DESCONSTRUÇÃO CANÔNICA E REPRESENTAÇÃO DAS IDENTIDADES FEMININAS EM WISE CHILDREN, DE ANGELA CARTER, E NA PEÇA WISE CHILDREN, DE EMMA RICE
Desconstrução Canônica; Identidades Femininas; Angela Carter; Emma Rice, Wise Chidren.
Neste projeto de qualificação de mestrado, proponho uma análise comparando o romance Wise Children (1991), de Angela Carter, e sua adaptação para o teatro, escrita e dirigida por Emma Rice em 2018. O objetivo principal é investigar de que forma as duas obras constroem e representam identidades femininas, ao mesmo tempo em que subvertem o cânone literário. Para a análise, são considerados elementos como o uso do realismo mágico, a intertextualidade, a paródia, o pastiche e a apropriação, estratégias que, nas duas versões da obra, desestabilizam hierarquias e ampliam as possibilidades de leitura do feminino. Além disso, são discutidas brevemente as teorias e ondas feministas, a fim de se salientar a representação das identidades e a escrita de autoria feminina nas obras. No teatro, são considerados os elementos cênicos descritos na obra e as sugestões das rubricas para se verificar as formas de representação das identidades femininas e como tais representações subvertem o teatro clássico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise comparativa. O que se busca aqui não é apenas se evidenciar a riqueza das obras de Carter e Rice, mas refletir sobre como suas narrativas propõem novas maneiras de se pensar autoria, identidade e pertencimento na literatura e no teatro. Além disso, pretende-se evidenciar como as autoras abrem espaço para vozes consideradas marginalizadas, especificamente as femininas, por meio da ruptura do cânone literário.