CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS POR LICENCIANDOS ACERCA DA ABORDAGEM CTSA
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; Formação de professores; Análise
de discurso; Sequência didática.
O Ensino de Ciências no Brasil, em geral, vem sendo trabalhado com metodologias engessadas,
pautadas na memorização e acúmulo de conceitos estanques desvinculados da realidade dos
estudantes. Por esse lado, buscando romper com o modelo de ensino tradicional, as pesquisas
do âmbito educacional indicam para diversas possibilidades, dentre elas a perspectiva da
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Buscando um olhar mais atento para tais
“eixos” e suas inter-relações, os trabalhos com esse enfoque vêm sendo apontados como um
caminho para um ensino mais crítico e contextualizado. A partir disso, na presente pesquisa,
temos como objetivo investigar quais os sentidos produzidos por licenciandos ao vivenciarem
leituras, atividades e discussões acerca da perspectiva CTSA. Por meio de uma revisão de
literatura, buscamos compreender o que dizem as pesquisas na área de Ensino de Ciências a
respeito da abordagem CTSA na formação de professores, bem como sua utilização na prática
por parte de docentes em exercício. Por meio deste levantamento, observamos que, em geral,
os professores não possuem o pertencimento necessário para o trabalho com aulas pautadas em
problemáticas sociais, indicando a necessidade de se ampliar tais discussões na formação de
nossos educadores. A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito da componente curricular
Química e Sociedade do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de São
João del-Rei (UFSJ), no primeiro semestre letivo de 2024. Desta forma, apoiados pelo
referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa (AD),
acompanhamos a participação de uma turma com três licenciandos nas discussões e atividades
propostas ao longo da disciplina. Frente às diferentes discussões e materiais desenvolvidos no
decorrer do semestre letivo, nosso corpus de análise é constituído por uma produção textual e
pelas sequências didáticas elaboradas como trabalho final da disciplina. Nesse momento da
pesquisa, iniciamos o processo de análise, partindo das produções textuais. Em linhas gerais,
os trabalhos dos licenciandos indicam uma visão ingênua com relação ao desenvolvimento do
pensamento crítico e de um ensino voltado para a formação cidadã. Por esse lado, os discentes
entendem a importância do amadurecimento dessa criticidade, embora não apresentem
possíveis caminhos para isto. No atual estágio da pesquisa, estamos estudando como será
conduzida a análise das sequências didáticas.