Banca de DEFESA: CAMILA ADRIANA LIMA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA ADRIANA LIMA RODRIGUES
DATA : 30/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO CONHECIMENTO PRÉVIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental. Formação de Professores. Problemas Socioambientais.


PÁGINAS: 117
RESUMO:

Este trabalho surgiu de questões relacionadas à Educação Ambiental (EA), que passaram a
povoar meus pensamentos durante as atividades de campo no período da graduação. No
contexto acadêmico, percebi que a EA como temática na Formação de Professores de
Ciências e Biologia, deve ser sempre repensada, pois neste momento de formação é que
discussões acerca da temática devem ser colocadas em prática. Afinal, como as questões da
Educação Ambiental (EA) são tratadas em nosso cotidiano? A temática da EA contribui para
a formação de futuros professores? Diante dessas questões, o presente trabalho teve como
objetivo analisar a Educação Ambiental como conhecimento prévio na formação inicial de
professores no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de São
João del-Rei. Para isso, foram analisados como os (as) graduandos recordam a temática de EA
previamente a sua entrada no nível superior de ensino. A proposta metodológica foi
estruturada em uma pesquisa intervenção ação que se constituiu em três procedimentos: a
aplicação de um questionário sobre Educação Ambiental, um questionário de caráter
socioeconômico com questões relacionadas a quem são esses graduandos e a aplicação das
oficinas sobre EA. Para a análise dos resultados recorremos à análise de conteúdo de
Laurence Bardin. Concluímos que a partir dos resultados apresentados nesta pesquisa, fica
evidente que a formação de professores se entrelaça nas questões relacionadas à EA, de
maneira a procurar um olhar diferenciado para as questões voltadas para o meio ambiente.
Observamos que as atividades propostas nas oficinas impactam e/ou trazem lembranças das
questões ambientais na vida acadêmica. Concordamos que a utilização desse tipo de atividade
pode acrescentar para o desenvolvimento de novas ideias e atitudes para a prática da EA aos
graduandos do primeiro período de Ciências Biológicas. Assim, temos a intenção de que os
resultados desta dissertação, possam servir como base para inspirar outros projetos, que
despertem a consciência e promovam a preservação ambiental. E que esses projetos, sejam
destinados a orientar indivíduos capazes de disseminar a Educação Ambiental e de
transformar a sociedade de maneiras significativas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA DELOURDES MACIEL - UNICSUL
Presidente - 1357619 - RICARDO PEREIRA SEPINI
Interno - 1361077 - WALLACE ALVES CABRAL
Notícia cadastrada em: 30/10/2024 13:02
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