Banca de QUALIFICAÇÃO: ELBERT EDDY COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELBERT EDDY COSTA
DATA : 26/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

A INFLUÊNCIA DO HORÁRIO ESTENDIDO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NOS ATRIBUTOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: MAIS TEMPO, MELHOR CUIDADO?


PALAVRAS-CHAVES:

Atenção Primária à Saúde; Avaliação em Saúde; Serviços de Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde; Acessibilidade aos Serviços de Saúde


PÁGINAS: null
RESUMO:

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da ampliação do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) na conformação dos atributos da Atenção Primária à Saúde (APS) a partir da perspectiva dos usuários em três municípios da Macrorregião Oeste de Minas Gerais. Trata-se de um estudo avaliativo com abordagem quantitativa e delineamento transversal onde, participaram 499 usuários adultos atendidos no horário estendido em UBS dos municípios estudados. A coleta de dados foi realizada mediante aplicação do Instrumento de Avaliação da Atenção Primária (PCATool- Primary Care Assessment Tool - Brasil), versão reduzida, que permite mensurar a presença e extensão dos atributos essenciais e derivados da APS, adicionalmente, aplicou-se um questionário estruturado elaborado pelos pesquisadores para caracterização do perfil sociodemográfico dos participantes. Os dados foram analisados com auxílio do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 20.0. O tratamento dos dados incluiu análise descritiva das variáveis sociodemográficas e cálculo dos escores de cada um dos atributos da APS além dos escores essencial e geral. Será realizada ainda regressão múltipla para identificar possíveis fatores associados a maiores escores de orientação para APS.Os resultados revelaram um perfil predominante de usuárias do sexo feminino (66,9%), com renda familiar entre um e dois salários mínimos (73,7%) e sem cobertura de plano de saúde privado (69,5%). Quanto à avaliação dos atributos da APS, apenas dois atingiram a média considerada satisfatória (6,6): o Acesso de Primeiro Contato (escore- 6,67) e o Grau de Afiliação (escore-7,16). Isso significa que 63,1% dos usuários alcançaram pontuação acima de 6,6 no primeiro atributo e 69,9% no segundo. Por outro lado, atributos fundamentais como Coordenação do Cuidado (escore-4,13 – 10,2% dos usuários), Integralidade (escore-4,33 – 25,6%) e Orientação Comunitária (escore-3,13 – 29,5%) ficaram abaixo da média esperada, revelando fragilidades na conformação do modelo de APS nos serviços avaliados. Estes achados sugerem que, embora a ampliação do horário de atendimento tenha contribuído para melhorar o acesso aos serviços, especialmente para trabalhadores e grupos com dificuldades de horário, sua implementação não foi acompanhada de mudanças estruturais capazes de fortalecer outros atributos essenciais da APS. Como perspectiva futura cada município será analisado individualmente e comparadas entre si, apontando semelhanças e diferenças que ajudem a interpretar os dados de forma mais crítica. Além disso será feito os testes estatísticos com variáveis sociodemográficas para explorar melhor as relações entre os fatores estudados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GEORGE SOBRINHO SILVA - UFVJM
Externa ao Programa - 1627034 - SELMA MARIA DA FONSECA VIEGAS
Presidente - 1716637 - TARCISIO LAERTE GONTIJO
Notícia cadastrada em: 01/08/2025 10:39
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