ANÁLISE DE DETONAÇÃO EM UM MOTOR BASF
Motor, Combustão, BASF, Detonação, Experimentação, Nanopartículas, Vibrações.
Esta dissertação apresenta uma análise do índice de detonação em um motor de combustão interna BASF por meio do monitoramento de vibrações utilizando acelerômetros. A detonação, fenômeno que compromete a eficiência e a durabilidade do motor, acontece quando a combustão ocorre antes do ponto de ignição, enquanto o pistão ainda está comprimindo a mistura. Isso gera uma força contrária à subida do pistão, podendo causar danos nas partes internas da câmara de combustão, além de aumentar o consumo de combustível. Ela foi investigada através da aquisição e processamento de sinais vibratórios provenientes do bloco do motor, usando adição de etanol na gasolina, bem como adição de Nanopartículas na gasolina para verificar sua influência nesse fenômeno. Foram aplicadas técnicas de análise de sinais, incluindo Transformada de Fourier, Envelope e Filtro Passa-Faixa, para identificar padrões característicos da combustão anômala. Os resultados indicaram uma forte correlação entre os níveis de vibração e a ocorrência de detonação, evidenciando a eficácia do uso de acelerômetros na detecção precoce desse fenômeno. Esse estudo reforça a importância da análise de vibrações como uma ferramenta não intrusiva para o monitoramento e controle do desempenho de motores de combustão interna MCI. A experimentação feita no presente estudo determinou o ponto de detonação de 8,6:1 para o combustível base, gasolina comum brasileira que contêm 28% de etanol em sua composição padrão. A partir deste dado, testes com a adição de etanol em amostras de combustível base foram feitas e se provou a eficiência da adição do etanol como um antidetonante. Além disso, o estudo em questão fez testes no combustível base, gasolina comum brasileira com adição de Nanopartículas e os resultados indicaram que estas não são consideradas eficientes quanto ao seu poder antidetonante, visto que ocorreu a intensificação do efeito de detonação na taxa de compressão 8,6:1.