Banca de DEFESA: EDUARDO TAVARES FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO TAVARES FERREIRA
DATA : 28/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

A evolução das notas do IDEB da Escola Estadual Doutor Garcia de Lima e suas possíveis relações com a cultura, o clima e as identidades escolares


PALAVRAS-CHAVES:

IDEB, identidade escolar, cultura escolar, clima escolar, ensino fundamental.


PÁGINAS: 172
RESUMO:

O principal indicador da qualidade da educação no Brasil é o Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (IDEB), o qual foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP). No período de 2005 a 2021, as notas obtidas no IDEB dos
anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor Garcia de Lima mostraram uma
evolução crescente, o que levou a questionar: que aspectos influenciaram tal crescimento?
Considerando que a resposta para esta pergunta teria relação com a identidade escolar e que
essa pode ser percebida como a junção das características do clima escolar, da cultura escolar
e das identidades dos grupos que fazem parte da comunidade escolar, realizou-se uma
investigação com abordagem qualiquantitativa por meio das seguintes ações: análise de
documentos, aplicação de questionários virtuais com a participação de 29 docentes e 176
discentes, e realização de entrevistas com um gestor, três professoras e uma funcionária da
limpeza. Para a interpretação dos dados das entrevistas e dos questionários foram utilizadas a
análise textual discursiva e a estatística descritiva, respectivamente. Verificou-se uma
alteração da identidade da instituição nos arredores dos anos de 2008 e 2009, o que a tornou
uma escola de qualidade reconhecida na cidade de São João del-Rei, MG. Essa nova identidade
surgiu devido a vários fatores, dentre eles se destacam: a criação e cumprimento de regras
pela gestão 2008/2011 que foram incorporadas ao cotidiano escolar, a renovação do corpo
docente, participação da comunidade escolar em decisões de caráter coletivo, dentre outros.
Além disso, identificou-se que o corpo docente dessa instituição possui características que o
destacam, como: alto número de profissionais efetivos e com especialização e/ou mestrado,
professores que gostam do que fazem mesmo não se sentindo valorizados pelas leis
educacionais, docentes que se auto identificam como bons profissionais e são reconhecidos
dessa maneira pelos seus alunos. Quanto ao corpo discente, foi identificado no perfil dos
estudantes do Ensino Fundamental anos finais que, embora os professores considerem que
eles poderiam estudar mais, os alunos responderam que gostam de estudar e ir para a escola,
possuem renda familiar entre um mil e três mil reais e que estudam porque vislumbram uma
boa profissão futuramente. Diante desse cenário conclui-se que essas, dentre outras
características, dos corpos docente e discente dessa instituição aliadas às novas regras de
conduta implementadas pela gestão 2008/2011 e mantidas e aprimoradas nas gestões
posteriores têm possíveis relações com o aumento gradativo das notas do IDEB.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BREYNNER RICARDO DE OLIVEIRA - UFOP
Interna - 2328493 - MONICA DE AVILA TODARO
Presidente - 1169112 - PAULO CESAR PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 12/06/2024 09:05
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