AS INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR NOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS.
Educação, Cultura Popular, Propostas Curriculares Oficiais.
Partindo da constatação de que os documentos curriculares oficiais, do Brasil e de Minas Gerais,
vêm, historicamente, propondo o desenvolvimento de interfaces com a cultura popular,
propomos identificar e analisar quais são as interfaces estabelecidas e o que vêm sendo sugerido
aos professores nesse sentido, focalizando particularmente o ensino médio. Foram analisados
21 documentos: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); os Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN) – Bases Legais e documentos específicos das áreas de Linguagens, Códigos,
e suas tecnologias, Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas
e suas Tecnologias; as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN+) das áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza,
Matemática e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; o Currículo Básico
Comum – Ensino Médio (CBC), das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia,
História, Biologia., Filosofia, Física, Química, Sociologia, Arte, Educação Física e Língua
Estrangeira; e o Currículo Referência de Minas Gerais. Inicialmente identificamos os trechos
dos documentos nos quais as propostas de interface foram estabelecidas e os separamos por
documento curricular. Observamos que praticamente todos os documentos apresentaram, em
maior ou menor frequência, propostas educacionais relacionadas à cultura popular. O único que
não apresentou proposta dessa natureza foi o CBC de Língua Estrangeira. Já o documento que
mais apresentou indicações foi o Currículo Referência de Minas Gerais. Para a continuidade da
pesquisa, propomos organizar e analisar os dados levantados por meio da análise do conteúdo.