Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÍZIA GOMES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÍZIA GOMES PEREIRA
DATA : 18/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: UFSJ/Virtual
TÍTULO:

ENTRE EXPECTATIVAS E A REALIDADE: uma análise psicossocial da docência

universitária no contexto brasileiro


PALAVRAS-CHAVES:

Universidade, educação supeior, docência, trabalho, narrativa. 


PÁGINAS: null
RESUMO:

Ainda que em ascensão na literatura, as produções a respeito da docência no ensino
superior podem ser consideradas historicamente recentes. É somente a partir dos anos 2000,
período no qual o processo de expansão do ensino superior ganha maior expressividade
resultando em alterações significativas na dinâmica deste universo e, consequentemente na
realidade da docência, que uma série de desafios e dilemas foram se explicitando e
transformando em questões de pesquisa. Na atualidade, o avanço do neoliberalismo e um
cenário de crise na universidade caracterizado, por exemplo, por: greves dos trabalhadores
inseridos neste contexto, falta de investimento público, movimento de desvalorização social,
precarização do ensino, esvaziamento das universidades, entre outros, tem convocado ainda mais
a atenção de pesquisadoras(es) para o debate a respeito do ensino superior e das(os) docentes
inseridos neste universo. Todavia, por mais que o debate sobre essas questões ganhe crescente
notoriedade, ele ainda se apresenta de modo difuso e incipiente na literatura. É partindo deste
cenário que o objetivo desta pesquisa foi o de apresentar um panorama sobre os principais
desafios investigados no debate sobre a docência do ensino superior na literatura nacional. Para
isso, realizamos uma revisão de artigos indexados nos últimos dez anos na Coleção Brasil da
base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os resultados indicaram que a
temática da formação e da precarização tem angariado maior atenção na literatura. Outras
categorias como gênero; sentido e satisfação; identidade e saúde também têm sido apresentadas
na literatura como desafios para a docência. Considerou-se que ainda existem lacunas que
requerem maior aprofundamento neste debate, em especial no que tange os aspectos
psicossociais, cotidianos e micropolíticos que permeiam a docência no ensino superior.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2117285 - CASSIA BEATRIZ BATISTA E SILVA
Externa ao Programa - 1911160 - Kelly Lislie Julio
Externo à Instituição - CARLOS EDUCARDO CARRUSCA VIERIA
Notícia cadastrada em: 28/09/2024 11:01
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa01.ufsj.edu.br.sigaa01