O discurso docente na Olimpíada de Língua Portuguesa: efeitos de sentido do neoliberalismo na Educação
discurso; ideologia; neoliberalismo; professor; Olimpíada de Língua Portuguesa
A pesquisa abordou como o discurso docente se realiza em relatos de prática de professores participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), política pública encabeçada pela Itaú Social e pela CENPEC. Pretendemos pensar a forma sujeito-professor emergente nas regularidades e nos equívocos desse discurso, bem como os efeitos de sentido produzidos para os objetos educação, educandos, atividade pedagógica, escola, etc., a disposição semântica desses objetos discursivos para permanecer ou deslocar-se ideologicamente no processo histórico da educação brasileira. Os resultados preliminares da análise indicam que os efeitos de sentido produzidos para os sujeitos-educadores e os sujeitos-educandos, bem como os gestos de interpretação que constituem os processos discursivos a serem analisados, apresentaram-se, em suas contradições, (re)produzidos mediante a lógica empresarial e concorrencial do neoliberalismo, com atravessamentos, ainda, de um “discurso capacitista”, isto é, um discurso da superação. Flertando com o campo esportivo, dado que se trata de uma competição, mesmo que sob caráter formativo, acreditamos que escola, professores e educandos, enquanto efeitos de sentido, foram resentados como o atleta é massivamente representado na mídia: a princípio um incapaz, por conta de suas numerosas condições adversas; em seguida, como um vencedor, que conseguiu, mediante esforço individual, superar tais condições.