Banca de DEFESA: MARCELINO JOAQUIM AROTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELINO JOAQUIM AROTA
DATA : 10/03/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

O Ensino de História em Moçambique após Independência: uma Análise das Reformas Educacionais e Materiais  Didáticos


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino, História, reforma, Identidade, Alunos, Moçambique


PÁGINAS: 128
RESUMO:

O presente trabalho analisa as influências que tiveram as políticas públicas de educação em Moçambique no que  concerne as reformas curriculares e o contributo do Ensino de História, no período após  independência (1975) até aos dias atuais. Para tal, recorreu-se à pesquisa descritiva, à pesquisa  qualitativa e a pesquisa bibliográfica. A abordagem teórica baseou-se nos pontos de vista de  Basílio (2006); Barbosa (1998); Bittencourt (2004); Gonçalves (2007); Rusen (1997), Jamal  (2019) e Schmidt et al. (2009), que possibilitaram e conjugadas com os dados consultados  atraves das bibliografias a nivel das bibliotecas do Brasil e de Moçambique podemos concluir  que o processo educativo em Moçambique teve como base três instrumentos que serviram  como marco legal que fizeram com que o governo pudesse construir um Sistema Nacional de  Educação (SNE), capaz de responder aos desafios das mudanças do país, desde 1975 até hoje,  são eles: Lei nº 4/83, de 23 de março, Lei 6/92 de 6 de maio e a Lei n.º 18/2018 de 28 de  dezembro. Neste caso, o Sistema Nacional da Educação (SNE) em Moçambique pode ser  dividida em quatro momentos: Educação pós independência, antes do SNE de 1975-1982;  Introdução do Sistema Nacional de Educação de 1983 até 1991; Reforma do Sistema Nacional  de Educação de 1992-2017 e a Lei nº 18/2018, O Sistema Nacional Educação (Lei vigente).  Dizer que, Nos primeiros anos após a independência o Sistema Nacional da Educação, tinha  quatro níveis: Primário, Secundário, Médio e Superior. Em seguida entra em vigor a primeira  lei do sistema nacional de educação sub artigo 4 da Lei 4/83 de 23 de março, que estabelecia  os seguintes objetivos gerais: Formar cidadãos com uma solida preparação política, ideologia,  cientifica, técnica, cultural e física e uma elevada educação patriótica e cívica; Erradicar o  analfabetismo de modo a proporcionar a todo povo o acesso ao conhecimento científico e o  desenvolvimento pleno das suas capacidades; Introduzir a escolaridade obrigatória e universal  de acordo com o desenvolvimento do país, como meio de garantir a educação básica a todos  os jovens moçambicanos, etc. No que concerne ao Material Didático em Moçambique no pós  independência, houve a insuficiência de material didático, onde, o presidente da republica (na  altura) Samora Machel tendo ordenado aos seus compatriotas que a educação pudesse  funcionar com material improvisado. No que concerne ao ensino gratuito em Moçambique  abrange propinas, taxas e emolumentos, relacionados com a matrícula, frequência e  cerificação, livros didáticos e outras despesas são assumidas pelo Estado. No que concerne o  Ensino de História ao Longo das Reformas, depois de Alcançar a Independência, em 1975, a  preocupação do governo moçambicano pautou-se na reconstrução de um currículo que  pudesse adequar-se às novas condições que pudessem atingir as necessidades práticas e  culturais do povo moçambicano e aquilo que a FRELIMO escreveu, sobretudo, o  nacionalismo moçambicano devia fazer parte da História de Moçambique: quem somos nós,  donde viemos e sobretudo o que nós éramos. Portanto, resgatar o passado moçambicano em  associação aos fatos mais atuais. Os Grandes Desafios da Educação em Moçambique na  atualidade e a expansão do sistema educativo de qualidade em todos os níveis, com particular  realce para o pré-escolar e o nível pós-Primário; a formação e colocação de  formadores/professores para a eficaz implementação curricular, incluindo a nível da  modalidade de Ensino Bilíngue, etc.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1030508 - INGRID SILVA DE OLIVEIRA LEITE
Interno - 1721454 - ORLANDO JOSE DE ALMEIDA FILHO
Externo à Instituição - LUÍS ALFREDO CHAMBAL
Notícia cadastrada em: 12/02/2025 09:26
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