Construção de tarefas do domínio comunicação e linguagem para avaliação direta da criança a partir do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil
Desenvolvimento infantil; Comunicação e linguagem; Avaliação; Tarefas de avaliação direta; IDADI.
A infância é uma etapa da vida marcada por um desenvolvimento intenso, sendo o acompanhamento contínuo dos marcos desenvolvimentais uma medida protetiva essencial para promover um crescimento saudável e prevenir possíveis atrasos. Atrasos no desenvolvimento em um ou mais domínios podem indicar riscos. No caso da comunicação e linguagem (CL), esses atrasos podem ser marcadores precoces de condições clínicas, como transtornos de fala e linguagem ou transtorno do espectro autista. O uso de instrumentos que auxiliem profissionais na identificação desses atrasos é, portanto, crucial para intervenções precoces. No Brasil, instrumentos padronizados e validados para a avaliação do desenvolvimento infantil são escassos. Essa lacuna motivou a criação do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI), projetado para avaliar multidimensionalmente crianças de 4 a 72 meses, com base no relato parental. Contudo, para uma avaliação mais abrangente, a observação direta por profissionais pode conferir maior precisão ao processo. Assim, o objetivo principal desta dissertação foi iniciar a construção de um instrumento para avaliação direta das habilidades de CL infantil, baseado nos domínios de CL expressiva e receptiva do IDADI, denominado IDADI-Tarefas. A construção do IDADI-Tarefas seguiu diretrizes da literatura, incluindo a operacionalização dos itens do IDADI em tarefas de avaliação direta do desenvolvimento, além de análise detalhada e revisão por especialistas. Como resultado, foram elaboradas 119 tarefas: 62 voltadas para CL expressiva e 57 para CL receptiva. Essas tarefas foram sistematizadas em um livro de estímulos, que fornece instruções e materiais para sua aplicação. A análise realizada por juízes e a revisão pela equipe de pesquisa resultaram em diversas alterações nas tarefas, tais como: ajustes nas instruções para os profissionais, mudanças nos comandos dirigidos às crianças para adequar a linguagem às diferentes faixas etárias, alterações nos estímulos inicialmente previstos, maior clareza na operacionalização dos critérios de pontuação e ajustes nas faixas etárias das tarefas. Após essa análise inicial, as tarefas foram revisadas e aguardam aplicação piloto com crianças, bem como estudos adicionais para validação e desenvolvimento de normas de interpretação. Pretende-se que o IDADI-Tarefas se torne um instrumento culturalmente adaptado ao contexto brasileiro. Considerando a escassez de instrumentos nacionais para avaliação adequada do desenvolvimento infantil, espera-se que este estudo contribua significativamente para a criação de um instrumento preciso, capaz de apoiar tanto o diagnóstico quanto o planejamento de intervenções que protejam e promovam o desenvolvimento infantil.