Produções comunitárias de experiências escolares significativas para jovens negras: Uma contraposição à lógica do fracasso escolar
Psicologia Escolar; Interseccionalidade; Fracasso Escolar; Jovens Negras; Cartografia.
Esta pesquisa tem como objetivo mapear como as vivências comunitárias contribuem para a produção de experiências escolares significativas para jovens negras em uma escola pública de um município mineiro, contrapondo-se à lógica hegemônica de produção do fracasso escolar. Parte-se do entendimento de que o fracasso escolar é um fenômeno social, histórico e institucional, que atinge de maneira particular estudantes negras, atravessadas de maneira interseccional pelos marcadores de raça, gênero e classe. Ancorada na Psicologia Escolar de perspectiva crítica, no Feminismo Negro e na perspectiva decolonial, a pesquisa adota a cartografia como método de investigação-intervenção, permitindo acompanhar os processos e afetos que emergem no campo. A intervenção ocorrerá por meio de oficinas realizadas no espaço escolar e no centro comunitário local, envolvendo estudantes do primeiro ano do ensino médio, com o intuito de fomentar reflexões, significações e resistências coletivas frente às opressões estruturais. Espera-se que a pesquisa evidencie as potências comunitárias e os processos de aquilombamento como estratégias de enfrentamento ao fracasso escolar, propondo assim práticas, no âmbito da Psicologia Escolar numa perspectiva crítica, antirracista, interseccional e territorializada. Os resultados visam contribuir para a transformação da atuação da Psicologia Escolar, valorizando saberes dissidentes e promovendo uma educação emancipatória e inclusiva.