AGENCIAMENTOS DO CURRÍCULO REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE INSPIRAÇÃO NA TEORIA ATOR-REDE
Educação Física (EF); Professor de Educação Física (PEF); Teoria Ator-Rede (TAR); Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG).
O presente trabalho analisa a experiência pedagógica de um professor de Educação Física que atua de forma destacada tanto no referido componente curricular, mas também em outras disciplinas, como a de Inclusão ao Mundo do Trabalho e Projeto de Vida, que resultam da consonância ao (NOVO) Currículo Referência de Minas Gerais - CRMG (Minas Gerais, 2021). Esse currículo, aprovado em 2021, é fortemente alinhado à proposta federativa da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2017), e do Novo Ensino Médio (Brasil, 2017), e foi implementado sob as premissas de ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola, da melhora da aprendizagem e do desenvolvimento do protagonismo juvenil. Amparados pelos fundamentos teórico-metodológicos da Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour (2012) e colaboradores, buscamos compreender os agenciamentos do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) na prática pedagógica daquele professor. Objetivamos compreender como o CRMG foi constituído; como o professor investigado se associou junto ao ator-rede CRMG; Quais as principais entidades mobilizadas e mobilizadoras do currículo que se fazem presente nas suas práticas pedagógicas; e quais as ações instauradas nas práticas pedagógicas do professor. Em termos metodológicos, seguimos as fontes as fontes de incerteza propostas por Latour (2012), inventariando a multiplicidade de agentes participantes do CRMG e da relação que o professor investigado mobiliza em suas ações escolares (entre eles, os objetos, ou os não humanos em causa na questão de interesse); identificamos as ações/translações empreendidas por esses agentes, descrevendo as mediações em jogo nos agenciamentos do CRMG na prática do investigado; E, por fim, escrevemos nosso Relato de Risco (já em curso), reagregando a rede investigada, com vistas à compreensão do objeto da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de i) análise documental; ii) entrevistas semiestruturadas com o investigado; iii) observação das práticas pedagógicas do investigado, com registros em diário de campo. No presente relatório de qualificação são apresentados os dados da análise documental - da constituição social do CRMG - e do levantamento da trajetória do professor com o componente curricular Educação Física. Como próximos passos da pesquisa, serão realizadas as análises das associações e mediações estabelecidas na associação do professor investigado ao CRMG.