Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUÍSA MARÃES OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LUÍSA MARÃES OLIVEIRA
DATA : 14/11/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Síntese de nanopartículas pH responsivas para a incorporação e liberação controlada do álcool perílico


PALAVRAS-CHAVES:

Quitosana; poli[metacrilato de 2-(diisopropilamino) etila]; metacrilato de 2-(diisopropilamino) etila ; Nanopartículas; Álcool perílico.


PÁGINAS: null
RESUMO:

Foram sintetizadas nanopartículas pHs responsivas de quitosana acopladas ao polímero poli[metacrilato de 2-(diisopropilamino) etila] (PDPA), mantendo-se constante as concentrações de iniciador perssulfato de potássio, bem como do monômero metacrilato de 2-(diisopropilamino) etila (DPA), variando-se somente o intervalo de tempo entre a adição do iniciador e a do monômero, de forma a se avaliar e comparar sua subsequente interferência no acoplamento entre a quitosana e o PDPA, e o tamanho das partículas formadas. O objetivo principal deste trabalho, foi o desenvolvimento de nanopartículas pH responsivas, às quais fossem capazes de incorporar e realizar a liberação controlada do monoterpeno álcool perílico, buscando o desenvolvimento de um material com propriedades promissoras para aplicação no tratamento do câncer. As nanopartículas sintetizadas foram caracterizadas pelas técnicas de Infravermelho (IV) e Análise Termogravimétrica (TG). Por meio de uma comparação das bandas presentes nos espectros de IV das amostras, foi possível identificar o acoplamento entre a quitosana e o PDPA. Os melhores materiais obtidos, foram aqueles com maior solubilidade em pH ácido e maior taxa de incorporação de álcool perílico; 95,30% e 96,74% sendo representados pelos materiais QT-PDPA2 e QT-PDPA4, os quais possuíram como intervalo de adição do monômero DPA, 2,5 e 10 minutos, respectivamente. Desta forma, fica evidente que estes materiais possuem potencial para futuras aplicações em ensaios clínicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2254152 - MAIRA NICOLAU DE ALMEIDA
Externo à Instituição - ANDRE LUIS MORAIS RUELA
Notícia cadastrada em: 27/11/2024 13:31
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02