Banca de QUALIFICAÇÃO: ALISON ANTONIO ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALISON ANTONIO ALVES
DATA : 30/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Narrativas de jovens gays nos espaços formais de ensino: educação machista, homofobia e processos de subjetivação


PALAVRAS-CHAVES:

Psicologia Educacional e Escolar; Homofobia e Educação; Escolarização de Jovens Gays; Fracasso Escolar; Processos de Subjetivação.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Este estudo busca avançar na literatura sobre escolarização de jovens gays, explorando o papel da homofobia em suas trajetórias escolares e seus processos de subjetivação, em um contexto de interseção entre diversidade afetivo-sexual, fracasso escolar e relações de poder. A pesquisa pretende preencher a lacuna teórica ao explicar como as dinâmicas de poder influenciam a experiência escolar desses jovens. O objetivo geral é compreender como a homofobia impacta suas vivências escolares e processos subjetivos, a partir das relações de poder existentes na escola. Para tanto, adota-se uma abordagem qualitativa. Inicialmente, realiza-se uma revisão integrativa de literatura para mapear as produções existentes. Em seguida, duas estratégias de coleta de dados serão empregadas: entrevistas semiestruturadas com 10 jovens gays, de 18 a 24 anos, e a coleta de histórias de vida de dois desses participantes. As entrevistas serão analisadas por meio de análise de conteúdo temática, enquanto as histórias de vida passarão por textualização e análise foucaultiana do discurso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2325552 - CELSO FRANCISCO TONDIN
Externo ao Programa - 1084893 - JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
Externa à Instituição - VALÉRIA SILVA FREIRE DE ANDRADE
Externa à Instituição - BEATRIZ ADURA MARTINS - UFMG
Notícia cadastrada em: 26/09/2024 07:41
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa06.ufsj.edu.br.sigaa06