"PODE UMA HIPERMÍDIA SER INVESTIGATIVA? PROPOSIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM UMA HIPERMÍDIA"
Ensino por investigação; hipermídia; educação química; saberes da comunidade.
Este relatório apresenta a evolução de uma pesquisa realizada no âmbito de uma dissertação de mestrado que propôs analisar possibilidades de inserir atividades investigativas em uma hipermídia. A pesquisa partiu da seguinte questão: pode essa hipermídia ser investigativa? A hipermídia de que falamos foi elaborada na disciplina Pesquisa em Educação Química em decorrência de uma atividade de pesquisa-formação relacionada ao projeto de iniciação científica “Etnomodelagem pedagógica da produção local de artefatos metálicos e investigação de sua inserção no ensino médio”, o qual teve por objetivo investigar a modelagem pedagógica de professores de química em formação inicial para a inserção dos saberes de um artesão de metais em aulas de química da educação básica. Nesse sentido, a modelagem feita foi a hipermídia, que reuniu dados de uma narrativa híbrida, fotografias e vídeos dos trabalhos de campo realizados pelo acadêmico Guilherme Henrique Nugas junto ao Senhor Alessandro Santiago da Silva, um artesão de metais de Santa Cruz de Minas, MG. Com base em referenciais teóricos como Vygotsky, Wertsch, Sasseron e Paulo Freire, neste relatório discute-se o papel das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s) e das perguntas/problemas como mediadores no processo de ensino-aprendizagem no contexto de ensino por investigação, destacando a hipermídia como ferramenta multimodal que articula textos, imagens, sons e interatividade. A abordagem metodológica foi qualitativa, com a exploração do material, aplicação de questionário e realização de rodas de conversa com dez licenciandos em Química das disciplinas Pesquisa em Educação Química e Teorias da Aprendizagem em Química. Os resultados indicaram que a hipermídia foi vista como sendo atrativa e tendo recursos pedagógicos e técnicos adequados para atividades de ensino-aprendizagem. No entanto, sua conformação atual carece de elementos para promover o ensino por investigação, como a presença de questões-problemas e proposição de atividades investigativas. Os licenciandos chegaram a sugerir questões e atividades tais como: entrevistas com o Sr. Alessandro para abordar temas como reciclagem, reaproveitamento de materiais, segurança no trabalho e impactos ambientais; problematização ambiental e técnica acerca da reciclagem do alumínio; investigação sobre reutilização e reaproveitamento desse metal na comunidade; possibilidades de alteração de dados nas placas de identificação feitas pelo artesão e implicações. A mediação docente foi apontada como componente essencial para transformar a hipermídia em uma ferramenta investigativa. As próximas etapas preveem a sistematização e a análise dos dados coletados, utilizando o método de análise de conteúdo proposto por Bardin. A análise buscará identificar categorias que evidenciem como os licenciandos mobilizam habilidades investigativas com base em suas proposições para a hipermídia. As discussões serão orientadas pela relação entre os fundamentos do ensino por investigação, a ação mediada, a pedagogia da pergunta e os elementos presentes nas propostas elaboradas pelos participantes. Para avançar rumo à finalização da dissertação e defesa prevista para janeiro de 2026, ainda é necessário concluir a análise dos dados, redigir os capítulos finais, realizar a revisão textual e formatar o trabalho conforme as normas acadêmicas.