ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 1922: INTENÇÕES POLÍTICO PARTIDÁRIAS VEICULADAS NOS JORNAIS O S. JOÃO D’EL-REY E A TRIBUNA NA CIDADE DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Eleições de 1922; São João Del Rei; Imprensa e política; Nilo Peçanha; Artur Bernardes.
O trabalho abordará as eleições presidenciais de 1922 e a influência política partidária nos jornais O S. João D’el-Rey e A Tribuna, em São João del-Rei, MG. O período em foco é a República Oligárquica brasileira, com ênfase nos anos de 1921 e 1922, durante a corrida eleitoral entre Nilo Peçanha da Reação Republicana e Artur Bernardes do PRM.
A pesquisa pretende explorar o papel da mídia impressa local nas deliberações políticas do eleitorado. Utilizando-se da fonte primária que se encontra no acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na cidade de São João del Rei.
Os jornais em foco são A Tribuna, dirigido por Basílio de Magalhães alinhado ao PRM, e O S. João D’el-Rey, dirigido por Odilon de Andrade que inicialmente apoia Artur Bernardes, mas posteriormente passa a apoiar Nilo Peçanha devido a conflitos internos no PRM.
A pesquisa destaca a estratégia dos jornais em atacar a imagem dos diretores adversários afim de influenciar a opinião pública, cada jornal busca construir uma identidade política acerca de seu candidato e desacreditar o adversário. A investigação pretende explorar as características políticas da década de 1920, sobretudo as particularidades do Federalismo e Regionalismo.