Banca de DEFESA: Ana Maria Biavati Guimarães

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ana Maria Biavati Guimarães
DATA : 25/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Burnout, habilidades sociais e coping em professores do ensino fundamental: Relações com variáveis sócio-
ocupacionais, depressão, ansiedade, estresse e comportamento discente.


PALAVRAS-CHAVES:

Burnout; Habilidades Sociais; Coping; Saúde Mental Docente; Comportamento Discente; Boas Práticas; Professores.


PÁGINAS: 177
RESUMO:

A literatura tem sinalizado a relevância de estudar a saúde mental de professores, notadamente, no que se refere a índices significativos de burnout em docentes da Educação Básica na rede pública do Brasil. Nesse contexto, o objetivo desta Tese de Doutorado foi investigar as relações entre burnout, repertório de habilidades sociais, estratégias de coping, fatores sócio-ocupacionais de predição à síndrome e comportamento discente. Ademais, este estudo identificou e descreveu programas de saúde mental em escolas portuguesas, por meio de um período de Doutorado Sanduíche, como forma de difundir práticas de promoção de bem-estar baseadas em evidências de validade. Esta Tese compreendeu a realização de quatro Estudos, cujos resultados foram apresentados separadamente em formato de quatro artigos científicos, e um produto técnico. O Estudo 1 objetivou a revisão de pesquisas empíricas relacionadas às variáveis selecionadas, sinalizando lacunas de conhecimento na área. Por sua vez, o Estudo 2, de natureza quantitativa, investigou, empiricamente, a associação entre burnout, coping e variáveis sócio-ocupacionais de professores brasileiros do ensino fundamental. No que se refere ao Estudo 3, foram analisadas correlações entre burnout, depressão, ansiedade, stress, repertório de habilidades sociais docente e comportamento discente após a pandemia de Covid-19. Em relação ao Estudo 4, foram identificados e descritos oito programas promotores de saúde mental em escolas de Portugal. E, finalmente, o produto técnico elaborado contemplou uma cartilha com informações e dicas sobre saúde mental no trabalho, destacando burnout, habilidades sociais e coping (estratégias de enfrentamento) para professores e demais interessados. Em síntese, os resultados desse conjunto de Estudos evidenciaram a relevância da elaboração e condução de programas escolares de desenvolvimento socioemocional, com foco especialmente na saúde mental do professor, visto que os dados sinalizaram índices significativos de esgotamento laboral e apontaram correlações entre o burnout, as habilidades sociais e outras variáveis relacionadas à saúde mental. Destacou-se, também, a identificação das estratégias de coping que os professores mais utilizaram frente a situações de stress, como suporte social e reavaliação positiva, consideradas protetivas à saúde psicológica. Concluiu-se que há variados estudos sobre burnout docente, todavia, existem poucas investigações que descrevem e mensuram o impacto de políticas de saúde mental em escolas no Brasil, persistindo como uma agenda para futuras pesquisas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1150656 - LUCAS CORDEIRO FREITAS
Interna - 1356905 - MARCO ANTONIO SILVA ALVARENGA
Interna - 529.111.446-00 - MARIA NIVALDA DE CARVALHO FREITAS - UFSJ
Externa à Instituição - CRISTINA MARIA LEITE QUEIRÓS - UNIPORTO
Externa à Instituição - ADRIANA BENEVIDES SOARES - UERJ
Externa à Instituição - VANESSA BARBOSA ROMERA LEME - UERJ
Notícia cadastrada em: 06/07/2025 10:00
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