ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DA ESCALA VISIONS ABOUT FUTURE (V AF)
PARA O CONTEXTO BRASILEIRO: ESTUDOS DE EVIDÊNCIAS DE
V ALIDADE PARA ADOLESCENTES
Palavras-chave: perspectivas de futuro; adaptação transcultural; Visions About Future
(VAF); aconselhamento de carreira; adolescentes.
O Aconselhamento de Carreira (AC) é uma prática psicológica voltada ao apoio na
construção e ressignificação dos projetos de vida e trabalho, especialmente em contextos
marcados por crescente instabilidade e transformações no mercado laboral. Fundamentado
na Teoria da Construção da Carreira (TCC), de Mark Savickas, o Aconselhamento para a
Construção de Carreira (ACC) concebe a carreira como uma narrativa dinâmica, moldada
por fatores subjetivos, culturais e socioeconômicos. No Brasil, o AC historicamente tem
assumido um caráter elitista, em contraste com a realidade de muitos adolescentes
brasileiros, que enfrentam desafios como a evasão escolar e a precarização do trabalho.
Nesse contexto, torna-se essencial compreender como variáveis afetivas, como otimismo,
esperança e pessimismo, influenciam a construção de projetos de carreira. A escala Visions
About Future (V AF), desenvolvida por Ginevra, foi elaborada para avaliar essas dimensões
afetivas relacionadas às expectativas quanto ao futuro profissional, demonstrando boas
propriedades psicométricas em contextos internacionais. Este estudo tem como objetivo
adaptar e validar transculturalmente a V AF para uso no Brasil, contribuindo para práticas
de AC mais sensíveis, contextualizadas e eficazes com adolescentes. A pesquisa contempla
a análise do instrumento e de sua fundamentação conceitual, tradução contextualizada,
avaliação por comitê de especialistas, ajuste dos itens, análise de inteligibilidade e novos
ajustes, se necessários, retrotradução com avaliação do autor e análises psicométricas
visando obter evidências de validade estrutural e de convergência/divergência. Espera-se
que a V AF apresente boas propriedades psicométricas no contexto brasileiro, oferecendo
um instrumento valioso para avaliação, intervenção e pesquisa no campo do
aconselhamento de carreira.