O PROFESSOR NA PANDEMIA: AS INSTABILIDADES E POSSIBILIDADES DA IDENTIDADE DOCENTE REPRESENTADAS EM CHARGES E TIRINHAS
identidade docente; Análise do Discurso; Ensino Remoto Emergencial; charges; tirinhas; pandemia da Covid-19.
Este trabalho propõe uma análise discursiva das representações da identidade docente durante o período da pandemia da Covid-19, a partir de um corpus constituído por charges e tirinhas veiculadas em meios digitais entre 2020 e 2022. O estudo ancora-se na Análise do Discurso de linha francesa, conforme os pressupostos teóricos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, visando compreender os efeitos de sentido que emergem sobre a figura do professor em um contexto marcado pela emergência do Ensino Remoto. Considerando os gêneros multimodais como materialidades significativas no processo de produção discursiva, investiga-se como os discursos presentes nas charges e tirinhas mobilizam formações discursivas, ideológicas e imaginárias que ora cristalizam, ora desestabilizam e reconfiguram a imagem do educador. A análise evidencia os modos como a docência foi representada socialmente diante das condições de trabalho precarizadas e ensino desigual impostos pela crise sanitária, refletindo sobre o professor as instabilidades identitárias da “perda” do espaço de sala de aula, repercutindo nos deslocamentos provocados da sala de aula reinventada pela pandemia na prática profissional docente.