CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS POR LICENCIANDOS ACERCA DA ABORDAGEM CTSA
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; Formação de professores; Análise de discurso; Sequência didática
O Ensino de Ciências no Brasil, em geral, vem sendo trabalhado com metodologias engessadas, pautadas na memorização e acúmulo de conceitos estanques desvinculados da realidade dos estudantes. Por esse lado, buscando romper com o modelo de ensino tradicional, as pesquisas do âmbito educacional indicam para diversas possibilidades, dentre elas a perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Buscando um olhar mais atento para tais “eixos” e suas inter-relações, os trabalhos com esse enfoque vêm sendo apontados como um caminho para um ensino mais crítico e contextualizado. A partir disso, na presente pesquisa, temos como objetivo investigar quais os sentidos produzidos por licenciandos ao vivenciarem leituras, atividades e discussões acerca da perspectiva CTSA. Por meio de uma revisão de literatura, buscamos compreender o que dizem as pesquisas na área de Ensino de Ciências a respeito da abordagem CTSA na formação de professores, bem como sua utilização na prática por parte de docentes em exercício. Por meio deste levantamento, observamos que, em geral, os professores não possuem o pertencimento necessário para o trabalho com aulas pautadas em problemáticas sociais, indicando a necessidade de se ampliar tais discussões na formação de nossos educadores. A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito da componente curricular Química e Sociedade do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), no primeiro semestre letivo de 2024. Desta forma, apoiados pelo referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa (AD), acompanhamos a participação de uma turma com três licenciandos nas discussões e atividades propostas ao longo da disciplina. Frente às diferentes discussões e materiais desenvolvidos no decorrer do semestre letivo, nosso corpus de análise é constituído por uma produção textual e pelas sequências didáticas elaboradas como trabalho final da disciplina. A partir das análises das produções textuais, em linhas gerais, os trabalhos dos licenciandos indicam uma visão ingênua com relação ao desenvolvimento do pensamento crítico e de um ensino voltado para a formação cidadã. Por esse lado, os discentes entendem a importância do amadurecimento dessa criticidade, embora não apresentem possíveis caminhos para isto. Além disso, existem nuances que apontam para concepções orientadas ao entendimento da Ciência como aplicação de conceitos, bem como traços de uma visão salvacionista atrelada aos avanços científicos e tecnológicos. Com relação aos caminhos percorridos e aos sentidos construídos pelos discentes ao vivenciarem o processo de produção de sequências didáticas apoiadas nos pressupostos teóricos da abordagem CTSA, os sujeitos parecem ter construído conhecimentos relevantes no que tange à perspectiva, passando por um movimento de ressignificação de determinadas concepções prévias. Percebemos também que os materiais construídos apontam para o entendimento da abordagem CTSA como um caminho que envolve dinâmicas pautadas em reflexões de problemáticas contextualizadas, explorando aspectos socioambientais e múltiplos recursos didáticos. Por outro lado, percebemos certa dificuldade dos licenciandos contemplarem em seus trabalhos os aspectos tecnológicos, associando-os majoritariamente aos aparatos tecnológicos e ao entendimento de técnicas e processos. Tendo isto em vista, acreditamos que as diversas intervenções realizadas ao longo do semestre contribuíram para a construção de uma visão mais ampla acerca da abordagem CTSA, apontando para a importância de ampliação dos espaços formativos que propiciem aos nossos futuros educadores vivenciarem diferentes práticas reflexivas.