Narrativas resignificadas: o poder das imagens na representação da Guerra do Biafra e na compreensão da identidade do sujeito pós-colonial em meio sol amarelo, de Chimamanda Ngozi Adiche
Imagem. Chimamanda Ngozi Adichie. Meio Sol Amarelo. Guerra do Biafra. Identidade. Sujeito pós-colonial. Écfrase. Intermidialidade.
Reconhecendo a relevância da literatura na investigação e compreensão de fatos históricos e aspectos sociais, esta dissertação discorre sobre o papel do sujeito pós-colonial em uma sociedade marcada pelas imposições da colonização e por uma pós-independência conflituosa, conforme ocorrido na Nigéria que, sete anos após se proclamar independente, enfrentou um grande conflito civil. Tendo como objeto o romance Meio Sol Amarelo, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, discutimos a identidade do referido sujeito, com base em fotografias do arquivo digital Biafran War Memories, da Revista Life e na noção de écfrase, um fenômeno midiático que confere vividez ao texto. Ao detalhar objetos e imagens da Guerra do Biafra e da cultura nigeriana, o romance de Adichie propõe uma visão humanizada da guerra civil, concedendo voz às vítimas do conflito, bem como à sociedade nigeriana, reagindo à generalização e ao apagamento das narrativas pós-coloniais.