Desafios e Oportunidades da Transição de Instituições de Ensino para o Ambiente de Contratação Livre de Energia Elétrica
Ambiente de contratação Livre (ACL), mercado de energia elétrica, transição para o ACL, instituições de ensino, regulação.
A reestruturação e constante evolução do mercado de energia elétrica vêm permitindo que cada vez mais consumidores façam a contratação diretamente com geradores e comercializadores de energia elétrica. Nesse contexto, observa-se uma tendência crescente de migração de instituições de ensino para esse modelo de contratação. Este artigo tem como objetivo discutir os principais desafios e oportunidades enfrentados por essas instituições ao realizarem a transição para o mercado livre de energia. A análise considera as características específicas das instituições públicas de ensino, como as questões administrativas e a missão de construção do conhecimento. A principal conclusão deste trabalho é que, apesar dos desafios significativos, as universidades têm diversas oportunidades para se tornarem referências em eficiência energética e sustentabilidade. A criação de um modelo de gestão energética bem estruturado pode não apenas otimizar os custos com energia, mas também gerar impactos positivos para a sociedade, ao promover a inovação, o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e a formação qualificada de recursos humanos.