Banca de QUALIFICAÇÃO: SIDILEI APARECIDO DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIDILEI APARECIDO DE CARVALHO
DATA : 06/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/rpf-ojyp-bdg
TÍTULO:

A letra de música como instrumento das representações sociodiscursivas do negro no Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras chaves: Músicas. Discurso. MPB. Negro. Representações.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

Este trabalho tem por objetivo analisar representações do negro construída discursivamente em letras de músicas brasileiras. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um estudo sobre sujeito negro e representações ancorados nos pressupostos teóricos da Análise Crítica do Discurso, abordando conceitos sobre discurso como prática social, contribuindo para uma análise mais aprofundada sobre os textos que circulam socialmente, sejam eles falados ou escritos. Essas análises ainda contribuem para uma reflexão sobre os textos como prática discursiva e com os processos de produção e circulação dos textos. Neste trabalho, as letras das músicas são compreendidas como prática social carregadas de sentido, como tal as letras das músicas constituem práticas discursivas que contribuem com a construção identitária dos negros e com as representações sobre os negros que circulam na sociedade brasileira. Desse modo, para tratar das representações e identidade negra brasileira não podemos deixar de abordar o movimento de Negritude que permite compreender como se dão as práticas racistas e a construção identitária dos negros, assim como representações estereotipadas. Dessa forma, a música representa um campo amplo e de força que nos permite fazer uma análise discursiva sobre como negros são representados discursivamente nas letras. Foi possível observar por meio das letras das músicas analisadas que elas buscam revelar e trazer a história de um povo (negro) silenciado, de resistência e de luta, objetivando direitos iguais entre brancos e negros. Mas também a desconstrução de representações negativas e exaltação da cultura e identidade negra brasileira, demonstrando como representações negativas sobre negros e estereótipos ainda estão presentes na sociedade de forma racista e preconceituosa. Por meio deste trabalho, buscou refletir sobre os problemas sociais que envolvem o povo negro na sociedade brasileira e as representações construídas sobre negros em um corpus constituído por letras de músicas que retratam o que é ser negro no Brasil, com o objetivo geral verificar por meio da análise de letras de músicas, como o negro é representado discursivamente e quais representações são construídas sobre e em torno deles/as. E por meio dessas análises, o trabalho tenta responder quais representações de negro emergem da música brasileira. Para alcançar os conceitos pertinentes da pesquisa, aludimos, como suporte teórico, alguns autores e autoras, como Ruth Wodak, Teun Van Dijk, Norman Fairclough, Michel Foucault, Serge Moscovici, Stuart Hall, Julio J. Chiavenato entre outros. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório através da observação de letras de músicas que expressam o que é ser negro no Brasil e, sobretudo, de uma análise discursiva sobre as letras de músicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1544164 - CLAUDIO MARCIO DO CARMO
Interna - 2141488 - NADIA DOLORES FERNANDES BIAVATI
Notícia cadastrada em: 24/09/2025 09:01
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