A LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA NAS MÍDIAS SOCIAIS COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
Literatura infantojuvenil. Lei n.10.639/03. Mídias Sociais. Educação para as relações étnico-raciais.
Os altos índices de racismo no país refletem um histórico de desigualdade, discriminação e
opressão na população negra. Essas formas de discriminação se manifestaram de várias
maneiras no país como, por exemplo, na literatura brasileira, posto que as representações do
negro na literatura reforçaram estereótipos racistas e preconceitos raciais em diversas obras,
refletindo o racismo estrutural em nossa sociedade e moldando subjetividades de muitas
crianças. Por outro lado, temos a literatura negro-brasileira uma literatura que milita na
transformação desses estereótipos e preconceitos, que pode encontrar nas mídias sociais
ferramentas poderosas para sua divulgação podendo proporcionar a valorização da cultura afro-
brasileira e africana e o fortalecimento da identidade negra nas crianças. A pesquisa tem por
objetivo analisar os discursos de influenciadores literários nas mídias sociais sobre a literatura
infantojuvenil negro-brasileira e como esses discursos podem construir sentidos sobre a
importância dessa literatura para a formação da subjetividade das crianças. Trata-se de uma
pesquisa de abordagem qualitativa (MINAYO, 1994). Será utilizado a Análise de Discurso
Crítica baseada nos pressupostos de (Fairclough,2021); Magalhães (2017), entre outros. Esta
abordagem teórico-metodológica busca desvelar as relações de poder que estão presentes no
texto e as intenções ocultas para além do que está no texto, sem deixar de refletir que os
indivíduos não são seres passivos diante dos esforços para a manutenção do poder hegemônico,
nesse sentido, ao mesmo tempo em que esses processos atuam em nossa subjetivação, também
resistimos a eles e buscamos transformar a realidade que se apresenta. Pretende-se analisar
5(cinco)perfis de Influenciadores literários que divulgam a literatura infantojuvenil negro-
brasileira na mídia social Instagram. As análises realizadas até o momento de alguns
influenciadores infantis indicam que os discursos promovidos por esses influenciadores não só
atuam para a valorização da história, cultura e identidade dos negros brasileiros quanto
demonstram como práticas pedagógicas podem emergir a partir da influência que esses
Influenciadores literários exercem nas experiências escolares de seus seguidores, e que as
mídias apesar de serem um espaço não neutro, em que o poder também está inserido, ela
também se constitui um espaço de resistência e de esperança em que práticas pedagógicas
antirracistas possam ser fortalecidas, em consonância com a institucionalização da Lei no
10.639/03.