Tradição e Transformação: Um estudo sobre a história apresentada nos TCCs da Formação
Intercultural para Educadores Indígenas - UFMG
historiografia indígena; etno-história; educação intercultural; autoria indígena; história êmica.
Esta pesquisa propõe-se a analisar a produção historiográfica realizada por estudantes indígenas no âmbito do curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre 2016 e 2022. A investigação busca compreender a história que emerge dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), observando suas temáticas, fontes, métodos e sujeitos, com ênfase na perspectiva êmica. A presença indígena nas universidades é analisada como fator de transformação e forma de resistência. A pesquisa dialoga com autores da historiografia indígena e da decolonialidade, refletindo sobre a relação entre o conhecimento tradicional e o acadêmico, e as influências do espaço universitário sobre as produções indígenas. Os TCCs selecionados revelam um movimento de reapropriação da história por seus próprios protagonistas, trazendo à tona memórias, territórios, cosmologias e narrativas silenciadas pela historiografia oficial. A metodologia articula as contribuições de Michel de Certeau, Bruce Trigger e autores indígenas contemporâneos, considerando as mundividências próprias de cada povo. Com isso, o trabalho contribui para a valorização da autoria indígena e para o debate sobre a diversidade de perspectivas no campo da História