Banca de DEFESA: LUCAS SANTOS AZEVEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS SANTOS AZEVEDO
DATA : 31/10/2024
HORA: 13:30
LOCAL: CCO Dona Lindu
TÍTULO:

Estudo fitoquímico e avaliação das atividades antioxidante, alelopática e larvicida e dos efeitos citotóxico, genotóxico e antigenotóxico de folhas de Smilax fluminensis Steud. (Smilacaceae)

 



PALAVRAS-CHAVES:

 japicanga, atividade antioxidante, alelopatia, flavonoides, saponinas esteroidais.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Originária no Brasil, Smilax fluminensis Steud. pertence à família Smilacaceae e é popularmente conhecida como japicanga. As atividades biológicas dessa espécie são pouco conhecidas. Portanto, este estudo teve como objetivo a extração, caracterização e avaliação de atividades biológicas de folhas de S. fluminensis. Obteve-se o extrato etanólico (EE) por percolação com etanol e as frações hexânica (FHEX), diclorometânica (FDCM), acetoetílica (FACE) e hidroetanólica (FHID) por partição líquido-líquido a partir de EE. A caracterização fitoquímica foi feita por Cromatografia Gasosa - Espectrometria de Massas (CG-EM), Cromatografia Líquida de Alta Eficiência acoplada a Detector de Arranjo de Diodos e Espectrômetro de Massas (CLAE-DAD-EM), e Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de 1H. Quantificou-se os compostos fenólicos (CFT), flavonoides (FT), taninos totais (TT), e aferiu-se a atividade antioxidante pelos métodos 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH) e poder redutor de íons férricos (FRAP) do extrato e frações. Avaliou-se a toxicidade pelo teste de Artemia salina (TAS) e a atividade alelopática em sementes de Allium cepa (cebola) e Lactuca sativa (alface). Analisou-se os efeitos citotóxico, genotóxico e antigenotóxico em células meristemáticas de A. cepa, e a influência no desenvolvimento de plântulas de A. cepa e Nicotiana tabacum (tabaco) in vitro. Os compostos majoritários de FHEX foram linolenato de etila, palmitato de etila e linoleato de etila. Foram observados derivados de quercetina, luteolina, kaempferol e saponinas em todas as amostras polares. As análises por RMN 1H confirmaram a caracterização das substâncias presentes no extrato e frações realizadas por CG-EM e CLAE-DAD-EM. FACE apresentou maiores teores de CFT, FT e TT (CFT: 44,29 µg EAG/mg, FT: 87,54 µg EQ/mg e TT: 31,72 µg EAG/mg) e menores valores de CE50 (DPPH: 8,18 µg/mL e FRAP: 2,35 µg/mL). Nenhuma amostra foi tóxica no TAS. Todas as amostras diminuíram o vigor, a taxa de germinação e o índice de velocidade de germinação (IVG) das sementes de A. cepa. Diferentemente disso, não alteraram o vigor e a viabilidade das sementes de L. sativa, porém diminuíram o IVG, exceto FHID. Todas as amostras inibiram o crescimento de epicótilos e radículas de A. cepa e L. sativa, exceto FHEX, que estimulou o crescimento de epicótilo (750 µg/mL) e radícula (750 e 1000 µg/mL). Observou-se efeito citotóxico de todas as amostras (exceto FHID, 1000 µg/mL), porém sem causar genotoxicidade. As amostras apresentaram efeito antigenotóxico quando as sementes foram previamente tratadas com atrazina (ATZ), mas não demonstrando o mesmo efeito quando as sementes foram pré-tratadas com glifosato (GLI). De forma geral, o extrato e frações influenciaram na germinação das sementes e desenvolvimento de plântulas, observando-se efeito semelhante aos hormonais in vitro para as sementes de cebola (monocotiledônea) e semelhante aos herbicidas para as sementes de tabaco (eudicotiledônea).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1540495 - LUCIANA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS LIMA
Interna - 3228039 - FERNANDA MARIA POLICARPO TONELLI
Interna - 395916 - ANA HORTENCIA FONSECA CASTRO
Externa à Instituição - THAIZ RODRIGUES TEIXEIRA - UCSD
Externa à Instituição - SIMONY CARVALHO MENDONÇA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 21/10/2024 10:05
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa01.ufsj.edu.br.sigaa01