Banca de DEFESA: JULIANA AZI MARTINS ACHÁ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA AZI MARTINS ACHÁ
DATA : 17/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

EU, ELAS, NÓS: PROFESSORAS-MÃES DA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Professoras-mães. Maternidade. Docência. Educação Básica. História das
Mulheres.


PÁGINAS: 137
RESUMO:

A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa Discursos e Produção de Saberes nas
Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos
Socioeducativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São João del-Rei, apresenta
a história da trajetória de quatro professoras-mães da educação básica na cidade de
Barbacena. Essas narrativas vão se circunscrevendo à história da pesquisadora, que analisa a
complexa tríade de ser mulher, professora e mãe, no atual contexto educacional brasileiro. A
questão orientadora da pesquisa é: Como as professoras-mães conciliam os desafios da
maternidade, da docência e da vida pessoal em meio às pressões impostas pelas estruturas
patriarcais e pelas condições precárias de trabalho? O objetivo principal é discutir como essas
mulheres lidam com tais desafios. Os objetivos específicos incluem: realizar uma revisão de
literatura sobre o tema; destacar as vivências da maternidade e as dificuldades impostas pelas
estruturas patriarcais, problematizando a romantização do excesso de trabalho feminino;
instituir diálogos baseados no princípio da sororidade, narrando as histórias de vida dessas
mulheres, em seus microterritórios; e promover reflexões sobre suas experiências, buscando
maior compreensão e apoio coletivo. O quadro teórico fundamenta-se em autores como
Gerda Lerner e Michel Foucault, abordando conceitos relacionados ao patriarcado e à
dominação dos corpos. No entanto, outros importantes autores, autoras e conceitos foram
surgindo ao longo do processo da pesquisa, assim como a consciência de que este trabalho
contribui para o campo denominado história das mulheres. Ancorada na perspectiva
epistêmico-teórico-metodológica da narrativa (auto)biográfica, a pesquisadora realizou um
encontro com as participantes, no qual elas relataram e compartilharam experiências e afetos.
Nesse encontro, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas e utilizados dois dispositivos:
o curta-metragem Vida Maria e o trecho "Os descansos" do livro Mulheres que Correm com
os Lobos, da psicanalista Clarissa Pinkola Estés. Esses elementos provocaram nas
participantes a rememoração de histórias íntimas de suas trajetórias. A análise das entrevistas
encontra na escrevivência uma forma de contar essas narrativas. O processo de análise dessa
pesquisa indica que as professoras-mães enfrentam uma sobrecarga contínua, caracterizada
pela invisibilidade, agravada pela falta de apoio institucional e por normas sociais que
naturalizam sua exaustão. O estudo reforça a necessidade de um processo contínuo de
reflexão e postura crítica. Apesar das dificuldades, essas mulheres buscam estratégias de
resistência, reafirmando a urgência de políticas públicas mais inclusivas e de suporte
adequado para conciliar suas múltiplas responsabilidades.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2117285 - CASSIA BEATRIZ BATISTA E SILVA
Presidente - 1705068 - FERNANDA OMELCZUK WALTER
Externa à Instituição - MARIA ZELIA MAIA DE SOUZA - UFJF
Notícia cadastrada em: 09/12/2024 16:47
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