O CUIDAR E EDUCAR EM CRECHES: UM OLHAR PARA O CUIDADO DE SI E DO OUTRO A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Educação Infantil; Creche; Cuidar e educar; Cuidado de si e do outro.
A presente dissertação de mestrado “O cuidar e educar em creches: um olhar para o cuidado
de si e do outro a partir de uma pesquisa bibliográfica” vincula-se ao Programa de Pós-
Graduação em Educação - Processos Socioeducativos e práticas escolares da Universidade
Federal de São João Del-Rei - UFSJ, Campus Dom Bosco e, dos estudos e pesquisas
desenvolvidos no Grupo de Estudos e Pesquisa CRIA CNPq/UFSJ- Centro de respeito às
infâncias e suas aprendizagens. A partir da temática do cuidar e educar, bem como do cuidado
de si e do outro na creche, esta pesquisa se justifica por ainda serem poucos estudos no âmbito
da creche. A questão central é como tem se desenvolvido o cuidar e educar em creches,
especialmente, o cuidado de si e do outro entre as crianças. Em decorrência desta, ainda se
questiona se há um trabalho docente intencional para que as crianças aprendam a cuidar de si
e do outro. O objetivo geral é compreender e analisar as relações entre o cuidar e educar, bem
como o cuidado de si e do outro em contextos de creches, a partir de pesquisas publicadas em
forma de dissertações e teses, no período compreendido entre 2017 e 2023. Os objetivos
específicos são: a) Discutir sobre a relação entre cuidar e educar do ponto de vista legal e
pedagógico a partir do compromisso histórico, social e legal com a educação da criança de até
3 (três) anos de idade; b) Discutir, do ponto de vista teórico, o cuidado de si, por meio das
interações e brincadeiras, o cuidado do outro na creche; c) Refletir sobre o papel da professora
em creche e o cuidado compartilhado à luz do desenvolvimento humano. A metodologia se
pautou em uma pesquisa bibliográfica, realizada na base de dados do Catálogo de Teses e
Dissertações da Capes, entre o período de 2017 a 2023, devido a promulgação da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram selecionadas 14 (quatorze) pesquisas, sendo 10
(dez) dissertações de mestrado e 4 (quatro) teses de doutorado. Para a discussão e análise dos
dados, serão utilizados como referenciais teóricos a Teoria Histórico-Cultural e as ideias de
cuidade de si de Foucalt, por meio de alguns eixos de análise, apresentados a priori: o cuidado
de si e do outro; a linguagem da professora como mediadora da educação do cuidado; a rotina
pedagógica na creche: organização do tempo e do espaço; o desenvolvimento de vínculos e as
vivências compartilhadas: interações e brincadeiras. Os resultados ainda estão sendo
construídos, mas já indicam que, do ponto de vista legal e teórico, há uma busca constante
pela relação indissociável entre o cuidar e educar e que as discussões acerca do cuidado de si
e do outro na creche ainda são iniciais.