Essas crianças habitam o virtual "Mas e seus pais e professores, onde habitam?”
Educação;Polegarzinha;Filosofia;Tecnologia;Michel Serres.
Nesta pesquisa, de cunho bibliográfico, meu objetivo foi problematizar a relação entre Polergazinha (nome dado pelo filósofo francês, Michel Serres, à população de crianças/adolescentes que abraçam as tecnologias digitais como forma de estar e compreender o mundo) e seus pares educativos: pais e professores. Em seu livro homônimo, o filósofo afirma que Polegarzinha habita no virtual, mas onde habitam seus pais e professores? Esta é a principal questão que, aliada a minha experiência de pai e professor, busquei refletir neste trabalho. Minha hipótese foi que os pais e professores da Polegarzinha não habitam o mesmo ambiente que ela. Situação que torna turbulenta a comunicação entre ela e eles. Para melhor compreender este cenário e desenvolver minha reflexão, organizei o texto em quatro passos: 1. Quem é a Polegarzinha; 2. Onde é que ela habita? 3. Onde habitam seus pais e professores e, por fim, 4. Quais desafios Polegarzinha nos impõe. Meu referencial teórcio foi Michel Serres, especialmente, a obra Polegarzinha, além de Hominescências, Atlas e A lenda dos anjos. Como resultados, cheguei à conclusão que, se professores e pais querem alcançar e fazer parte do processo educador da Polegarzinha, é necessário que busquem compreender e participar de seu universo “virtual”, em vez de proibi-lo, negando-lhe qualquer potencial educativo e vendo apenas como uma ameaça para ela.