Estudo de validade de conteúdo das tarefas derivadas do domínio cognitivo do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil
Avaliação do desenvolvimento; tarefas de avaliação direta; construção de instrumentos; primeira infância.
A avaliação direta do desenvolvimento infantil na primeira infância é uma prática fundamental para a detecção precoce de atrasos e transtornos, mas, até o momento, não há instrumentos construídos no Brasil com esse propósito. A presente dissertação teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento de um instrumento de avaliação infantil, com ênfase em tarefas de avaliação direta do domínio cognitivo. A construção do instrumento foi fundamentada nos itens do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI) e seguiu etapas metodológicas voltadas à obtenção de evidências de validade de conteúdo. Inicialmente, foram operacionalizadas as tarefas e realizada uma análise criteriosa por juízes especialistas — etapa iniciada em estudos anteriores e finalizada nesta investigação. Na sequência, conduziu-se um estudo piloto com 14 crianças, de três a 72 meses de idade, o que permitiu identificar ajustes necessários nas tarefas propostas. Com base nesses achados, os itens foram revisados para maior clareza e adequação, e uma nova escala de pontuação foi desenvolvida. Um segundo estudo piloto, com crianças da mesma faixa etária, avaliou a eficácia das modificações implementadas e testou a nova escala de resposta, alterada de dois pontos (presença e ausência) para três pontos, incorporando indicadores de qualidade por meio de uma categoria intermediária. Além disso, foi analisada a aplicabilidade prática do IDADI-Tarefas a partir de aplicações conduzidas por profissionais da área, visando assegurar a compreensão e o uso adequado das instruções, estímulos e critérios de pontuação. Esta dissertação buscou suprir uma lacuna relevante no contexto brasileiro, caracterizado pela escassez de instrumentos de avaliação direta validados para o monitoramento e o diagnóstico precoce de atrasos e transtornos do desenvolvimento infantil, contribuindo para o fortalecimento da avaliação multidimensional do desenvolvimento.