Banca de DEFESA: BÁRBARA CRISTINA CALDAS DE ÁVILA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BÁRBARA CRISTINA CALDAS DE ÁVILA
DATA : 24/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES


PALAVRAS-CHAVES:

TIC. TDIC. Formação inicial de professores. Química.


PÁGINAS: 138
RESUMO:

A utilização de recursos tecnológicos no âmbito educacional ainda é alvo de indagações. A
ausência de infraestrutura e a resistência por parte (não só) dos educadores impossibilita ou
até mesmo inviabiliza a implementação de uma metodologia tecnológica educacional. Diante
disso, neste trabalho, apresentamos atividades desenvolvidas por licenciandos em Química, da
disciplina “Recursos Tecnológicos para Educação Química” no ano de 2023, da Universidade
Federal de São João del-Rei (UFSJ). O objetivo da pesquisa é investigar os usos e
compreensões que, futuros professores de Química, fazem das TDICs quando planejam uma
aula do componente curricular para a Educação Básica. Na intenção de aprofundarmos nessa
discussão, buscamos por meio de uma revisão sistemática de literatura, possibilidades da
integração de TICs/TDICs à prática educativa no Ensino de Ciências, evidenciado por alguns
autores, bem como possíveis limitações. Na sequência, apoiamo-nos na utilização de um
questionário como instrumento para caracterização dos sujeitos da pesquisa. Como
instrumentos metodológicos, adotamos para a construção e análise dos dados: planos de aula e
estratégias de ensino desenvolvidos pelos pesquisados durante a disciplina e uma roda de
conversa, a qual foi realizada no último dia letivo do primeiro semestre de 2023, no que se
refere a aplicabilidade dos recursos tecnológicos. A metodologia concentra-se em uma
pesquisa qualitativa, na qual explicitamos a Análise de Conteúdo (AC) como abordagem
fenomenológica assumida. Modelo este, de análise, que faz parte da literatura de referência de
Bardin (2016) e agrega um conjunto de técnicas e ferramentas capazes de interpretar, a priori,
o conteúdo das mensagens, mediante procedimentos sistemáticos e objetivos. De modo geral,
os resultados mostraram que a atividade desenvolvida durante a disciplina pelos licenciandos
possibilitou na aprendizagem da aplicabilidade de TDICs em aulas de Química.
Questionamentos quanto aos impasses de implementação de tecnologias em âmbito
educacional foram discorridos ao longo da pesquisa. A ausência de professores capacitados
quanto ao uso dessas tecnologias em sala de aula, bem como a ausência de infraestrutura das
escolas, resultado do descompasso de políticas públicas em prol da execução desse
desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino são alguns dos apontamentos
colocados pelos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1384779 - FERNANDA LUIZA DE FARIA
Externo à Instituição - LUIZ ALBERTO DA SILVA JUNIOR - UFRN
Presidente - 1361077 - WALLACE ALVES CABRAL
Notícia cadastrada em: 18/09/2024 11:40
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