A EXPRESSIVIDADE MUSICAL DE AIKA, LINA E TOM: UMA LEITURA FENOMENOLÓGICA DA MUSICALIDADE DE CRIANÇAS COM DIFERENÇA FUNCIONAL INTELECTUAL
Música e Inclusão; Fenomenologia; Deficiência Intelectual; Educação Musical; Diversidade Intelectual.
Este trabalho de pesquisa teve por objetivo descrever e compreender as experiências musicais de três crianças com Diferença Funcional Intelectual da Apae de São João del-Rei (MG), mostrando como elas se expressam e se realizam por meio da música. Ancorados na abordagem teórico-metodológica da Fenomenologia de Merleau-Ponty, buscamos olhar para o fenômeno da expressividade musical a partir dos sentidos atribuídos pelas crianças dados na relação intersubjetiva com a professora/pesquisadora. A abordagem fenomenológica de Merleau-Ponty sustenta o inacabamento da análise científica, propondo um olhar sempre aberto ao fenômeno e sempre atento ao sujeito que ali se encontra. A pesquisa foi feita por meio das observações participantes das oficinas de música, que priorizaram o trabalho corporal e a improvisação musical. Todas as oficinas foram gravadas com a autorização dos responsáveis e da instituição, e analisadas a partir do referencial teórico proposto. Esperamos que este trabalho possa desmistificar um pouco dos preconceitos sobre a capacidade de aprendizagem das crianças com Diversidade Intelectual, estimulando, assim, sua autonomia e capacidade de expressão musical.