Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO CRISTIANO ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TIAGO CRISTIANO ALVES
DATA : 11/09/2024
HORA: 17:00
LOCAL: meio virtual
TÍTULO:

A Clínica das Transidentidades e o Ensino de Lacan.


PALAVRAS-CHAVES:

Transidentidades, Psicanálise, Gênero, Transexualidade, Ensino de Lacan


PÁGINAS: 65
RESUMO:

A popularização de algumas práticas dos tempos atuais, tais como o chá de revelação, aponta que ainda há, em nossa sociedade, uma concepção cristalizada de codependencia entre a anatomia, os gêneros, masculino e feminino, e os papéis sociais homem e mulher. Fenômenos como esse evidenciam, ainda, que as expectativas sociais, direcionadas ao indivíduo quando este ainda está a caminho, são baseadas nas normas de gênero que compõem o simbolismo de nossa cultura. Ao mesmo tempo, a comunidade LGBTQIAPN+ ganha voz e representatividade simbólica na arte, na música e na política, o que possibilita identificações, contribuindo na ocupação de outros espaços simbólicos para esses sujeitos e trazendo à tona resistências, que são manifestas de diversas formas. Ainda hoje, as transidentidades constam no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, que está em sua 5 ª edição, como ocorreu com as homossexualidades em um passado não muito distante. A primeira edição do DSM foi lançada em 1952, como resultado de um trabalho conjunto realizado por psiquiatras e psicanalistas, mas a apreensão pela medicina, das homossexualidades e das Transidentidades enquanto patologia data de anos anteriores. No início da segunda metade do século XX as discussões sobre o fenômeno trans se intensificaram, trazendo à tona as limitações da teoria psicanalítica e de uma grande parcela de psicanalistas. Essas limitações ficaram evidentes por meio da resistência das escolas de formação em psicanálise de admitir candidatos assumidamente homossexuais, assim como pela redução das homossexualidades e transidentidades à manifestações das estruturas psíquicas, perversão e psicose, como pode ser visto nos trabalhos de Robert Stoller e em algumas proposições de Jacques Lacan. Neste trabalho, o autor toma como objeto o diálogo entre a clínica das transidentidades e o ensino de Jacques Lacan. Tendo em vista a relação estabelecida historicamente entre as homossexualidades e transidentidades com a medicina, a psiquiatria e a psicanálise, o que aqui é apresentado a partir de um estudo historiográfico, algumas asserções de Jacques Lacan, que denunciam uma associação cristalizada entre esses fenômenos e as estruturas psicose e perversão são analisadas. Leva-se em conta o contexto em que essas proposições surgiram, os atravessamentos e influências que o compunham. O objetivo do autor é analisar as asserções presentes na obra de Jacques Lacan relacionadas às transidentidades, destacando seus pontos de incongruência, sobretudo aqueles relativos ao diagnóstico diferencial, bem como as convergências possíveis e os avanços promovidos a partir dessas proposições.

Considerando o desenvolvimento do ensino de Jacques Lacan, com base em algumas de suas formulações mais recentes, tais como as Fórmulas da Sexuação, os conceitos de Semblant, Gozo e Nomeações e a teoria dos Nós borromeanos, é possível compreender as transidentidades por outra lógica, das nomeações que o ser de linguagem realiza, que não a limita a uma estrutura psíquica específica. Um fragmento do caso Éle, uma pessoa trans, é apresentado ao fim do trabalho, facilitando a compreensão das ideias discutidas e privilegiando a escuta clínica, sem a qual não existiria a psicanálise.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1352910 - WILSON CAMILO CHAVES
Interno - 1802906 - FUAD KYRILLOS NETO
Externo à Instituição - Rafael Kalaf Cossi - USP
Notícia cadastrada em: 14/08/2024 14:52
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