide is a crime motivated by gender issues, which makes the discussion about gender, patriarchy and social roles a central aspect of this research. From a theoretical-methodological point of view, we rely mainly on the critical discourse analysis proposed by Fairclough (1995, 2001, 2003) to carry out this research, also mobilizing some assumptions from Systemic-Functional Linguistics and Corpus Linguistics. Starting from a small corpus (cf. SINCLAIR, 2001) and with the support of data collected through the AntConc program (ANTHONY, 2019), we sought to explain the lexical relations built with the keyword femicide, in order to understand which Discourse orders the term is being listed, as well as describing its use and thematic associations in the G1 and Brasil de Fato portals. To make the analysis feasible, we first turned our attention to language, starting from the standardization of the femicide keyword and, later, relating its use to textual cohesion. The analysis of the conditions of production, distribution and consumption of texts was also part of the analysis, based on the mapping of the characteristics of the studied vehicles, paying attention to the institutional and social context of the media, through the observation of power relations and ideology present in the discourses on the themes that are evoked in the corpus. Through this investigation, it was possible to affirm that the semantic profile of the femicide keyword presents differences when we observe the two portals G1 and Brasil de Fato. While in the G1 portal, femicide is mainly linked to the criminal and police discursive field, focused on a factual perspective of the phenomenon, in the Brasil de Fato portal the discourse of militancy and a sociological discourse are activated, focused on the discussion of femicide as a social problem, seeking a critical analysis of the issue and the need to combat this type of crime.

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  • LÍVIA FRANCIELE DA SILVEIRA DONINI GRASSMANN
  • Discurso de ódio x liberdade de expressão no discurso jurídico: o caso dos quilombolas

  • Orientador : CLAUDIO MARCIO DO CARMO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GLENDA CRISTINA VALIM DE MELO
  • CLAUDIO MARCIO DO CARMO
  • NADIA DOLORES FERNANDES BIAVATI
  • Data: 10/09/2021

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo tem como tema o discurso de ódio em contraposição com a liberdade de expressão sobre a Análise do Discurso Jurídico e o caso dos quilombolas que ocorreu com o até então deputado federal Jair Messias Bolsonaro, atual presidente da República no Brasil. Esta tese de mestrado busca retratar a estrutura do discurso e como foi inocentado perante uma frase e expressão claramente xenofóbica e racista emanada pelo deputado que foi entendido se tratar de um discurso que não foi dotado de crime por estar em campanha política e que não fosse possível manter uma condenação neste sentido. Diversos questionamentos surgem dentro dessa constituição de análise do discurso e, por essa razão, o desenvolvimento desta tese pauta-se em investigar e apresentar argumentos que refletem a necessidade de se limitar a liberdade de expressão em busca de obstar casos de discurso de ódio no Brasil. Dentro dessa concepção, esta tese foi dividida em quatro capítulos. O primeiro capítulo é construído com base na estrutura do poder judiciário na Constituição Federal de 1988. Posteriormente, trata-se de examinar a Análise Crítica do Discurso, considerando uma abordagem teórico-metodológica da Análise Crítica do Discurso (ACD), seus conceitos básicos, o modelo tridimensional exposto pelo autor Norman Fairclough, além de apreciar sobre os meios e símbolos do poder e modos de operacionalizar a ideologia. Ainda neste mesmo capítulo, trata-se de investigar e apresentar de forma sucinta os operadores argumentativos e a intertextualidade e, por fim, a Análise Crítica do Discurso Jurídico. No capítulo três infere-se em elucidar sobre o discurso de ódio versus a liberdade de expressão. E por fim, considerando a análise prévia perante um breve resumo do objeto de análise que se referem às ações que foi julgado Jair Messias Bolsonaro e o caso dos quilombolas. A metodologia utilizada pauta-se em considerar uma análise qualitativa, ressaltando as doutrinas e os artigos científicos devidamente publicados, compartilhando seus entendimentos e posicionamentos que, invariavelmente, expõe-se de uma forma política, social e jurídica perante o caso em questão, além de revisar documentalmente os processos no poder judiciário que analisaram a conduta do deputado. A construção do texto foi inteiramente pautada nas considerações dos autores e que, ao final, ressalta-se o posicionamento da autora para buscar construir um cenário brasileiro mais adequado em razão dos crimes de discurso de ódio.


  • Mostrar Abstract
  • This present study has as its theme the hate speech in opposition to the freedom of expression on the Analysis of the Legal Discourse and the case of the natives that occurred with the federal deputy JairMessiasBolsonaro, current president of the Republic in Brazil. This master's thesis seeks to portray the structure of the speech and how he was acquitted in the face of a clearly xenophobic and racist phrase and expression issued by the deputy who was understood to be a speech that was not endowed with crime because it was in a political campaign and that it was not possible maintain a conviction in this regard. Several questions arise within this constitution of discourse analysis, and for this reason, the development of this thesis is based on investigating and presenting arguments that reflect the need to limit freedom of expression in order to prevent cases of hate speech in Brazil. Within this conception, this thesis was divided into four chapters. The first chapter is based on the structure of the judiciary in the Federal Constitution of 1988. Subsequently, it examines the Critical Discourse Analysis, considering a theoretical-methodological approach of the Critical Discourse Analysis (CDA), its basic concepts, the three-dimensional model exposed by the author Norman Fairclough, in addition to appreciating about the means and symbols of power and ways of operationalizing ideology. Also in this same chapter, it is a question of investigating and succinctly presenting the argumentative operators and intertextuality and, finally, the Critical Analysis of Legal Discourse. In chapter three it is inferred to elucidate about hate speech versus freedom of expression. And finally, considering the previous analysis before a summary of the object of analysis that refer to the actions that was judged JairMessiasBolsonaro and the case of natives. The methodology used is based on considering a qualitative analysis, highlighting the doctrines and scientific articles duly published, sharing their understandings and positions that, invariably, are exposed in a political, social, and legal way in relation to the case in question, in addition to documentally review the processes in the judiciary that analyzed the deputy's conduct. The construction of the text was entirely based on the authors' considerations, and, in the end, the author's position is highlighted to seek to build a more adequate Brazilian scenario due to hate speech crimes.

2020
Dissertações
1
  • MATEUS SILVEIRA BELLO
  • ENTRE O “FOGO” E A “ELETRICIDADE”: O NÓS EM PRONUNCIAMENTOS DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (1979 - 2018)

  • Orientador : ARGUS ROMERO ABREU DE MORAIS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARGUS ROMERO ABREU DE MORAIS
  • EDMUNDO NARRACCI GASPARINI
  • MONICA GRACIELA ZOPPI FONTANA
  • Data: 18/08/2020

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho de dissertação objetiva analisar a polarização argumentativa em pronunciamentos de Luiz Inácio Lula da Silva (doravante, Lula) no período de 1979 a 2018, no que se refere à dicotomização que opõe o Nós, o qual representa o seu grupo, ao Eles, aqueles considerados adversários. Interessa-nos, assim, avaliar como a presença estruturante de tais marcas argumentativas, bem como suas associações semânticas via itens lexicais, revelam suas estratégias discursivas na construção do discurso político ao longo das últimas 4 (quatro) décadas. De forma mais específica, verificaremos como ocorre a articulação entre as marcas de conciliação política lulista (SINGER, 2012), a fala pública (COURTINE, 2006; 2009; 2015; PIOVEZANI, 2015) e a modalidade argumentativa polêmica (AMOSSY, 2017) através das nóscaptações (DAHLET, 2016) na oposição argumentativa Nós x Eles em 6 (seis) pronunciamentos de Lula ao longo da sua trajetória como sindicalista e político. Tais pronunciamentos contemplam 4 (quatro) enunciadores distintos, a saber: o Sindicalista, o Candidato à Presidência, o Presidente e o Ex-Presidente. Almejamos, com isso, perceber as permanências e transformações no seu exercício da fala pública no Brasil. Para tal, organizamos o presente texto em três capítulos, quais sejam: Capítulo 1, intitulado “Eu não sou uma pessoa, sou uma ideia: o lulismo e a fala pública na política brasileira”; Capítulo 2, intitulado “Nós x eles: a polarização no discurso político”; Capítulo 3, intitulado “Entre o fogo e a eletricidade: os Nós em pronunciamento de Luiz Inácio Lula da Silva (1979 – 2018)”.


  • Mostrar Abstract
  • The present dissertation work aims to analyze the argumentative polarization in statements by Luiz Inácio Lula da Silva (henceforth, Lula) in the period from 1979 to 2018, regarding the dichotomization that opposes We, which represents his group, to Them , those considered opponents. We are interested, therefore, in evaluating how the structuring presence of such argumentative marks, as well as their semantic associations via lexical items, reveal their discursive strategies in the construction of political discourse over the last 4 (four) decades. In a more specific way, we will verify how the articulation between Lulista political conciliation marks occurs (SINGER, 2012), public speech (COURTINE, 2006; 2009; 2015; PIOVEZANI, 2015) and the controversial argumentative modality (AMOSSY, 2017) through of the captivations (DAHLET, 2016) in the argumentative opposition We x Them in 6 (six) Lula's pronouncements throughout his trajectory as a unionist and politician. Such pronouncements include 4 (four) distinct enunciators, namely: the Unionist, the Presidential Candidate, the President and the Former President. With this, we aim to understand the permanences and transformations in the exercise of public speech in Brazil. To this end, we have organized this text into three chapters, namely: Chapter 1, entitled “I am not a person, I am an idea: Lulism and public speech in Brazilian politics”; Chapter 2, entitled “We x them: polarization in political discourse”; Chapter 3, entitled “Between fire and electricity: the We in a speech by Luiz Inácio Lula da Silva (1979 - 2018)”.

2
  • HELENA GALDINA BEZERRA PORFIRIO
  • A COMUNICAÇÃO (IM)POSSÍVEL DE FABIANO DO ‘LIVRINHO’ DE GRACILIANO RAMOS

  • Orientador : ELIANA DA CONCEICAO TOLENTINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RAQUEL BEATRIZ JUNQUEIRA GUIMARÃES
  • ELIANA DA CONCEICAO TOLENTINO
  • JOAO BARRETO DA FONSECA
  • Data: 26/10/2020

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação analisa as possibilidades de comunicação do personagem Fabiano no romance Vidas secas (1938), do autor nordestino Graciliano Ramos. O estudo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica direcionada pelos textos que tratam da atividade linguística de Fabiano, principalmente, no que tange ao seu desempenho discursivo dentro das relações de produção entre o proprietário e o vaqueiro, relações estas que marcam a sociedade oligárquica dos primeiros decênios do século XX. Por haver muitas publicações críticas sobre o autor e sua obra, optamos por utilizar aquelas que trazem discussões acerca da escrita singular de Graciliano e do seu fazer literário como modo de dar visibilidade a sujeitos considerados “pobre-diabos”. Por se tratar de um período em que havia um movimento em prol do Nordeste, procurou-se contextualizar a época da escrita do romance que teve influência na escolha do tema e na linguagem dos personagens. Propomos também uma discussão acerca do papel do intelectual ao representar sujeitos subalternizados.


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  • This essay analyzes the possibilities of communication found in the character Fabiano from the novel Vidas Secas (1938), written by the northeastern author Graciliano Ramos. A bibliographic research, headed by the texts that deal with Fabiano's linguistic activity, was the chosen methodology, focusing mainly on his discursive performance within the production relations between the owner and the cowboy, relations that mark the oligarchic society of the first decades from the 20th century. Because there are many critical theories about the author and his work, it was chosen to use those that bring discussions about Graciliano's singular writing and the way his literary work promotes visibility to subjects considered “poor-devils”. As it was a period in which there was a political movement in favor of the brazilian northeast region, this article contextualizes the time period the novel was written and how it
    influenced the choice of theme and the characters’ language. This essay also proposes a discussion about the intellectuals’ role in representing subordinated subjects. 

3
  • POLIANA MAGALHÃES OLIVEIRA
  • O CINEMA COMO SEMIÓTICA SINCRÉTICA: A PROPOSTA BEIVIDIANA

  • Orientador : ANTONIO LUIZ ASSUNCAO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CONRADO MOREIRA MENDES
  • ANTONIO LUIZ ASSUNCAO
  • CLAUDIO MARCIO DO CARMO
  • Data: 16/12/2020

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  • Nesta pesquisa propomos a compreensão do cinema enquanto semiótica sincrética, do ponto de vista da proposta elaborada por Waldir Beividas. Para isso, valemo-nos da teoria semiótica de Greimas e de seus antecessores, para compreender a abordagem aqui presente e a concepção de sincretismo apresentada por Hjelmslev, a partir dos estudos precursores de Saussure. Ao final, realizamos uma demonstração de análise do modelo apresentado.


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  • In this research we propose the understanding of cinema as syncretic semiotics, from the point of view of the theoric model developed by Waldir Beividas. With this purpose, we make use of the semiotic theory of Greimas and his predecessors, in order to understand the approach presented here, and the concept of syncretism proposed by Hjelmslev, from the precursor studies of Saussure. At the end, we provide a demonstration of analysis of
    the model presented.

2019
Dissertações
1
  • CARLOS HENRIQUE BEM GONÇALVES
  • Por uma performance polêmica: as visadas argumentativas como estratégia de contestação da heterossexualidade compulsória

  • Orientador : ARGUS ROMERO ABREU DE MORAIS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARGUS ROMERO ABREU DE MORAIS
  • LUIZ ADEMIR DE OLIVEIRA
  • RODRIGO BORBA
  • Data: 23/08/2019

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  • Por uma performance polêmica: as visadas argumentativas como estratégia de contestação da heterossexualidade compulsória


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  • For a controversial performance: the argumentative aims as a strategy to contest compulsory heterosexuality

2
  • ANA CAROLINA ALCANTARA DA SILVA
  • Professor e aluno em orientaçãoes sobre leitura e escrita de língua portuguesa: parâmetros curriculares nacionais (1998 e a base nacional comum curricular (2017)

  • Orientador : NADIA DOLORES FERNANDES BIAVATI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDMUNDO NARRACCI GASPARINI
  • NADIA DOLORES FERNANDES BIAVATI
  • NATALIA ELVIRA SPERANDIO
  • Data: 28/08/2019

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  • Professor e aluno em orientaçãoes sobre leitura e escrita de língua portuguesa: parâmetros curriculares nacionais (1998) e a base nacional comum curricular (2017)


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  • Teacher and student in Portuguese language reading and writing guidelines: national curriculum parameters (1998) and the common national curriculum base (2017)
3
  • JULIO CESAR PAULA NEVES
  • A violência verbal em comentários de publicações da página do Senado Federal no facebook

  • MEMBROS DA BANCA :
  • DYLIA LYSARDO DIAS
  • IVAN VASCONCELOS FIGUEIREDO
  • MARCIO ROGERIO DE OLIVEIRA CANO
  • Data: 04/09/2019

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  • A violência verbal em comentários de publicações da página do Senado Federal no facebook


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  • Verbal violence in comments from publications on the Senate page on facebook
4
  • NOÊMIA DE LOURDES NASCIMENTO
  • Na Minha Pele: uma análise sob a perspectiva do Letramento Racial

  • Orientador : DYLIA LYSARDO DIAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DYLIA LYSARDO DIAS
  • CLAUDIO MARCIO DO CARMO
  • CARLA BARBOSA MOREIRA
  • Data: 10/09/2019

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  • Na Minha Pele: uma análise sob a perspectiva do Letramento Racial


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  • In My Skin: an analysis from the perspective of Racial Literacy

5
  • EDNA CRISTINA SILVEIRA
  • A NOMEAÇÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS: UM OLHAR SEMÂNTICO-ENUNCIATIVO

  • Orientador : LUCIANI DALMASCHIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDMUNDO NARRACCI GASPARINI
  • LUCIANI DALMASCHIO
  • LUIZ FRANCISCO DIAS
  • Data: 20/09/2019

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  • A presente pesquisa teve por finalidade analisar as nomeações de Programas Sociais realizadas por meio de formações nominais, a fim de verificar como elas se constituem interna e externamente e, uma vez constituídas, em qual(is) domínio(s) discursivo(s) elas se ancoram, ou seja, quais traços histórico-sociais atuam na enunciação dessas formas. Para tanto, esta pesquisa fundamenta-se nos pressupostos teóricos estabelecidos pela Semântica da Enunciação. Nessa direção, tomamos como objeto específico de análise as nomeações dos Programas Amigos da Escola; Bolsa Família; Ciência sem Fronteiras; Fome Zero e Minha Casa, Minha Vida, visto que são constituídas por meio de formações nominais. Em virtude de compreender o processo de constituição das construções nucleadas por nomes, o conceito de formação nominal ancorase em uma visão enunciativa dessas construções. Desse modo, este trabalho sustenta-se na tese de que o que move a significação de uma formação nominal são os acontecimentos enunciativos de que elas participam. Assim sendo, analisamos como se manifesta o processo articulatório entre os nomes-núcleos e os determinantes das formações nominais, enquanto elementos de perspectivação. Ademais, explicitamos de que maneira as ancoragens do passado, do memorável e as demandas do presente, da atualização influenciam na constituição da pertinência enunciativa dessas formas. E, por fim, demonstramos como essas formações nominais qualificam-se enunciativamente, por meio das direções argumentativas que mobilizam e (re)configuram os sentidos em acontecimento.


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  • This paper intends to analyze the nominations of Social Programs made through nominal formations, in order to verify how they are internally and externally constituted and, once constituted, which discursive domains they are anchored, in other words, which historicalsocial traces act in the enunciation of such forms. Hence, this research is based on the theoretical assumptions established by the Semantics of Enunciation. In this way, we take as specific object of analysis the nominations of the Programs Amigos da Escola; Bolsa Família; Ciência sem Fronteiras; Fome Zero e Minha Casa, Minha Vida, since they are constituted by nominal formations. In order to understand the process of constitution of the construction nucleated by names, the concept of nominal formation is anchored in an enunciative view of these constructions. In such manner, this work is based on the thesis that what moves the meaning of a nominal formation are the enunciative events which they take part. Thus, we analyze how the articulatory process between the name-nucleated and the determinants of nominal formations, as elements of perspective, is manifested. Furthermore, we explain how the anchorages of the past, the memorable and the demands of the present, of actualization influence the constitution of the enunciative pertinence of these forms. Finally, we demonstrate how these nominal formations enunciatively qualify through the argumentative directions that mobilize and (re) the senses in event.

6
  • JULIEMERSON JOSÉ DA SILVA
  • OS MEMES E OS EFEITOS DE SENTIDO: UM OLHAR HISTÓRICO-SOCIAL PARA A SIGNIFICAÇÃO

  • Orientador : LUCIANI DALMASCHIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIO MARCIO DO CARMO
  • LUCIANI DALMASCHIO
  • PRISCILA BRASIL GONCALVES LACERDA
  • Data: 25/09/2019

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  • Devido àgrande dinamicidade e capacidade de ressignificação da linguageme suas transformações no meio digital, nossa pesquisa elege os memes como objeto de estudo, no intuito de compreender esse fenômeno de ação coletiva na/da ciberculturasob a perspectiva da Semântica da Enunciação. Sendo assim, o presente trabalho propõe investigar como se manifesta a (re)construção dos efeitos de sentido, por meio do meme, a partir de um olhar semântico-enunciativo. Em termos mais abrangentes, nosso objetivo principal consiste em analisar os domínios estruturais bem como aqueles de ordens histórico-sociais que sustentam o processo de significação dosmemes.Para desenvolver a análisea que nos propomos, buscamosdiscutir o conceito de meme, traçando um percurso conceitual do termo eexaminandoas características que o compõem. No que tange ao tema e à delimitação do objeto de estudo, procuramosabordar os memes relacionados à ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff. A elaboração do corpusda pesquisa foi realizadapor meio de entradas de busca na plataforma Googleutilizando do processo metodológicodas redes enunciativas (DIAS, 2018). Desse modo, nossa análise permitiu identificar que a (re)construção da significação de um meme se dá por meio da relação entre semelhanças e diferenças e que, associado a sua capacidade metamórfica e adaptativa, tais fenômenos digitais se sustentam em referenciais diversificados condensando efeitos de sentido e se constituindo enquanto enunciados em rede.


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  • ABSTRACTDue to the great dynamism and capacity for resignification of language, and its transformations in the digital medium, our research elects memes as the object of study, to comprehend this phenomenon of collective action from/on cyberculture under the perspective of Semantics of Enunciation. Therefore, the current paper intends to investigate how the manifestation of the (re)construction of the effects of meaning, through memes, is done considering a Semantic-Enunciative perspective. More broadly, our goal consists in analyzing the structural domains as well as those of social-historical order that support the signification process of memes. To develop the analysis that we intend, we aimed to discuss the concept of meme, tracing a conceptual course of the term and examining the characteristics that constitute them. Concerning the theme and the delimitation of the object of study, we strived to use memes related to the former president of Brazil, Dilma Rouseff. The building of the corpusof the research was done through entries in the search engine Google using the Enunciative Networks methodological process (DIAS, 2018). Thus, our analysis allowed us to identify that the (re)construction of meaning in memes happen through the similarities and differences and that, along with their metaphorical and adaptative capacity, such digital phenomena are supported by diversified references that condense effects of meaning and it is constituted while network enunciation.

7
  • FLÁVIA RODRIGUES BORGES
  • A construçãode um lugar de memória: o “coração valente” de DilmaRousseff

  • Orientador : IVAN VASCONCELOS FIGUEIREDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DYLIA LYSARDO DIAS
  • INGRID FARIA GIANORDOLI NASCIMENTO
  • IVAN VASCONCELOS FIGUEIREDO
  • Data: 27/09/2019

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  • Apesquisa tem como objetivo analisar o “coração valente” de Dilma Roussef como um lugar de memória(NORA, 1993). A frase associada a Dilma a partir da campanha presidencial de 2014, foi inicialmente parte do jingle eleitoral do mesmo ano.Sendo Dilma a primeira mulher presidenta do Brasil, uma ex-militante da ditadura militar, entendemosque há,em torno dela,uma relação triangular entre os temas mulheres, políticas e ditadura militar. Sendo assim, vemos no “coração valente” umaforma de aglutinar esses sentidos dispersos ao longo da vida pública de Dilma.Diante disso, os objetivos específicos se dividem em três: (I) mapear e discutir Dilma Rousseff no cenário político a partir de sua biografia com a ditadura militar, do fato de ser a primeira presidenta e durante oprocesso de impeachment em 2016;(II) discutir o “coração valente” em seu contexto linguístico-discursivo baseado em Maingueneau (2014), para quemalgumas frases têm grande apelo a partir e destacadas de seu “texto-fonte” e, por fim, (III) relacionar o “coração valente” com os lugares de memória numa facesociocultural ediscursiva, especialmente com Dahlet (2015). O corpus foi formado no âmbito do Facebook em publicações em que o “coração valente” é mobilizado. Também foram utilizados materiais paratextuais como entrevistas e pronunciamentos oficiais, que dialogam com a problemática.Desta forma, além de uma frase destacada (MAINGUENEAU, 2014), estruturada para circular, especialmente em ambientes comunicacionais, analisaremos como o “coração valente” podeser parte da construção de um lugar de memória. (NORA, 1993), lidando com reforços e embates para consolidar-se discursivamente, sendo um deles o entendimento de outras mulheres sobre militância na ditadura militar, registrados por Gianordoli-Nascimento et al(2012) e Rago (2014).


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  • -

8
  • ALINE GRACIELE FERREIRA
  • AS “LOUCAS” E O MANICÔMIO: O discurso no/dos documentários Em nome da razão e Holocausto brasileiro

  • Orientador : ANTONIO LUIZ ASSUNCAO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO LUIZ ASSUNCAO
  • ARGUS ROMERO ABREU DE MORAIS
  • CARLA LEILA OLIVEIRA CAMPOS
  • Data: 29/11/2019

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  • Entre os anos de 1930 e 1980, a morte de mais de 60 mil pessoas marcou drasticamente o manicômio de Barbacena, no Estado de Minas Gerais. O psiquiatra italiano Franco Basaglia visitou, em 1979, o Hospital Colônia – o maior hospital psiquiátrico do Brasil, na época – e declarou, em uma coletiva de imprensa, que tinha visitado um campo de concentração nazista. Em 1979, o jornal Estado de Minas publicou a reportagem de Hiram Firmino, intitulada “Os porões da loucura”, que se transformou em um livro homônimo, editado pela Coleção Edições do Pasquim (volume 104). No mesmo ano, foi filmado o documentário Em nome da razão, de Helvécio Ratton. Depois, o assunto só foi retomado pela mídia em 2013, quando a jornalista Daniela Arbex fez uma série de reportagens para o jornal Tribuna de Minas, e que culminou na escrita do livro Holocausto brasileiro: vida, genocídio e 60 mil mortes no maior hospício do Brasil. Em 2016, foi lançado o documentário Holocausto brasileiro, produzido pela HBO e veiculado no canal fechado de televisão Max. Nossas inquietações surgem a partir da (re)leitura de narrativas e de fotografias de forte impacto sobre o manicômio. O número de mulheres retratadas e o espaço dado a elas nos intrigou e, parafraseando Spivak (2010), questionamos: pode a mulher “louca” falar? A “louca”, nos documentários, ganha seu espaço de fala e é constituída, com o manicômio, pelos produtores. Não deixamos de pensar que essa construção passa pelo crivo da lente dos documentaristas e dos sujeitos envolvidos, de alguma forma, com o Colônia, e, conforme vemos em Mussalim (2001), os sujeitos definem-se pelas palavras dos outros, que são, então, uma significante do outro, portanto, nossas inquietações partem dessas constituições e ressignificações. Tratamos, assim, do que chamamos, aqui, de acontecimento manicomial e, a partir disso, faremos recortes (ORLANDI, 1984) de narrativas e de imagens de mulheres “loucas” (em períodos distintos) e dos espaços que se referem ao Colônia. Nosso trabalho tenta trazer diferentes elementos significantes com o propósito de analisar os efeitos de sentidos provocados pelos documentários, uma vez que eles são povoados de silêncios e memórias – o que nos incitou a pensar em associações com a Ditadura Militar e o Holocausto Nazista. Para atingirmos nossa meta, nossa análise teve o respaldo teórico da Análise do Discurso, de linha francesa, com conceitos sobre condições de produção, formações discursivas, formações imaginárias, silêncios e memória discursiva, para pensar no trabalho da ideologia que atravessa e institui sujeitos, que determina sentidos e que silencia outras possibilidades de leitura dos/nos documentários.


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  • Between 1930 and 1980, the deaths of more than 60,000 people drastically marked the Barbacena asylum, in the state of Minas Gerais, Brazil. Italian psychiatrist Franco Basaglia visited the Colonia Hospital in 1979 – the largest psychiatric hospital in Brazil at the time –, and declared, in a news conference, that he had visited a Nazi concentration camp. Also in 1979, the Estado de Minas newspaper published a story by Hiram Firmino, entitled Nos
    porões da loucura
    , which became a book of the same name, edited by Edições do Pasquim Collection (volume 104). In the same year, Helvécio Ratton's documentary Em nome da razão was filmed. After that, the subject was only taken up by the media in 2013, when journalist Daniela Arbex wrote a series of stories for the Tribuna de Minas newspaper, which culminated in the writing of the book Holocausto brasileiro: vida, genocídio e 60 mil mortes no maior hospício do Brasil. In 2016, the documentary Holocausto brasileiro, produced by HBO and released on cable television channel HBO Max, was launched. Our concerns arise from the (re)reading of narratives and photographs of strong impact of the asylum. The number of women portrayed and the space given to them intrigued us and, to paraphrase Spivak (2010), we questioned: can the “crazy” woman speak? The “crazy woman” in the documentaries gets their speech space and is constituted within the asylum by the producers. We cannot ignore that this construction passes through the lens of the documentary filmmakers and the individuals involved in some way with Colônia and, as we see in Mussalim (2001), the subjects are defined by the words of others, which are, therefore, one signifier of the other, so our concerns start from these constitutions and resignifications. Thus, we deal with what we call here the asylum happening and, from this, we will cut out (ORLANDI, 1984) narratives and images of “crazy” women (in different periods) and the spaces that refer to Colônia. Our work attempts to bring different signifiers in order to analyze the meaning-making effects provoked by documentaries, since they are populated by silences and memories – which prompted us to think of associations with the Military Dictatorship and the Nazi Holocaust. To reach our goal, our analysis will have the theoretical support of French Discourse Analysis, with concepts about utterance conditions, discursive formations, imaginary formations, silences and discursive memory, to think about the work of ideology that crosses and institutes subjects, which determines meanings and silences other possibilities for reading documentaries.

9
  • NATÁLIA LIMA DE ANDRADE
  • A performatividade de Villanelle e Henri: as representações de gênero em A Paixão I, de Jeanette Winterson

  • Orientador : LUIZ MANOEL DA SILVA OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOAO BARRETO DA FONSECA
  • LUIZ MANOEL DA SILVA OLIVEIRA
  • SHIRLEY DE SOUZA GOMES CARREIRA
  • Data: 02/12/2019

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  • A performatividade de Villanelle e Henri: as representações de gênero em A Paixão I, de Jeanette Winterson


  • Mostrar Abstract
  • Villanelle and Henri's performativity: gender representations in Jeanette Winterson's The Passion I

10
  • BRUNA FERNANDES BARROS
  • RAP, resistência e(m) oralidade: representações de preconceito e subversão no RAP de Karol Conka

  • Orientador : CLAUDIO MARCIO DO CARMO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIO MARCIO DO CARMO
  • NADIA DOLORES FERNANDES BIAVATI
  • RENATO CAIXETA DA SILVA
  • Data: 04/12/2019

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  • RAP, resistência e(m) oralidade: representações de preconceito e subversão no RAP de Karol Conka


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  • RAP, resistance and (m) orality: representations of prejudice and subversion in RAP by Karol Conka

11
  • JÉSSICA MÔNICA DE CARVALHO
  • O FLORESCER DE OSHIMI E BAUDELAIRE: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AKU NO HANA E AS FLORES DO MAL

  • Orientador : MARIA ANGELA DE ARAUJO RESENDE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANILO JOSE ZIONI FERRETTI
  • KELEN BENFENATTI PAIVA
  • MARIA ANGELA DE ARAUJO RESENDE
  • Data: 19/12/2019

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  • Esta dissertação tem como proposta estudar o mangá Aku no hana (As flores do mal, em tradução livre), de Shuzo Oshimi publicado de 2009 a 2014. O estudo de Aku no hana parte de suas relações com o livro As flores do mal, de Charles Baudelaire, publicado pela primeira vez em 1857. O conceito de flanêrie, bastante utilizado por Baudelaire, pode ser relacionado ao personagem principal do mangá o que cria um viés de comparação estudado nesta pesquisa. O mal é outro conceito que envolve a análise comparativa entre os dois objetos. O que se procurou trabalhar foi o mal voltado para a religião – o mito da Queda, o pecado original – e também a relação do antimodernismo tanto em Baudelaire quanto em Kasuga (o personagem principal de Aku no hana). Uma pesquisa comparativa dessas duas obras, tão diferentes entre si – seja nas relações formais entre o gênero “poema” e o gênero “mangá”, seja no âmbito político e cultural – contribui para uma nova interpretação que se ancora nos pontos comuns entre essas obras.


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  • This dissertation aims to study the manga Aku no hana (The Flowers of Evil, by Shuzo Oshimi), published between 2009 and 2014. The study starts from Aku no hana's relations with Charles Baudelaire's The Flowers of Evil, first published in 1857. The concept of flanêrie, widely used by Baudelaire, can be related to the main character of the manga and creates a comparison bias investigated in this study. The evil is another concept that involves comparative analysis between the two objects. We discuss the evil-minded religion - the Fall myth, the original sin - and also the relationship of anti-modernism in both Baudelaire and Kasuga (the main character of Aku no hana). A comparative study of these two works, so different from one another - whether in the formal relations between the genre "poetry" and the genre "manga", or in the political and cultural realm - contributes to a new interpretation that is anchored on the affinities between both works.

2018
Dissertações
1
  • LIDIA MARIA DE OLIVEIRA SILVA
  • Língua brasa carne flor: a poesia eroticômica de Iara Rennó

  • Orientador : MARIA ANGELA DE ARAUJO RESENDE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOAO BARRETO DA FONSECA
  • MARCIA DE ALMEIDA
  • MARIA ANGELA DE ARAUJO RESENDE
  • Data: 20/09/2018

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  • Língua brasa carne flor: a poesia eroticômica de Iara Rennó


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  • Tongue hot meat flower: the eroticomic poetry of Iara Rennó

2
  • LEONARDO LUIZ DA SILVA TERREZZA
  • A TRANSPOSIÇÃO DE GÊNEROS E A REPRESENTAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Orientador : NADIA DOLORES FERNANDES BIAVATI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDMUNDO NARRACCI GASPARINI
  • MARCIO ROGERIO DE OLIVEIRA CANO
  • NADIA DOLORES FERNANDES BIAVATI
  • Data: 06/12/2018

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  • Esta pesquisa investiga se (e em que medida) o processo de transposição didática de saberes compartilhados em gêneros efetiva-se em eventos de letramentos em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa destinada aos três anos do Ensino Médio, intitulada Novas Palavras (AMARAL et al., 2013). No trajeto da pesquisa tomam-se, portanto, duas questões centrais: como se delineiam esses gêneros na coleção em questão e como as orientações para os professores representam o fazer docente em práticas desejáveis, tornando-se eventos de letramentos para a aprendizagem dos alunos. Para isso, o primeiro capítulo apresenta um conjunto de pesquisas que tem o livro didático como objeto de estudo polissêmico, culturalmente compreendido como dotado de atividades para ensino/aprendizagem e voltado para regramentos do fazer docente, definindo conteúdos e formas de trabalho. O segundo capítulo discute os conceitos de gênero textual (SWALES, 1990) e de gênero discursivo (BAKHTIN, 2003). Além desses autores, são considerados outros como Marcuschi (2001; 2002; 2005; 2008), Bunzen Júnior (2006, 2009) e Motta-Roth (2008), a fim de esclarecer o modo como pesquisas nacionais têm assimilado e desenvolvido aqueles conceitos. Em seguida, é discutido em que consiste o processo de transposição didática e como se dá esse processo na transposição de gêneros para o livro didático de Língua Portuguesa. O terceiro capítulo busca problematizar diferentes acepções que o conceito de letramento tem recebido ao longo do tempo e relacioná-las à transposição e ao modo como se realizam eventos de letramento por meio do livro. Por fim, o quarto capítulo considera a noção de gênero do discurso como categoria de análise da coleção Novas Palavras (AMARAL et al., 2013), procurando verificar se (e em que medida) acontecem as orientações referentes à transposição didática desses modos de ação social, representando a prática docente de Língua Portuguesa. Foram consideradas, para isso, as perspectivas dos letramentos sociais, conforme são discutidas em Street (2006, 2014). Verifica-se, também, a partir de pesquisa documental (VENTURA, 2013), como os gêneros, compreendidos como simulacros, delineam-se em partes da coleção, constituindo, juntamente das orientações ao professor, formas de representação do fazer docente em atividades presentes nos livros didáticos, corpus da análise. Por meio dessas etapas, verificou-se que a transposição de gêneros do discurso efetiva-se parcialmente na coleção Novas Palavras (AMARAL et al., 2013), tendo em vista o modo, por vezes fragmentado, como os autores da coleção trabalham com gêneros para o ensino de Língua Portuguesa


  • Mostrar Abstract
  • This research investigates whether (and to what extent) the process of didactic transposition of shared knowledge into genres takes place in literacy events in a collection of Portuguese-language textbooks destined to the three years of Secondary Education, entitled New Words (AMARAL et al., 2013). In the course of the research, therefore, two central questions are taken: how these genres are delineated in the collection in question and how the orientations for teachers represent the teaching of desirable practices, becoming literacy events for students' learning. For this, the first chapter presents a set of researches that has the textbook as an object of polysemic study, culturally understood as endowed with activities for teaching / learning and focused on the rules of teaching, defining content and ways of working from them. The second chapter discusses the concepts of textual genre (SWALES, 1990) and discursive genre (BAKHTIN, 2003). In addition to these authors, other authors such as Marcuschi (2001, 2002, 2005, 2008), Bunzen Júnior (2006, 2009) and Motta-Roth (2008) are considered in order to clarify how national surveys have assimilated and developed those concepts . Next, it is discussed the process of didactic transposition and how this process occurs in the transposition of genres to the textbook of Portuguese Language. The third chapter seeks to problematize, different meanings that the concept of literacy has received over time and relate them to the transposition and to the way literacy events are performed through the book. Finally, the fourth chapter considers the notion of discourse gender as a category of analysis of the New Words collection (AMARAL et al., 2013), seeking to verify if (and to what extent) the guidelines regarding the didactic transposition of these modes of action social, representing the teaching practice of Portuguese Language. For this, the perspectives of social literacy were considered, as discussed in Street (2006, 2014). It is also verified from a case study (VENTURA, 2013), how the genres, understood as simulacra of genres, are delineated in parts of the collection, constructing forms of representation of the teacher doing in activities present in textbooks, corpus of analysis. By means of these steps, it was verified that the didactic transposition of discourse genres is partially effective in the New Words collection (AMARAL et al., 2013), considering how the authors of the collection work with genres for the teaching of Portuguese language.

3
  • Carolina Cândido Tôrres
  • Um defeito de cor: encruzilhadas narrativas

  • Orientador : ELIANA DA CONCEICAO TOLENTINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALINE ALVES ARRUDA
  • ELIANA DA CONCEICAO TOLENTINO
  • JOAO BARRETO DA FONSECA
  • Data: 17/12/2018

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  • Esta dissertação analisa a obra Um defeito de cor (2006), de Ana Maria Gonçalves, a partir dos aspectos formais do texto com intuito de verificar as desconstruções que ele provoca em relação à tradição literária. A pesquisa teve como suporte a metodologia bibliográfica, para isso utilizamos como base crítica e literária referências que abordam
    o tema considerado, analisando suas referências, comparando-as para, então, fundamentarmos o trabalho. Em um primeiro momento a pesquisa se voltou para a contextualização do corpo negro no mundo, a busca de sua significação e o processo de obliteração a que sofreu. Ainda nessa etapa, o prólogo e o foco narrativo do romance foram discutidos para apreendermos a configuração enunciativa que eles ensejam. No segundo momento realizamos problematizações em relação à estrutura da metaficção Históriográfica (Linda Hutcheon,1991) que o romance de Gonçalves aproxima
    consideravelmente. Objetivamos assim, questionar as noções de referência que a obra apresenta, pois consideramos que há uma problematização mimética inserida na narrativa. Investigar, portanto, a construção simbólica da realidade no romance. Por fim, a representação da subjetividade da protagonista também foi analisada com o propósito
    de compreendermos o pressuposto pós-moderno da identidade fragmentária.



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  • This Master’s thesis aims a study of the text aspects of the novel Um defeito de cor (2006), by Ana Maria Gonçalves, in order to verify the deconstruction elements that the text provokes in relation to the historical novel. As a first step, the research was carried out with the contextualization of the “black body” in the world, the search for that body’s meaning and the process of obliteration suffered by that body. At that stage, it was also discussed the novel's prologue and point of view to grasp the perspective issues they provide. In the second stage, it was presented issues related to
    the historiographic metafiction we consider it is an aspect of Gonçalves’ novel, so that, we aimed to detect the notions of reference that the novel presents, seeking to highlight the narrative aspects that the author uses in the composition of the text when she suggests historical references, History facts. Finally, the representation of the protagonist's subjectivity was also discussed in order to understand the presupposition of fragmentary identity. The research was supported by the bibliographical methodology and we used as references the studies and theoretical conceptions developed by Frantz Fanon, Oscar Tacca, Gérard Genette to the first chapter. The second chapter was based
    on the contributions of Linda Hutcheon specially, and also on Hayden White and György Lukács.


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  • Carolina Cândido Tôrres
  • Um defeito de cor: encruzilhadas narrativas

  • Orientador : ELIANA DA CONCEICAO TOLENTINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALINE ALVES ARRUDA
  • ELIANA DA CONCEICAO TOLENTINO
  • JOAO BARRETO DA FONSECA
  • Data: 17/12/2018

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  • Um defeito de cor: encruzilhadas narrativas


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  • A color defect: narrative crossroads
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