Banca de DEFESA: JULIANA DE CÁSSIA DOS SANTOS MAGALHÃES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA DE CÁSSIA DOS SANTOS MAGALHÃES
DATA : 21/07/2025
HORA: 13:30
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

AS INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR EM DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação, Cultura Popular, Documentos Curriculares Oficiais.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

Nesta pesquisa, objetivamos identificar e analisar as interfaces entre educação e cultura
popular propostas em documentos curriculares oficiais para o ensino médio, do Brasil e
de Minas Gerais. Inicialmente realizamos uma revisão bibliográfica de publicações
relacionadas ao tema no repositório da SciELO, no período de 2019 a 2023, e a
produção de dissertações e teses encontradas no Catálogo de Dissertações e Teses da
Capes considerando particularmente o ensino de química, no período de 2014 a 2022,
por haver uma interface específica proposta para o ensino dessa disciplina no Brasil
com 36 anos de idade. Para analisar os documentos curriculares, inicialmente buscamos
compreender tópicos como cultura, cultura popular, educação, currículo e diversidade
cultural na literatura. Em seguida, foram analisados 21 documentos curriculares, e para
localizar as interfaces em cada um deles, usamos o atalho Ctrl + F do Windows como
ferramenta de busca, no qual inserimos palavras-chave tais como “cultura”, “popular”,
“manifestações”, “locais”, “saberes” e “diversidade”, de modo a identificar os trechos
nos quais foram estabelecidas. Após isso, interpretamos seus conteúdos e chegamos às
seguintes categorias de análise: diversidade, diálogo, características locais, interesse dos
alunos, transformações, amarras culturais, interdisciplinaridade, saberes prévios,
cotidiano e professor mediador. A categoria que apresentou o maior número de
interfaces foi a da diversidade. Para sua análise, separamos os trechos dos documentos
onde as palavras “popular” e “populares” encontravam-se explicitados e buscamos
compreender como esses adjetivos eram vistos nos documentos. Outra análise dessa
categoria envolveu a identificação das entidades ontológicas relacionadas à diversidade
e as ações recomendadas por meio de verbos prescritos aos professores. Nas demais
categorias, focalizamos os trechos dos documentos que continham as palavras
“popular” ou “populares”, buscando perceber a que foram associadas e as
recomendações dadas aos professores. Observamos interfaces com a cultura popular em
todos os documentos curriculares analisados, com exceção de nos Conteúdos Básicos
Comuns (CBC) de Biologia. Embora os referenciais teóricos tenham indicado tipos de
diversidades relacionadas à raça, gênero, religião, linguística, cultural e biológica, o
conjunto de entidades observadas nos documentos curriculares revelou um espectro
mais amplo relacionando pessoas (indivíduos, cidadãos, jovens, trabalhadores,
estudantes etc.), entidades materiais (charges, cartuns, produtos, objetos etc.) e
imateriais (saberes, culturas, vivências, ancestralidades etc.). O “popular” é visto de
várias formas nos documentos curriculares, seja associado a crenças, saberes, tradições,
manifestações, bagagem cultural, experiências, conhecimentos prévios dos alunos,
repertórios do jovem, cotidiano dos alunos e suas comunidades, trajetórias e histórias,
variação linguística, sendo em alguns documentos materializado na forma de jogos e
brincadeiras, arte, falares, cultura corporal, danças locais e de rua, a capoeira, e
vinculado aos pais, tios e avós dos alunos. Em sua maioria, os documentos orientam a
valorização das diversas manifestações da cultura e instigam o exercício da empatia, do
diálogo, da cooperação e do respeito aos sujeitos e grupos sociais que as produzem. Em
nossa análise, os verbos encontrados tendem à adoção de uma perspectiva multicultural
para o tratamento das culturas populares na educação brasileira, sobressaindo a
proposição de um maior número de interfaces no Currículo de Referência de Minas
Gerais e em disciplinas relacionadas às artes, linguagens e educação física.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JULIANO SOARES PINHEIRO
Interna - 1881988 - MARIA EMANUELA ESTEVES DOS SANTOS
Presidente - 1169112 - PAULO CESAR PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 26/06/2025 13:55
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