Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIANA BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIANA BORGES
DATA : 17/12/2025
HORA: 14:00
LOCAL: online UFSJ
TÍTULO:

TRABALHO DOCENTE E A PRODUÇÃO DE SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO PELO ESTADO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS DE AFETOS E LUTAS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Universidade, docente, sofrimento ético-político. 


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A pesquisa apresenta uma trama constituída na política da educação superior perpassada pelo Estado neoliberal em um contexto sócio historicamente situado. A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) constituiu seu Corpo Docente de forma precarizada desde a sua implantação em 1994, sendo contemplada por uma medida parlamentar, a Lei n.100/2007, que efetivou cerca de 98 mil servidores públicos, sem concurso. Após sete anos, o STF julgou essa legislação mineira com a Ação Direta de Inconstitucionalidade, ADI 4876, determinando a exclusão desses servidores, atingindo 348 docentes da UEMG que depois de mais de uma década tiveram interrompidas as suas carreiras na IES. A decisão do STF em 2014 causou sofrimento e ações em associações e sindicatos, que também judicializaram processos contra o Estado de Minas Gerais. A dinâmica de inclusão-exclusão provocada pelo Estado expõe uma inclusão perversa que ludibria e aliena trabalhadores. Há estudos que resgatam elementos dessa história marcada por discursos, promessas, leis e ações docentes. Contudo, minha pesquisa buscará apontar as artimanhas do Estado neoliberal na produção de sofrimento ético-político entre docentes da UEMG, caracterizando as formas de enfrentamento criadas pelo coletivo de professores. Tem-se como tese que o Estado neoliberal é agente causador desse sofrimento em docentes da UEMG. Para sustentar a análise, utilizaremos pressupostos da psicologia social, em especial na teoria do sofrimento ético-político (Sawaia, 2001), que se ampara na dialética de inclusão-exclusão apregoada por Karl Marx. A opção é por uma Pesquisa Encarnada, baseada em estudos de Anzaldúa, bell hooks, Anibal Quijano dentre outros. Além da análise documental de dispositivos e normativas, a abordagem qualitativa adotada permite produzir uma autonarrativa acerca da experiência da própria pesquisadora imersa na história percorrida, que também contempla cartas produzidas por docentes em colaboração ao estudo. Os principais materiais analisados são: 1) Lei n. 100/2007; 2) ADI 4876 do STF; 3) Ação Civil Pública do MP/MG; 4) Petição da Casa Civil de MG; 5) Blog do Sinduemg; 6) Cartas produzidas por docentes para este estudo. A criação e organização de mecanismos de lutas coletivas, construídas como estratégias de enfrentamento e amenização do sofrimento diante da precariedade constituída, também são abordadas na pesquisa. As contribuições de Bader Sawaia sobre potência de ação, com Spinoza e Merleau-Ponty possibilitam abordar emoções de caráter revolucionário ou a chamada subjetividade revolucionária que ganharam destaque nos atos docentes. Conhecer as narrativas da experiência vivida ao longo desse período traz contribuições significativas para a compreensão de nuances relativas ao universo do trabalho docente, os afetos, suas dores, lutas e capacidade de enfrentamento às adversidades diante determinações do Estado.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2117285 - CASSIA BEATRIZ BATISTA E SILVA
Externa ao Programa - 1890877 - ROSA GOUVEA DE SOUSA
Externa à Instituição - LUCIANA KIND DO NASCIMENTO - PUC/MG
Externa à Instituição - FERNANDA SARDELICH NASCIMENTO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 25/11/2025 14:33
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