Banca de DEFESA: SEBASTIÃO EGÍDIO FERREIRA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SEBASTIÃO EGÍDIO FERREIRA JÚNIOR
DATA : 13/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

AGENCIAMENTOS DO CURRÍCULO REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS NAS AÇÕES DE UM PROFESSOR DE
EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA ATOR-REDE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física; Professor de Educação Física; Teoria Ator-Rede;
Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG).


PÁGINAS: 126
RESUMO:

O presente trabalho analisa as ações escolares de um professor de Educação Física que
atua de forma destacada tanto no referido componente curricular e, também em outras
disciplinas, como a de Inclusão ao Mundo do Trabalho e Projeto de Vida, que resultam
da consonância ao (NOVO) Currículo Referência de Minas Gerais - CRMG (Minas
Gerais, 2021). Amparados pelos fundamentos teórico-metodológicos da Teoria Ator-
Rede, de Bruno Latour (2012) e colaboradores, buscamos compreender os
agenciamentos do CRMG nas ações escolares daquele professor. Objetivamos
compreender como o CRMG foi constituído; como o professor investigado se associou
junto ao ator-rede CRMG; quais as principais entidades mobilizadas e mobilizadoras do
currículo que se fazem presentes nas suas ações; e quais as ações escolares foram
instauradas. Em termos metodológicos, seguimos as fontes de incertezas propostas por
Latour (2012), inventariando a multiplicidade de agentes participantes do CRMG e da
relação que o Professor Investigado mobiliza em suas ações escolares; identificamos as
ações empreendidas por esses agentes e, por fim, apresentamos os dados da análise
documental - da constituição social do CRMG - e do levantamento da trajetória do
professor com o componente curricular Educação Física. Escrevemos nosso relato,
reagregando a rede investigada, com vistas à compreensão do objeto da pesquisa. Os
dados foram coletados entre os dias 18 de setembro de 2023 a 18 de dezembro de 2023
por meio de i) análise documental; ii) entrevistas semiestruturadas com o investigado;
iii) observação das ações escolares do investigado, com registros em diário de campo.
Os resultados da pesquisa sugerem que o CRMG, estruturado por meio de parcerias
público-privadas, emerge como um ator-rede poderoso que impõe dispositivos
pedagógicos como os Cadernos MAPA, o Jornal Lupa, os Planos de Aula apostilados, o
Programa “Se Liga na Educação”, entre outros. Esses actantes curriculares agem de
forma prescritiva sobre o fazer docente, limitando a autonomia e remodelando a prática
pedagógica. A pesquisa identificou os seguintes agenciamentos: (i) a constituição do
CRMG como rede sociomaterial híbrida entre Estado e iniciativa privada; (ii) a
transformação do professor em agente polivalente e multifuncional; (iii) a imposição de
dispositivos curriculares que reconfiguram a prática pedagógica; (iv) a emergência dos
Espaços Educadores como resposta ao engessamento do currículo prescrito e (v)
afastamento do PI de suas ações criativas, especificamente no componente curricular de
Educação Física. Os dados evidenciam que os agenciamentos do CRMG, embora
orientados por discursos de inovação e protagonismo juvenil, operam por meio de
estratégias de controle, performatividade e responsabilização docente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTÔNIO FERNANDES DE SOUZA JÚNIOR - UEMG
Presidente - 1568423 - DIEGO DE SOUSA MENDES
Interno - 1927311 - GABRIEL MENEZES VIANA
Notícia cadastrada em: 22/05/2025 13:36
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