Banca de QUALIFICAÇÃO: LARA CARREGAL SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARA CARREGAL SILVA
DATA : 18/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/mfv-igdu-qpk
TÍTULO:
EMPODERAMENTO DE PAIS E CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES:
Transtorno do Espectro Autista. Empoderamento. Pais. Cuidadores.
Criança.
PÁGINAS: 34
RESUMO:
Introdução: O Transtorno do espectro autista (TEA) consiste em uma condição
relacionada ao neurodesenvolvimento, caracterizada por alterações e dificuldade na
capacidade de comunicação e interação social. Globalmente e também no Brasil, a
prevalência deste agravo está em elevação, especialmente no que tange ao
diagnóstico em crianças. O empoderamento de pais para o cuidado dos filhos com
TEA é relevante e a literatura aponta uma diversidade de abordagens assistenciais
com essa finalidade. São escassas as revisões sistemáticas que sintetizem as
evidências dessas intervenções e que analisem seu efeito sobre o empoderamento
dos pais e cuidadores. Objetivo: Analisar o efeito das intervenções junto a pais e
cuidadores de crianças com TEA sobre o empoderamento para o cuidado infantil.
Método: Foi realizada uma revisão sistemática segundo os critérios do PRISMA. O
protocolo dessa revisão foi registrado no International Prospective Register of
Systematic Reviews (PROSPERO) sob o número de registro CRD420251061313.
Resultados: Foram incluídos sete ensaios clínicos randomizados, publicados entre 2017
e 2023, realizados em diferentes países, com predominância dos Estados Unidos. As
intervenções envolveram 354 pais ou cuidadores de crianças com TEA. Diferentes
impactos foram verificados em relação ao empoderamento de pais e cuidadores, mas não
houve consenso destes efeitos entre as pesquisas. Benefícios adicionados foram
evidenciados, como redução do estresse, melhora na saúde mental, aumento do
conhecimento sobre o TEA, autoconfiança e estratégias de enfrentamento. Potencial do
estudo: O presente estudo poderá produzir evidências acerca das intervenções
capazes de promover o empoderamento dos pais e cuidadores de crianças com
TEA, favorecendo melhor qualidade de vida para a família.
MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1347706 - ALBA OTONI COLLARES
Externo à Instituição - CEZENARIO GONCALVES CAMPOS - UEMG
Externa à Instituição - ELAINE CRISTINA RODRIGUES GESTEIRA
Presidente - 1680498 - MARCIA CHRISTINA CAETANO ROMANO
Interna - 1475791 - PATRICIA PINTO BRAGA