A experiência do corpo no curso de Educação Física a distância: a perspectiva discente
Educação Física a Distância. Formação. Corpo e Práticas Corporais
A significativa expansão do ensino superior tanto presencial quanto a distância, ao par de importantes conquistas sociais, como o acesso de outros segmentos da população ao ensino público superior de qualidade e gratuito, trouxe também desafios associados a essa expansão. Questões como a especificidade de cada curso, por exemplo, é um desses desafios a ser tratado na pesquisa proposta. o objetivo geral dessa pesquisa é identificar como os saberes corporais são vividos e experienciados nos cursos de Educação Física a distância. Parte-se, portanto, de uma hipótese de que há vivência desses saberes mesmo na modalidade EaD do curso, a questão que se coloca é, pois, de conhecer a natureza dessa experiência e de que forma essa natureza impacta e singulariza a formação do licenciado em Educação Física EaD? Para tanto, a pesquisa seguiu dois caminhos metodológicos específicos: o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo, tendo como recurso para a coleta de dados a realização de uma entrevista coletiva online, que foi realizada por meio de videoconferência em tempo real com os alunos do curso de Educação Física a distância de uma instituição pública do Estado de Minas Gerais. A entrevista coletiva foi a base para o levantamento das discussões e experiências vivenciadas pelos alunos. O método utilizado para analisar as falas dos entrevistados foi a análise de conteúdo.