Narrativas sobre gênero na Universidade: Experiências em um programa de ação afirmativa
Assistência Estudantil; Ação Afirmativa; Gênero; Narrativa; Universidade.
A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as experiências de docentes que submeteram projetos vinculados ao eixo temático de gênero do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic), promovido pelo setor de assistência estudantil da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais. Adota as perspectivas crítica e decolonial para compreensão das atividades propostas e da concepção que fundamenta as diretrizes do Pidic, comprometidas com a emancipação dos sujeitos participantes. É realizada a descrição do programa e por meio de uma revisão narrativa é apresentado um panorama histórico, no cenário brasileiro, sobre ações afirmativas em universidades e, posteriormente, produções que apresentam gênero como temática central também em contextos universitários. Ainda, é analisada uma entrevista realizada com uma professora, proponente de projeto que compõe o programa, na qual constata-se a necessidade de maior valorização institucional de ações que se relacionam à assistência estudantil e que são fundamentais à permanência de universitários. Ao compartilhar suas experiências, a professora refere o contexto opressor da UFOP em relação às mulheres cisgêneras e trans que vivenciam o cotidiano dessa instituição. Destaca como os grupos, organizados por meio de ações do Pidic, promovem saúde às participantes. De forma específica e que relacionam-se às diretrizes deste programa, destaca-se que as experiências apontam para a necessidade de dar maior atenção à saúde das proponentes de projetos (em virtude de complexas demandas emocionais apresentadas por participantes das ações), e à consideração de que estudantes podem vir a contribuir com ações como bolsistas, mesmo que não atendam aos critérios definidos em edital. São apontamentos que podem contribuir para um novo olhar sobre o programa, e, por sua vez, para seu aperfeiçoamento. Nesta pesquisa, em andamento, pretende-se compartilhar, por meio de devolutiva qualificada às proponentes de projetos que compõem o Pidic, reflexões e apontamentos que reafirmam o compromisso ético que fundamenta a metodologia da pesquisa narrativa.