Aposentadoria de Docentes Universitárias: Impacto, Adaptação e Envelhecimento Bem-sucedido
Aposentadoria; Docentes; Envelhecimento bem-sucedido; Adaptação
Este estudo tem como objetivo principal compreender o impacto da aposentadoria nas docentes universitárias, os fatores que influenciam a qualidade de sua adaptação e como essa transição está relacionada com o envelhecimento bem-sucedido. Adotando uma abordagem qualitativa, serão realizadas entrevistas semiestruturadas para explorar essas questões em profundidade. Em um primeiro momento, foi conduzida uma revisão de teses e dissertações publicadas a partir de 2019, utilizando as palavras-chave "aposentadoria" e "docente", com o intuito de atualizar e ampliar o conhecimento sobre a aposentadoria de docentes universitários no Brasil. A revisão resultou na elaboração de um artigo submetido para publicação em periódico científico. Embora a literatura nacional e internacional identifique elementos relacionados à adaptação na aposentadoria, ainda não foram encontrados estudos que explorem esses elementos específicos entre professoras aposentadas e suas relações com o envelhecimento bem-sucedido. Baseado no modelo teórico de Seleção, Otimização e Compensação (SOC), este estudo visa aprofundar a compreensão das estratégias utilizadas pelos docentes para se adaptarem a essa fase, contribuindo para um envelhecimento bem-sucedido. Espera-se que os resultados orientem o desenvolvimento de políticas públicas e práticas institucionais que promovam o bem-estar emocional e a qualidade de vida de docentes aposentadas, fornecendo subsídios para uma boa adaptação aos desafios da aposentadoria e para um envelhecimento bem-sucedido.