A possibilidade de “ser mais”: Histórias de vida de egressos da EJA
Teatro; Paulo Freire; Egressos da EJA; Histórias de Vida.
Este trabalho propôs estudar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas interfaces com a atuação profissional em Teatro. Pesquisou-se, pela ótica das aproximações e afastamentos, as histórias de vida de artistas de teatro que passaram por essa modalidade de ensino. Para isso, foi composta uma amostra intencional de cinco sujeitos que trabalham com teatro atualmente e que passaram pela EJA. O desencadeamento do estudo emerge, a princípio, da hipótese de que poucas pessoas que passaram pela EJA, em algum momento de sua trajetória escolar, seguiram seus estudos e atuam no Teatro. Este estudo foi motivado pela seguinte questão: Enquanto egressos da EJA e atuais trabalhadores da cena, como a passagem pela EJA contribuiu para que esses sujeitos pudessem ‘ser mais’, atingirem seus objetivos e buscarem novos percursos de formação? Ao buscar nos aproximar dessa questão de pesquisa, elaboramos o seguinte objetivo geral: Apresentar e analisar, à luz do quadro teórico e das pesquisas recentes, as histórias de vida (pessoais, acadêmicas e profissionais) de cinco pessoas que passaram pela Educação de Jovens e Adultos e que hoje trabalham com teatro. Para análise do material levantado, propomos usar a análise de conteúdo de Bardin (1977), que engloba técnicas de análise das comunicações. Diante do estudo feito, encontramos nessas diferentes trajetórias o entrelaçamento aos contextos sociais e econômicos do país e aos processos de constituição de políticas públicas da EJA e podemos identificar que a EJA foi um fator crucial para a busca dos sujeitos de serem mais.