Banca de DEFESA: FLAVIA APARECIDA MENDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLAVIA APARECIDA MENDES
DATA : 16/12/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Literacia familiar e suas contribuições para o desenvolvimento de crianças entre três a cinco anos de idade


PALAVRAS-CHAVES:

Literacia Familiar, Educação Infantil, Linguagem


PÁGINAS: 88
RESUMO:

Compreender os fatores que contribuem para o desenvolvimento infantil e sucesso na escolarização é crucial para o Brasil, um país em desenvolvimento em que parte da população atinge a idade adulta sem acesso à escola ou vivenciando o fracasso escolar. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, demonstra que a taxa de analfabetismo de pessoas acima de 15 anos ou mais representa 5,4 %, ou seja 9 milhões de analfabetos (IBGE, 2023). O foco da presente tese são as experiências linguísticas e cognitivas das crianças no contexto familiar que podem auxiliar o desenvolvimento das crianças e futuramente sua escolarização (Whitehurst & Lonigan, 1998). O termo Home Literacy Environment ou Home Literacy engloba as interações articuladas às experiências, aos recursos e às atitudes em relação à literacia que a criança tem em casa (Hamilton, 2006, Senechal & Fevre, 2002). No Brasil, Mota (2014) definiu o termo equivalente literacia familiar como as experiências que a criança tem em relação à leitura e a escrita no meio familiar que estão relacionadas ao desenvolvimento de habilidades que são precursoras ao processo de alfabetização e a escolarização posterior. Apesar de ainda existirem poucos estudos empíricos no país, a literacia familiar tem sido considerada importante, inclusive com políticas públicas voltadas para a sua promoção (Conta Para Mim, Secretaria da Alfabetização, 2020). 

No Estudo 1 desta tese realizou-se a adaptação de um instrumento de avaliação de aspectos da literacia familiar, o Home Literacy Environment Questionnaire (Buvaneswari & Padakannaya, 2017), para o contexto brasileiro. O instrumento apresenta cinco dimensões: o ambiente físico de alfabetização, hábitos de alfabetização dos pais, hábitos de alfabetização da própria criança, interação pai-filho para atividades de linguagem e alfabetização e crenças dos pais sobre a alfabetização. O Estudo 1 resultou em um instrumento que possui equivalência semântica e cultural com o original, linguagem clara, boas propriedades psicométricas e adaptado ao contexto brasileiro. Foi realizado um estudo piloto com o instrumento e encontrado que mães (N = 32, idade média dos filhos = 62 meses) com maior escolaridade e maior renda apresentam escores mais elevados na dimensão de ambiente físico. Ou seja, o ambiente físico em famílias de maior renda e maior escolaridade possui mais estímulos linguísticos. Foi encontrado também que os hábitos de alfabetização dos pais, em geral, se correlacionaram positivamente com a escolaridade materna demonstrando que mães com maior escolaridade têm mais hábitos relacionados à alfabetização. Quanto maior a renda familiar, maior os escores na dimensão que avalia interações pais-filhos em atividades referentes à alfabetização. Por fim, mães de escolas particulares apresentaram escores mais altos na dimensão sobre crenças na literacia familiar do que as de escolas públicas. A dimensão sobre crenças em literacia avalia o quão importante os pais acreditam ser a estimulação da literacia no ambiente familiar.

O Estudo 2 teve como objetivo principal compreender as implicações da literacia familiar no desenvolvimento de crianças entre 3 a 5 anos de idade. Embora a relação entre a literacia familiar e construtos como linguagem e alfabetização tenha sido documentada internacional (Sénéchal & LeFreve, 2002) e até mesmo nacionalmente (Mota, 2014), há uma lacuna na investigação de outros domínios do desenvolvimento infantil e suas inter-relações com o ambiente de aprendizagem familiar (Sun & Wang, 2022). Este estudo explorou as interações entre a literacia familiar de crianças entre 3 e 5 anos (N = 102, idade média 52 meses), utilizando o Questionário de Literacia Familiar (adaptado por Portela et al., 2024, Estudo 1) que avalia diversos domínios desse construto e associou ao desenvolvimento infantil, utilizando o Inventário Dimensional da Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI, Silva et al, 2020), que avalia o desenvolvimento cognitivo, comunicação e linguagem receptiva e expressiva, socioemocional, motor fino e grosso, e comportamento adaptativo. Os resultados indicam que um ambiente de literacia enriquecido em casa está associado não só ao desenvolvimento linguístico, mas também à habilidades socioemocionais, cognitivas, motoras finais e até adaptativas. Essas correlações continuaram significativas mesmo quando a escolaridade da mãe foi levada em consideração. 

Essa tese contribui para o conhecimento da literacia familiar no contexto brasileiro e para o impacto dessas práticas no desenvolvimento infantil. Os resultados dessa tese demonstram a necessidade de políticas públicas que incentivem práticas de literacia familiar em países em desenvolvimento, onde recursos materiais podem ser limitados e o acesso a programas de incentivo à leitura é desigual (Palinha & Mota, 2019).


 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1830556 - TATIANA CURY POLLO
Interna - 505.935.011-87 - LARISSA MEDEIROS MARINHO DOS SANTOS - UnB
Externa ao Programa - 3287549 - ISABELA MARIA MAGALHAES LIMA
Externa à Instituição - MIRELLE FRANÇA MICHALICK TRIGINELLI - PUC-MINAS
Externa à Instituição - MARCELA FULANETE CORRÊA - UNIVASF
Notícia cadastrada em: 03/12/2024 09:44
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